in , , ,

Pontapé inicial para artRave: The ARTPOP Ball

Lady-GaGa

Aconteceu no último dia 15 de março a primeira noite da “artRave: The ARTPOP Ball Tour”, turnê de divulgação do álbum de Lady Gaga. O show aconteceu no Festival SXSW, mais precisamente no Doritos #BoldStage.

Não é novidade para ninguém que Gaga é uma cantora performática de peso. Suas apresentações são sempre impecáveis e muitas vezes dão no que falar. Se tratando de um projeto como “ARTPOP”, que trata muito mais do que de música, mas de uma valorização da cultura, não podíamos esperar desse show menos do que ele foi.

O setlist começa com o último single divulgado de gaga, “Venus”, e passa por boa parte dos grandes sucessos da Mother Monster. Em uma grande produção cada uma das músicas trazia uma surpresa.

Se podemos dizer que as performances foram emblemáticas não podemos de forma alguma desmerecer os vocais de Gaga. Mesmo com todas as danças e coreografias, teatros ou rodando em um espeto (como ela apareceu para performance de “Aura”) Mother Monster mostrou estar afinada  com relação as suas músicas. Desde o piano à bateria também era possível vê-la tocando os mais diversos instrumentos.

A polêmica da vez ficou por conta de uma apresentação um tanto singular da cantora. Durante todo o show Gaga se mostrou exaltada, mas foi em “Swine” que ela atingiu o ápice. A apresentação começa com Gaga tocando bateria e ao desenrolar da música percebe-se a presença da atriz performática Millie Brow bebendo um líquido verde. Quando chega ao refrão da música Millie auto-estimula um vômito sobre Gaga.

Tudo fica ainda mais forte quando as duas sobem em cima de um porco gigante e a ação se repete enquanto o porco vai para frente e para traz rodando como um touro-mecânico. Para completar a cantora grita palavras de ordem:

“F***-se música pop, isso é ArtPop”

Link permanente da imagem incorporada

Acontece que Millie trabalha fazendo quadros com vômitos coloridos, técnica é chamada de puke-raibow. Segundo a mesma seu objetivo é confrontar o conceito de beleza. Demi Lovato se sentiu um pouco incomodada com a atuação. A cantora, que há alguns anos passou por uma clínica de reabilitação por conta de sua bulimia e alguns problemas com bebidas e drogas, twittou comentando a performance.

” Triste… Como se não existissem pessoas suficiente glamurizando distúrbios alimentares. Resumindo, não é legal você “artizar” tudo […] Você deixaria alguém trazer uma agulha e atirar-se sobre você? Vício é vício.”

E a discussão continuou com enquanto alguns fãs de Gaga à defendiam e Lovato rebatia. Recentemente, ainda no twitter, Millie comentou:

“Há uma clara diferença entre usar o meu corpo para criar algo bonito, me expressar e me sentir poderosa, em vez de usar para me punir e me adequar a padrões da sociedade.”

E deu um retweet em uma antigo post onde Demi afirmava “Acho que as pessoas são muito julgadoras dos artistas hoje em dia. Artistas têm e sempre terão o direito de se expressarem da forma que quiserem”.

Mais uma vez a Mother Monster cria um espetáculo cheio de significados que dialoga com uma realidade que ela critica e alfineta vários padrões criados pela mídia. ArtRave promete ser uma turnê enorme, em todos os sentidos.

Confira o vídeo da performance polêmica e para não perder nenhuma novidade sobre mundo da musica fique ligado no Tracklist.

Um comentário

Leave a Reply

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *