in

The Weeknd: como House of Balloons foi o estopim do sucesso do músico?

House of Balloons é a mixtape de estreia de The Weeknd que teve seu lançamento realizado no ano de 2011. Para aqueles que não sabem, uma mixtape é uma coletânea de canções, normalmente com copyright e adquiridas de fontes alternativas, gravadas tradicionalmente em cassete. Assim, House of Balloons original chegou finalmente as plataformas de streaming, em comemoração aos 10 anos do primeiro trabalho de sucesso do cantor canadense.

Afinal, o projeto carrega grandes samples como da artista de R&B, Aaliyah, na faixa “What You Need”, um sample de Cocteau Twins em “The Knowing”, em “House of Balloons / Glass Table Girls” o sample de “Happy House” de Siouxsie e os Banshees, e duas samples diferentes de Beach House. A voz de “Blinding Lights” também anunciou um vinil de edição limitada com capa reinventada pelo artista nova-iorquino Daniel Arsham.

House of Balloons original fora lançado gratuitamente online e possuía tais samples originais. Além dessa composição, o som do artista integrou a lista dos 200 Melhores Álbuns de 2010 listado pela renomada revista de música, Pitchfork, conquistando a 75ª posição e alcançando positivas críticas que definem seu trabalho com apresentação “ao mundo seu universo hedonístico”.

The Weeknd e a obra criada em House of Balloons

Em decorrência de um início de carreira movimentado que traçou desde a saída da casa de seus pais, após o divórcio dos mesmos, percorrendo pelas ruas do Canadá em um momento conturbado que envolvia drogas, ausência de recursos e o mais importante, a construção de mixtapes que lhe dariam no futuro tal reconhecimento obtido atualmente.

Dessa forma, Abel Tesfaye marcava seu nome e criava sua jornada rumo à fama e ao sucesso, já que House of Balloons aterrissava no mundo como um material sem fins comerciais, disponibilizado de forma gratuita na internet. Logo, junto a isso, unia-se aos ousados últimos trabalhos uma figura musical que não dava entrevistas e as únicas fotos que se tinham dele eram propositadamente obscuras. 

The Weeknd em um corredor vestindo um moletom preto e encostando a cabeça na parede e
Foto: Hyghly Alleyne

Assim, suas três mixtapesHouse of BalloonsThursday e Echoes of Silence ascendiam no mundo fonográfico, sendo o primeiro o ponta pé inicial na carreira do cantor ao culminar em um contrato com a gravadora Republic Records em conjunto com o empreendimento de sua própria gravadora, a XO. Afinal, foi com ela que The Weeknd começou a ganhar realmente uma dimensão internacional.

Após um árduo trabalho para construir seu império musical, Abel decidia vender o seu primeiro trabalho: Trilogy, um disco que compilava os temas que tinham sido lançados anteriormente, nas referidas mixtapes. Então, iniciava o êxito em sua caminhada, pois, o álbum se tornaria disco de platina nos Estados Unidos e dupla platina no Canadá. Como resultado, era dado a largada de ascendência ao estrelato!

Trilogy alcançou a quarta posição na Billboard 200 e atingiu o número 1 na Billboard “Melhores álbuns de R&B / Hip-Hop” em 2012. Na sua passagem pela 55º edição do Super Bowl como atração musical do Halftime, o cantor performou a faixa “House of Balloons”.

Leia também: Como The Weeknd trilhou a era disco até o SuperBowl

As obscuras faixas do projeto

Narrando possivelmente sua trajetória, as faixas presentes no trabalho de Abel são uma espécie de R&B que relata uma massiva história problemática. Talvez essa dose mais pesada tenha feito da mixtape uma essência, o que levou essa particularidade a circular e repercutir rapidamente pela internet uma obra não comercial.

uma mulher deitada no chão com vários balões da cor branca e petra ao seu redor e em cima da sua cabeça. Na foto também está escrito como estética de jornal, "The Weeknd House of Balloons". Nome do cantor e mixtape
Foto: divulgação

House of Balloons teve produção de Doc McKinney e Illangelo, além do uso de muitas samples que compuseram a maioria das músicas, exceto por “High For This”, “Wicked Games” e “The Morning”, que por sinal, foi a primeira canção do material a fazer sucesso.

Sendo assim, na abertura da compilação, “High For This” é um ato de convite que The Weeknd decide fazer ao público para que possa entender a vida que experimentava naquela época. Enquanto em “What You Need”, o sample de “Rock The Boat”, da Aaliyah, revela uma leveza e simplicidade em sua melodia. Após essas, “House of Balloons/Glass Table Girls” chegam para contar um estilo de vida baseado em drogas, festas e sexo que levam a desilusões.

Já em “The Morning” surge para narrar o encantamento do protagonista. Logo depois dessa, “Wicked Games” é explorado um lado do negativo do prazer. Tendo em vista esse prazer, o universo de drogas e festas retorna novamente com “The Party & The After Party”. Essa traz o ouvinte a conhecer a tão reprimida “Coming Down” que retrata o “depois” da sensação de uso de narcóticos, que flui de deliciosa para um sentimento de ansiedade e solidão.

Com isso, Tesfaye retoma sua experiência ao tópico que encarna em muitas das faixas, a perdição das drogas e festas em “Loft Music”. No entanto, a última faixa, “The Knowing”, é a que mais se diferencia em sua sinopse ao enquadrar a traição da mulher que ele ama.

Ouça aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *