in ,

12 vezes que Taylor Swift usou cores como simbolismo na carreira

Conhecida por adicionar camadas às suas músicas, cantora usa as cores para aprofundar as mensagens em suas letras

Foto: Reprodução/YouTube

Por Rafaela Lopes (@doremifah) – Taylor Swift é conhecida por adicionar muitos simbolismos às suas músicas desde o começo da carreira – desde e se prender em uma gaiola de vidro até trazer uma serpente gigante ao seu palco todas as noites, após ser chamada de “cobra” no famoso tweet de cancelamento de Kim Kardashian. Independente da circunstância, Taylor nunca deixa a desejar quando o quesito é adicionar camadas para tornar suas músicas ainda mais interessantes.

Às vezes esses simbolismos são complexos e utilizam história e filosofia como base, mas em outros momentos a cantora usa o elemento mais básico da arte para adicionar significado às suas melodias: as cores. 

Na última sexta (27), a artista lançou o clipe de “Lavender Haze” recheado de símbolos e easter eggs. Pensando nisso, confira 12 momentos nos quais as cores foram a ferramenta escolhida por Taylor Swift para compor sua discografia!

12 vezes que Taylor Swift usou cores como simbolismo na carreira

1) Névoa lilás

Taylor explicou que a tal “Lavender Haze” é uma expressão dos anos 50, utilizada para falar que você está em um estado entorpecido de paixão, em que o amor ainda não virou rotineiro e entediante e ainda não encara as dificuldades do mundo real. Ainda hoje, a expressão “névoa roxa” pode ser utilizada também para a sensação após o uso de algumas substâncias.

Essa não é a primeira vez que Taylor compara seu namoro com Joe Alwyn com o vício no uso de substâncias: em 2017, na música “Don’t Blame Me”, a cantora diz: “meu amor é a minha droga e vou usá-la pelo resto da minha vida”. Intenso.

2) O Cavalo Branco

Em seu segundo álbum de estúdio, Fearless (2008) , Taylor compôs “White Horse” (“cavalo branco”), que remete ao romantismo dos contos de fadas. Na faixa, Taylor fala sobre ser tarde demais para o boy chegar em seu cavalo branco – como um príncipe que chega para o resgate de sua princesa.

Anos depois, no clipe de “…Ready For it?” , de 2017, Taylor apareceu em um cavalo branco, mostrando que, já que o cara não chegava nunca, ela mesma poderia se salvar.

Foto: Reprodução/YouTube

3) Pintou um céu azul

Em “Dear John”, balada que compôs sobre o término do relacionamento com o cantor John Mayer, Taylor menciona que ele pintou um céu azul e depois o transformou em cinza. Aqui, a cantora fala sobre duas coisas: que os bons momentos do namoro, vistos como dias bonitos, eram falsos e que dependia do temperamento de John para que tudo ficasse nublado.

4) O álbum “Blue“, de Joni Mitchell

Quando deixou de ser uma adolescente e passou por uma imensa decepção amorosa, Taylor se apaixonou completamente pela cantora Joni Mitchell, se inspirando em suas composições e até em seu estilo, para o que viria a ser a próxima era.

O disco mais famoso de Mitchell se chama “Blue”. Nessa época, Taylor falava sobre como visualizava as emoções como pertencentes a um espectro de cores, onde azul (blue) era triste e o vermelho (red) representava todas as emoções mais fortes, como a paixão e a raiva. Inspirada nesses conceitos, Swift lança um trabalho inspirado em “Blue”: o álbum “Red” (2012).

Foto: Reprodução

5) O batom vermelho

Todo mundo sabe que Taylor usa lábios vermelhos como ninguém, e a boquinha de batom chamativo virou um dos maiores símbolos da sua carreira. O que pouca gente comenta é que Taylor carregou os lábios vermelhos como um símbolo da marca do namoro e término com o ator Jake Gyllenhaal.

Taylor deixa claro, ao longo de “Red” (2012), que Jake a pintou de vermelho e ela carregava isso nos lábios. Em 2014, na composição “Style”, Swift fala que “possui os lábios vermelhos” que o cara gosta, o que pode ser lido sobre a cor, mas também sobre ser uma pessoa marcada pela vida.

Em 2017, na música “End Game”, Taylor fala: “aqui vai uma verdade dos meus lábios vermelhos”, enquanto usa um batom nude no videoclipe. Seria um símbolo de que estava finalmente curada desse término doloroso?

