O Presença Festival, que objetiva celebrar a diversidade, equidade e inclusão cultural, terá início na próxima semana: o evento ocorre nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio. As celebrações acontecerão em três locais diferentes do Rio de Janeiro: Circo Voador, na Lapa; Teatro Rival Refit, na Cinelândia; e no Centro de Movimento Deborah Colker, na Gávea.
Leia mais: Coachella 2022: assista aos destaques e vote no melhor show
A celebração conta com a presença de artistas de grupos minorizados na cultura e na arte. O festival é idealizado pelo publicitário e produtor cultural José Menna Barreto e pela Araucária Agência Cultural; e apresenta curadoria dos artistas Dandara Mariana e Caio Braz.
José Menna Barreto compartilhou, em nota para a imprensa, seus pensamentos acerca do projeto: “Desde os shows musicais, até às oficinas e bate-papos, o tema da diversidade permeia todo o festival, que surgiu de uma inquietação pessoal em sentir que precisava contribuir de alguma forma para o fim do preconceito contra quem é LGBTQIA+. Percebi que precisava fazer a minha parte por uma sociedade menos preconceituosa e mais respeitosa. Não só com a comunidade LGBTQIA+, mas com pessoas pretas, com mulheres em geral, com pessoas com deficiências e outros grupos e pessoas minorizadas socialmente. Eu encontrei na arte e na cultura o meu lugar de contribuição”.
Informações como preços e venda de ingressos podem ser encontrados no site oficial do evento.
Confira a programação completa do Presença Festival
1º dia (29 de abril)
O primeiro dia de evento acontece no Circo Voador, a partir das 21h. O line-up traz DJ Tamy Reis, expoente da cultura black music carioca. Terão, ainda, shows da cantora baiana Larissa Luz e do cantor Rincon Sapiência (com participação especial da rapper Tássia Reis).
Encerra a noite o grupo Samba Que Elas Querem, roda organizada por mulheres musicistas e com participação especial de Dandara Mariana e Jéssica Ellen. Além disso, o coletivo artístico-literário Slam das Minas fará apresentações de batalha de poesia autoral durante os intervalos. Os presentes também poderão conferir a exposição de fotografias do “Projeto Identidade”, idealizada pelos atores Noemia Oliveira e Orlando Caldeira.
2º dia (30 de abril)
O segundo dia ocorre no Teatro Rival Refit. Nesta data, busca-se celebrar a cultura Ballroom carioca. Com apoio da HellBall e da House of Cazul, o Presença Ferve Ballroom terá o tema Disco Elegance Mainstream Ball.
Os performers da Ball competirão entre si em diversas categorias, como Vogue, Runway, Body, entre outras, em busca de premiações e títulos. Também haverá também apresentações dos DJs Gui Serrano, Fernanda Fox e Pambelli. A atração principal, Urias, fecha a noite com um show repleto de irreverência e sonoridades únicas.
3º dia (1º de maio)
O encerramento do Presença Festival terá entrada gratuita e será sediado no Centro de Movimento Deborah Colker. Neste dia, ocorrerão oficinas de dança, música, literatura e mais, além de uma feira de gastronomia e arte, assinada pelo Mercado Livre.
Os visitantes poderão acompanhar uma exposição com trabalhos de artes visuais de artistas da vanguarda carioca, como Edu Ribeiro, Rafa Moreira e Clara Rio Branco. O dia também terá a exibição dos curtas-metragens “Simples Assim”, de Felipe Cabral, diretor e idealizador do FESTU (Festival de Teatro Universitário); “Sem Asas”, com direção de Renata Martins; e “Tea for two”, de Julia Katharine. Eles irão se reunir para um bate-papo com o tema “Cinema e Representatividade”, onde falarão sobre a importância da representatividade no mercado audiovisual.