in

ACM Awards na Amazon: futuro das premiações é no streaming?

O Amazon Prime Video continua expandindo seu acervo de séries, filmes e… transmissões ao vivo? É isso mesmo! A empresa fechou negócio e exibirá a 57ª edição do Academy of Country Music Awards (ACM Awards), prevista para abril de 2022. Seria esse o início das premiações nos serviços de streaming? Vem ver o que a gente acha!

ACM Awards na Amazon: futuro das premiações é no streaming?

Lançado em 1966, o ACM Awards só começou a ser transmitido na TV no ano de 1972 pela emissora americana ABC. Em 1979, a premiação mudou de casa e foi para a NBC e, desde 1998, era exibida pela CBS.

Embora tenha sido assistida por mais de 6,1 milhões de pessoas e liderado os índices de audiência, a transmissão desse ano foi a menos vista na história — para se ter uma ideia, a edição mais assistida (de 2013) contou com 15,38 milhões de espectadores.

Em comunicado, Damon Whiteside (diretor-executivo da Academy of Country Music), afirmou: “Estamos entusiasmados que os Academy of Country Music Awards serão os primeiros a dar este passo gigante em direção ao futuro das premiações com o Amazon Prime Video”.

Esta parceria, que reforça nossa posição como um show de premiação progressivo e inovador, irá entregar o ao vivo ao maior público possível e, simultaneamente, agregar valor aos nossos artistas cuja música vive dentro deste ecossistema […].

Contudo, segundo algumas fontes, a decisão de não renovar o contrato partiu da própria CBS. Eles alegam que a emissora estaria se concentrando no crescimento e desenvolvimento do CMT Music Awards, premiação que passou a ser dona, após a fusão da ViacomCBS.

Curiosamente (ou não), no mês passado, a emissora anunciou que a edição de sua premiação irá ao ar em abril, o mesmo mês que o ACM Awards tradicionalmente ocorre — mas a data e o local ainda serão revelados.

Afinal, o futuro das premiações é no streaming?

Como mencionamos, a próxima cerimônia do ACM Awards será a primeira na história das premiações a ser transmitida ao vivo exclusivamente em uma plataforma de streaming.

Pensar nisso há alguns anos era praticamente impossível, mas o mercado mudou, a comunicação mudou, a forma como consumimos conteúdos mudou e essa mudança nunca vai parar — prova disso é a notícia que acabamos de cobrir.

Se a moda pegar, contudo, é preciso colocar algumas coisas na balança. A primeira delas é a vasta lista de serviços de streaming, que aumenta constantemente.

Hoje, os conteúdos exclusivos são a mais nova tendência dessas plataformas. Consequentemente, para ter acesso ao que se deseja, é preciso pagar mais do que se espera.

Dada essa nova direção, todas as empresas atualmente buscam um pedaço do mercado para si, resultando em uma maior fragmentação do acervo de filmes, séries e shows.

Tentando prever esse panorama a longo prazo, é de se esperar que cada um dos serviços queira ter sua própria premiação — afinal, caso esse formato se mostre lucrativo, por que não investir?

Ainda que essa variedade de streamings estimule a competição, pagar por vários deles sai muito caro para o usuário. Fato é: a guerra dos serviços está apenas começando. Da mesma forma que há alguns anos não imaginávamos o cenário atual, é impossível cravar como esse mercado estará no futuro.

Mesmo assim, a tendência é que, nos próximos anos, mais streamings “nichados” surjam e que todos eles se voltem cada vez mais para a produção de conteúdos exclusivos, tornando seu acesso mais difícil.

Se a empreitada das premiações nos serviços será bem sucedida ou não, teremos que esperar alguns anos para saber. A única coisa da qual temos certeza é que se isso surtir o efeito esperado, o consumo do entretenimento mudará para sempre.

E se estas premiações fossem para estes serviços de streaming?

American Music Awards na Netflix?

Lá nos EUA, o American Music Awards é exibido com exclusividade na emissora ABC e geralmente acontece no fim do ano, entre novembro e dezembro.

A premiação conta com mais de 30 categorias e os vencedores são definidos por uma votação popular que ocorre pelo site e nas redes sociais.

Em 2019, por ser a última cerimônia dos anos 2010, o AMAs deu seu tradicional prêmio de “Artista da Década“ para Taylor Swift — essa categoria, contudo, não foi posta à votação.

Na ocasião, a artista cantou um medley de seus maiores hits, como “Love Story”, “I Knew You Were Trouble”, “Blank Space”, “Shake It Off”, “Lover”, e teve participação de Camila CabelloHalsey. Já pensou se essa premiação migrasse para a Netflix?

Brit Awards no HBO Max?

A cerimônia da premiação britânica é exibida anualmente pela ITV, geralmente no mês de maio. Este ano, por exemplo, o evento foi realizado diretamente da O2 Arena, em Londres, com uma plateia de mais de 4 mil pessoas.

Como todos previamente testados, não houve distanciamento social, nem o uso obrigatório de máscaras, pois o evento foi utilizado como teste para o retorno do entretenimento presencial no país.

Todos os olhos da edição de 2021 se voltaram para Dua Lipa, que entregou uma performance icônica e bastante elogiada. Dentre as músicas cantadas, estão: “Pretty Please”“Hallucinate” e o hit “Don’t Start Now”. Você assistiria ao BRITs se o HBO Max o exibisse?

Tony Awards no Disney+?

Após serem adiados no ano passado, devido à pandemia de coronavírus, os Tony Awards (premiação que reconhece as melhores produções da Broadway) finalmente acontecerão no próximo dia 26 de setembro.

A 74ª edição ocorrerá durante um especial de quatro horas e será exibida pela CBS e em plataformas de streaming, marcando a volta dos espetáculos ao vivo à cidade de Nova York, parados desde março de 2020.

As indicações haviam sido anunciadas ainda no ano passado, mas, como mencionamos, a cerimônia foi cancelada por conta da pandemia. E se, de repente, o Disney+ transmitisse a premiação? Será que deslancharia?

Grammy Awards no Globoplay?

A mais importante premiação da música, claro, não poderia deixar de aparecer nessa lista!

Os Grammy’s geralmente acontecem no início do ano, entre janeiro e fevereiro, e quem se encarrega pela exibição também é a CBS.

Na cerimônia de 2017, apesar de ter seus favoritos, a protagonista da noite foi Adele, ganhadora de cinco troféus.

Como esquecer o momento em que a cantora, após receber a estatueta de “Álbum do Ano”, disse estar honrada, mas que Beyoncé deveria ter recebido o troféu?

Eu não posso aceitar esse prêmio. Eu me sinto honrada e agradecida, mas a artista da minha vida é Beyoncé. E o álbum pra mim, o “Lemonade”, foi tão monumental, tão bem pensado, lindo e revelador.

O que você acharia se o Globoplay comprasse os direitos dos Grammy’s no mundo inteiro?

Billboard Music Awards no Apple TV+?

A premiação americana, considerada uma das mais importantes da música, é exibida pela NBC. Diferente do AMA’s, o BBMAs leva em consideração os dados das paradas em um determinado período de tempo.

A maioria das categorias tem como parâmetro a quantidade de reproduções e vendas, mas há duas escolhidas por meio de voto popular: “Melhor Colaboração” e “Melhor Artista Social”.

Em 2011, no auge da Era “4”, Beyoncé deixou todos de queixo caído e performou algumas de suas músicas — dentre elas, o sucesso “Run The World (Girls)”. Será que o Apple TV+ teria interesse em exibir a premiação?


O que você acha? Acredita que, de fato, o futuro das premiações é no streaming? Acompanhe e comente essa e outras notícias pelas nossas redes sociais!

Leia também: MTV Miaw 2021: confira a lista completa de categorias e indicados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *