O futebol olímpico já começou e, antes mesmo da esplêndida cerimônia de abertura das Olimpíadas em Tóquio, a fase de grupos já deu início aos jogos. Confira abaixo como funciona a classificação e futuras datas com respectivos horários dos jogos da nossa seleção, que busca o bicampeonato no masculino e o primeiro ouro olímpico no feminino.
Leia também: Olimpíadas 2020: confira os destaques da cerimônia de abertura
Como funciona a classificação
A competição olímpica é mais reduzida que outras de futebol (como a Copa do Mundo, por exemplo), graças ao período curto de todo o evento (17 dias, para ser mais exato). Ela é dividida em algumas fases.
- Fase de Grupos: cada grupo tem 4 times, que disputam entre si e acumulam pontos. Uma vitória conta como 3 pontos, empate 1 ponto e derrota 0. Como regra de desempate, sai na frente o time com maior saldo de gols, isto é, a diferença entre gols marcados e gols sofridos. No masculino, são 4 grupos (de A a D), e os dois menos pontuados são eliminados e os mais pontuados classificados para as quartas de final. No feminino, são 3 (de E a G e, segundo o chaveamento, são classificadas as duas melhores equipes de cada grupo e os dois melhores terceiros lugares.
- Quartas de final: o time mais pontuado enfrenta o menos pontuado do grupo vizinho e vice-versa (exemplo: 1A X 2B e/ou 1B X 2A). Iniciando o “mata-mata”, aquele que for derrotado é automaticamente eliminado.
- Semifinais: pela regra, aqueles do grupo vizinho se encontram novamente em duas partidas. Os vencedores disputarão a final visando a medalha de ouro, e os eliminados disputam o 3º lugar visando a medalha de bronze.
- Disputa pelo 3º lugar: almejando o bronze, os eliminados da semifinal se encontram.
- Final: definindo o ouro e o campeão olímpico, os melhores times disputam entre si.
Próximos jogos da seleção masculina de futebol
A fase de grupos começou contra o carrasco mais recente da seleção brasileira, a Alemanha.
Mas deu pra respirar aliviado pois, mesmo após o 7X1 nas semifinais da Copa do Mundo de 2014 (com a seleção principal e não olímpica), o Brasil se encontrou novamente com os alemães na final olímpica de 2016, levando o ouro.
Dessa vez, novamente o Brasil saiu vitorioso. No jogo de quinta, no Estádio Yokohama, a seleção canarinho goleou por 4 a 2 a seleção alemã.
Atualmente o Brasil é o líder do grupo D com maior saldo de gols, já que venceu por 4X2, enquanto a Costa do Marfim venceu a Arábia Saudita por 2X1. O Brasil também tem, com 3 gols marcados, o artilheiro da competição: Richarlison.
Confira os próximos jogos do futebol masculino nas Olimpíadas:
- Brasil 0 X 0 Costa do Marfim: no domingo, 25 de julho, às 5h30 da manhã (Horário de Brasília), no Estádio Yokohama. Transmissão pela Rede Globo e SporTV.
- Brasil 1 X 0 Arábia Saudita: na quarta, 28 de julho, às 5h da manhã (Horário de Brasília), no Estádio Saitama. Transmissão pela Rede Globo e SporTV.
- Quartas de final: Terça às 5h (Horário de Brasília), Brasil e México e às 8h Japão e Espanha.
- Semifinais: 3 de Agosto
- Disputa pelo 3º lugar: 6 de Agosto
- Final: 7 de Agosto
Próximos jogos da seleção feminina de futebol
As meninas estrearam com tudo na capital japonesa!
Na quarta, no Estádio Miyagi, o Brasil venceu a China por 5X0. Com dois gols de Marta e um de Bia, Debinha e Andressa.
Mas apesar do jogaço, a seleção deve se atentar! Pois, a Holanda goleou a Zâmbia de 10X3 e é a próxima adversária das nossas meninas.
Confira os próximos jogos do futebol feminino nas Olimpíadas:
- Brasil X Holanda: no sábado, 24 de julho, às 8h da manhã (Horário de Brasília), no Estádio Miyagi. Transmissão pela Rede Globo e SporTV.
- Brasil X Zâmbia: na terça, 27 de julho, às 8h30 da manhã (Horário de Brasília), no Estádio Saitama. Transmissão pela Rede Globo e SporTV.
- Quartas de final: 30 de Julho, o Brasil infelizmente foi derrotado pelo Canadá. A partida ficou no 0x0 e a decisão foi nos penâltis.
- Semifinais: 2 de Agosto, estão classificadas para as finais a Suécia e o Canadá.
- Disputa pelo 3º lugar: 5 de Agosto
- Final: 5 de Agosto
E aí? Quais suas apostas para o desempenho das nossas seleções? Conta pra gente no nosso Twitter!
Leia também: Douglas Souza: 5 motivos para seguir o atleta do momento no Instagram