6) Eu costumava acreditar que o amor era vermelho ardente

Se as grandes paixões movidas por sentimentos intensos eram tudo que conhecia, e em seu espectro Taylor definia esses sentimentos como vermelho, ela acreditava que amor só poderia ser assim: vermelho.

No entanto, em 2016, Swift conhece seu atual namorado, Joe Alwyn, com quem constrói um relacionamento com muito amor, mas de uma maneira calma. É nessa hora que a cantora descobre que amor de verdade não era vermelho, e sim dourado, como a luz do sol da manhã, como dito na música “Daylight” (2019). Chorou? 

7) A corrida do ouro

A corrida do ouro foi um evento de 1848 em que mais de 300 pessoas migraram para a Califórnia para a mineração de ouro recém descoberto e ali nasceu uma grande disputa. Na música “gold rush”, de 2020, Taylor mostra saber que encontrou ouro, mas para manter a calma e a plenitude nesse relacionamento, ela afirma não estar ali para disputar lugar com ninguém. Ela sabe como o cara trouxe o amor dourado para a sua vida, mas nem por isso ela está disposta a entrar na corrida do ouro por ele. 

8) As cores das eras

Não apenas as músicas de Taylor Swift citam cores, como cada álbum tem seu tom definitivo. Ao longo dos anos, os fãs foram percebendo que Taylor usava cores e emojis de cores específicas para falar sobre cada era ou álbum. Por alguns anos, isso pareceu apenas teoria, mas em 2022 com o lançamento do álbum “Midnights”, Swift lançou em sua loja oficial uma pulseira que representa a cor de cada álbum.

Confirmado por Taylor, essas são as cores dos álbuns em ordem de lançamento: verde (“Taylor Swift”), amarelo (“Fearless”), roxo (“Speak Now”), vermelho (“Red”), azul claro (“1989”), preto (“reputation”), rosa (“Lover”), cinza (“folklore”), laranja (“evermore”) e azul escuro (“midnights”).

9) Pintaria a cozinha de neon

A mãe de Taylor Swift, Andrea Swift, luta contra o câncer faz anos. Para o álbum “Lover”, de 2019, Taylor compôs a música “Soon You’ll Get Better” , sobre seus esforços e esperanças de melhora de Andrea. Mesmo com todo o dinheiro que possui, Taylor não consegue reverter a situação, mas fala de todas as coisas absurdas que faria se fossem resolver o problema, como pintar a cozinha de neon, mas também sabe que não importa o que faça, a situação sai de seu controle. 

10) Nunca vi esse tom de azul

Já entendeu, né? Taylor relaciona os caras de sua vida com cores constantemente, e mesmo que o amor de Joe Alwyn seja dourado, o cara é representado pela cor azul em diversas músicas. Pode ser porque seus olhos são dessa cor, por ser sua cor favorita, ou por azul também poder se traduzir como “tristeza” em inglês.

Taylor menciona a cor ao falar de Joe inúmeras vezes, inclusive no clipe de “Delicate”, seu vestido tem um tom muito específico: o azul “meia-noite”. Pegou a referência?

Foto: Reprodução/YouTube

11) Nós éramos de cores gritantes

Se as cores são tão simbólicas para Taylor, e representam todo o espectro de emoções, podemos concluir que a ausência delas seria algo extremamente neutro, sem sentimentos e até bem entediante. Em “Out Of The Woods” (2014), era assim que Taylor via o mundo quando comparado à montanha russa de emoções que era o relacionamento com Harry Styles. Os apaixonados possuíam cores gritantes, passeando por emoções boas e ruins.

Foto: Divulgação

12) Você me mostrou cores que eu não consigo ver com mais ninguém

Essa é fácil se você leu até aqui. Antes, Taylor acreditava que o espectro das emoções parava no vermelho, mas com Joe ela entendeu que vai além disso e que existem cores/emoções que os outros relacionamentos dela não a permitiam ver. Encontramos essa referência na música “illicit affairs”, de 2020 e também em “Question…?”, de 2022.

E aí? Conhecia todas essas referências? Já tinha passeado pelo espectro de cores de Taylor Swift? Ah! O clipe de “Lavender Haze”, mais novo single do álbum “Midnights”, já está disponível.


Rafaela Lopes, conhecida nas redes sociais como @doremifah, é especialista em Taylor Swift e comanda um podcast inteiramente sobre a cantora, o “Rumores da Ines” .

Entre janeiro e fevereiro, o Tracklist homenageia Taylor Swift em parceria com @doremifah e Universal Music Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *