in , ,

Opinião: Silva se joga no Pop e MPB em novo álbum “Brasileiro”

Silva é um cantor que vem ganhando maior destaque no cenário da música popular brasileira. Em seus trabalhos anteriores como “Claridão”, “Vista Pro Mar” e “Júpiter”, o cantor já apresentava certas influências do MPB em suas composições e estilo, mas com predominância do Pop Alternativo. Porém, em 2016, quando foi lançado o seu novo projeto ‘’Silva Canta Marisa’’, um álbum em homenagem a musa da música nacional Marisa Monte, tornou-se mais evidente a presença do MPB em seu repertório. Nesse álbum, Silva homenageou a cantora com releituras de suas melhores músicas, incluindo uma parceria inédita com a cantora, chamada ‘’Noturna (Nade De Novo Na Noite) ’’.

Agora em 2018, com suas melodias e voz deliciosa, o cantor voltou com suas músicas autorais, com o lançamento de seu quinto álbum de estúdio Brasileiro no último dia 25 de maio, contendo a esperada parceria ‘’Fica Tudo Bem’’ com a cantora de hits, Anitta.

Destaques do álbum

O álbum contém 13 faixas, sendo 2 delas interludes, e nele podemos ver como grande tema a sua brasilidade, com descrições poéticas da natureza brasileira, do cotidiano nacional, e claro, temas mais universais como amor, términos de relacionamento e a conquista de conhecer novas pessoas. Tudo isso englobado com sonoridades como o MPB, Bossa nova, Samba, e é claro, o Pop. No álbum podemos destacar as seguintes músicas:

– “A Cor É Rosa”: Sem dúvida um dos maiores destaques do disco. Esse foi o primeiro single lançado desse novo projeto. A música é a mais Pop, com refrões fáceis de aprender e com a presença de várias batidas de palmas no refrão, que deixa tudo mais dançante. A letra é bem romântica, onde ele metaforiza o quanto ver seu amor deixa tudo mais vivo, tudo mais rosa. O tom de voz de Silva é tão suave e doce, que é quase como se estivéssemos vendo seu sorriso tímido em nossa imaginação. Então, é uma música contagiante e com muita alegria, que nos faz sentir como se estivéssemos em uma roda de dança!

– “Fica Tudo Bem”: Desde o anúncio do álbum e as prévias no Instagram, essa provavelmente foi a música mais aguardada pelo público. A parceria entre Silva e Anitta aqui funciona muito bem. A música é composta basicamente pelo violão e violinos ao fundo. É uma letra bem simples, mas o violão ao longo da música deixa tudo muito suave e evidencia as vozes de ambos os cantores. A voz de Anitta casa muito bem com o clima de leveza e de carinho que a música quer transmitir. Já tivemos uma pequena prévia desse estilo de música influenciada pela Bossa Nova, na música que a cantora lançou no ano passado ‘‘Will I See You’’. Nesse dueto, eles tratam basicamente sobre ter o carinho por quem nos dar valor e principalmente muito amor a nós mesmos. O estalar de dedos no refrão deixa a faixa bem sutil e fácil de acompanhar, e por isso deve ser o próximo single do projeto. Recentemente a música entrou nas 50 virais do mundo, no Spotify:

– “Ela Voa”: Aqui nota-se grande ressonância de seu estilo musical de trabalhos antecedentes, com seu Pop Alternativo, em que temos uma sonoridade que facilmente se encaixaria no álbum de 2015, “Júpiter“. Com a presença de elementos eletrônicos e sintetizadores, algo recorrente em seus trabalhos anteriores, Silva fala sobre entrar em um novo amor e toda a empolgação de cair de cabeça nessa nova fase, o deixando com muita empolgação de viver.

– “Prova Dos Nove”: Com o violão de base, trazendo mais uma vez um clima de Bossa Nova, aqui o cantor nos entregar a música mais melancólica do álbum. Nela, ele descreve sua tristeza e reflexão de todos os momentos que ele imaginou com a pessoa amada, os quais não irão mais se concretizar por terem se separado.

– “Duas da Tarde”: Nessa faixa temos mais uma letra bem romântica e com muita gratidão, ao exaltar Deus e a natureza. Ao fundo, o violão que acompanha a música deixa o clima MPB ainda mais evidente. Essa música consegue transmitir um sentimento de relaxamento e que combinaria perfeitamente com um cafezinho da tarde ao pôr do sol.

Silva nos entrega seu projeto mais maduro e consistente até agora. Se antes apresentou seu Pop Alternativo, agora em ‘’Brasileiro’’, nos presenteia com sua sonoridade mais Pop e MPB. Todas essas misturas querem nos mostrar sua nacionalidade e sua real personalidade. Nesse projeto temos uma grande homenagem ao Brasil, que passa por momentos difíceis, mas que o cantor vem a exaltar suas mais belas paisagens e momentos únicos do cotidiano brasileiro. Mostrando sua reinvenção, talvez influenciado pelo seu projeto anterior com Marisa Monte, o cantor deixa sua sonoridade antiga distante, porém sem perder sua essência. Aqui podemos ver outro lado musical de Silva, comprovando sua versatilidade e talento musical.

Nota: 8/10

Ouça o álbum completo no Spotify:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *