in

Em novo álbum, Thiago Ramil aposta na diversidade cromática da música

Foto: Divulgação

No mês passado, o gaúcho Thiago Ramil lançou seu mais novo álbum visual. O disco chegou de uma forma inédita: a cada semana de abril um EP era lançado, totalizando 4, até que todas as 13 faixas fossem disponibilizadas. O cantor ousou ainda mais ao explorar o clima das diferentes estações do ano em suas músicas. Interessante, não?

Leia mais: #TrackBrazuca: aos 14 anos, Kaike surpreende o cenário nacional

O cantor Thiago Ramil aparece sorrindo vestindo uma camiseta branca. Ele, com seu cabelo encaracolado, sorri por trás de um galho com folhas verdes que cai pelo seu rosto. A luz do sol é forte e a fotografia tem uma tonalidade alaranjada. A imagem destaca a matéria: "Em novo álbum, Thiago Ramil aposta na diversidade sonora e cromática da música"

Thiago Ramil é músico, compositor e psicólogo. Ele estreou em 2015 ele lançou seu álbum de estreia, o “Leve Embora”. O disco rendeu a ele uma indicação ao 17º Latin Grammy na categoria de “Melhor Álbum Pop em Língua Portuguesa”.

Além disso, ele recebeu três indicações ao Prêmio Açorianos de Música, sendo premiado nas categorias Melhor Intérprete em gênero Pop e Artista Revelação.

Seu mais novo trabalho, “O sol marca o andar do tempo e a imensidão do universo todo dia”, é um conjunto de canções e vídeos que mergulham na musicalidade e narrativas do artista. Sem contar com todas as nuances sonoras e cromáticas das estações do ano que conduzem a lista de músicas.

“O sol marca o andar do tempo e a imensidão do universo todo dia”

“Cada período do ano tem seu momento mais intenso. E o disco passeia por essas transições. Verão – amarelo; Outono – vermelho; Inverno – azul; Primavera – verde“, diz Thiago.

As músicas vão variando de cor e som na medida que se afastam de uma estação e se aproximam da outra. Essas variações fazem com que o álbum completo represente uma espécie de degradê (arco-íris), em que a cores se movem sutilmente até retornar ao início, completando a volta.

Além de Thiago, o projeto foi conduzido por quatro produtores musicais e quatro artistas visuais diferentes para representar cada fase do disco.

Lançadas ao longo do mês de abril em conjunto de 4 EPs, as músicas unidas revelam as distintas linguagens artísticas do versátil artista. Segundo ele, seu álbum retrata quatro caminhos diferentes com elementos que se amarram por um fio condutor.

Confira as músicas e quais estações elas representam

Verão (O sol marca)

  • “Janela do rosto” (Thiago Ramil e Tayan Martins)
  • “A pulga” (Thiago Ramil e Jonas Samauma)
  • “Acúmulo” (Thiago Ramil, Geórgia Macedo, Gutcha Ramil e Andressa Ferreira)
  • “Manequim” (Thiago Ramil)

Outono (O andar do tempo)

  • “Receita” (Thiago Ramil e Gabriel Nunes)
  • “Cheiro de chuva” (Thiago Ramil e João Ortácio)
  • “Marujo” (Thiago Ramil, João Ortácio e João Salazar)

Inverno (E a imensidão do universo)

  • “Ser” (Thiago Ramil, Guilherme Becker e Pedro Dom)
  • “Gravidade” (Thiago Ramil e Pedro Dom)
  • “Roda” (Thiago Ramil)

Primavera (Todo dia)

  • “Voltar a voar” (Thiago Ramil e Geórgia Macedo)
  • “Das oito às oito” (Thiago Ramil e Ricardo Borges)
  • “Aroma de romã” (Thiago Ramil, François Muleka, Jairo Pereira e Jady Hauani)

Mais sobre Thiago Ramil e seu novo álbum

O Thiago conversou com o Tracklist e contou sobre como se sente diante do lançamento:

“Fico muito feliz com essas conquista porque nós, do Sul, temos não apenas a distância geografia como também a dificuldade de sair daqui. É difícil ter uma abrangência nacional. [Alcançar mais pessoas] É muito importante, fico muito grato.”

“Eu tinha essa vontade de organizar por vários EP, na verdade já tinha iniciado essa conversa [com os produtores]”, falou sobre a ideia das estações conduzirem as músicas. “Essa relação com as estações do ano foi surgido naturalmente.”

Temos uma unidade, o ciclo, com quatro momentos. Eu tinha essa vontade de trazer isso como um conceito sutil e as cores vem justamente daí. Queríamos explorar as intenções das estações e não elas propriamente ditas, já que há um mundo desde Vivaldi até Sandy e Júnior.

De fato, é algo muito bem produzido, que entrega belas músicas e uma produção que não deixa a desejar!


O que você achou do trabalho? É fã do cantor? O que achou do novo álbum de Thiago Ramil? Comente e acompanhe essa e outras notícias pelas nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *