1 de agosto de 2019 por Leonardo Fernandes.

Desde que o gênero do K-Pop surgiu, centenas de grupos já lançaram músicas e discos diferentes. Contudo, algumas canções acabaram por ultrapassar seu tempo e se consagraram como clássicos da indústria. Nesse sentido, tais faixas permanecem na memória do público e dos fãs.

Dentre performances especiais, festivais de fim de ano e programas musicais, os hits do pop sul-coreano são homenageados pelas gerações de girlgroups e boygroups atualmente. A faixa “Into The New World” do Girls’ Generation, por exemplo, foi utilizada como prova no famoso realityProduce 101” em 2016:

E o smash hit “BANG BANG BANG”, do grupo BIGBANG, foi usada para uma performance impressionante do Dreamcatcher:

Clássicos do K-Pop ultrapassam as eras e gerações

De modo geral, o K-Pop também tem o seu próprio panteão de referências para as gerações de grupos mais novos. Além disso, tais covers também são feitos para mostrar respeito ao legado de k-idols mais antigos.

Portanto, confira a seguir uma lista de dez clássicos do gênero que já foram apresentados por grupos atuais, como Red Velvet, Twice, Monsta X e outros.

1. “Hush”, do Miss A

Lançada em 2013, a title track do girlgroup Miss A é uma das mais conhecidas dentro do chamado “conceito sexy“. A canção foi performada no fim de 2018 durante o KBS Song Festival, por um time de idols de diferentes grupos, com Joy (Red Velvet), Tzuyu (TWICE) e Sowon (GFriend), por exemplo.

2. “So Hot”, do Wonder Girls

Essa talvez seja uma das músicas mais recriadas em covers. “So Hot”, sucesso do grupo Wonder Girls, foi performada por cantoras da mesma empresa que o girlgroup. Nesse caso, o TWICE já apresentou a música algumas vezes, sendo esta abaixo um stage especial durante as promoções de “TT”.

3. “Into The New World”, do Girls’ Generation

Como já mostrado anteriormente, “Into The New World” é uma música usada como referência para muitos grupos femininos. Aqui, quatro grupos diferentes dançaram e cantaram os versos do single do SNSD (sigla para “Girls’ Generation” em coreano). A apresentação aconteceu durante o KBS Song Festival de 2016.

4. “Sorry Sorry”, do Super Junior

Introduzindo os boygroups à lista, a música do grupo Super Junior é até hoje usada em shows pelos próprios artistas. Portanto, os cantores masculinos que também são da SM Entertainment aprenderam os passos da canção, como o EXO e o NCT.

5. “Mirotic”, do TVXQ

“Mirotic”, faixa do TVXQ lançada em 2008, tornou-se a música mais famosa de toda a discografia do lendário grupo. Para homenagear o hit, os grupos B.A.P e Monsta X fizeram performances excelentes nos palcos em 2016.

Além disso, algumas integrantes do girlgroup IZ*ONE também performaram um cover do single durante o Golden Disc Awards desse ano.

6. “Replay”, do SHINee

A música de estreia do SHINee é uma “fan favorite” de quase todo mundo. Lançada em 2008, o hit estreou no top 10 das paradas musicais e é cantada pelo grupo até hoje; e o boygroup Astro fez sua devida homenagem à canção nos palcos do programa M Countdown.

7. “Be Mine”, do INFINITE

A canção é a title do primeiro álbum do INFINITE, e a mesma foi usada para uma apresentação especial na mesma linha de “Hush”. No KBS Song Festival, cinco idols de grupos femininos participaram da performance, como a solista Chungha.

8. “Gee”, do Girls’ Generation:

Anteriormente citadas, o Girls’ Generation claramente apresenta muitos clássicos em sua discografia. Dessa vez, a faixa “Gee” foi brevemente cantada pelo Red Velvet num stage conjunto ao TWICE mais uma vez. Os dois grupos com certeza dominam muitas coreografias.

9. “Rainism”, de Rain

Representando os solistas do K-Pop, a música “Rainism” foi performada pelo BTS em 2016. O hit do cantor Rain teve o integrante Jungkook como destaque e center. Além disso, a faixa foi o primeiro lançamento do antigo artista após sua saída da empresa JYP Entertainment.

10. “Growl”, do EXO

Mesmo após anos depois de seu release, “Growl” continua memorável para o público coreano, além de ter sido apresentada durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018. O smash hit foi usado no reality “Produce 101” em uma das provas, e o boygroup Stray Kids fez um mash-up da faixa junto com a música “Overdose”.

Comentários

Mais lidas
Alguns direitos reservados / 2013 - 2017.
Desenvolvido por Lucas Mantoani.