O esperado comeback de Lorde já está entre nós e as críticas sobre o “Solar Power” já começaram a ser publicadas. Sendo assim, o sucessor do “Melodrama” já fez sua estreia no Metacritic, levantando algumas dúvidas quanto as notas e o método de avaliação usado pelo site.
O Metacritic é a principal fonte dos amantes de música quando o assunto é reviews. O site é conhecido no mundo pop pelas notas atribuídas aos álbuns, entretanto, ele também avalia filmes, jogos, livros, programas de televisão, entre outros, resultando em uma média final chamada Metascore.
Como são calculadas as notas de álbuns no Metacritic?
A medida que os renomados veículos de comunicação internacionais publicam suas críticas de um novo álbum, o site passa a calcular uma nota baseado no que foi escrito na review. Os veículos mais vistos na plataforma são Variety, Pitchfork, The Guardian, Billboard, AllMusic, Rolling Stone, entre diversos outros.
Quanto mais positiva a crítica, maior será a nota atribuída pelo Metacritic. Feito isso, o site realiza uma média ponderada das notas de todas as reviews, resultando em uma única nota final, o Metascore. O serviço estabelece ainda uma escala de cores para medir o desempenho do trabalho. Verde é para críticas favoráveis, amarelo para críticas mistas e vermelho para críticas desfavoráveis.
Algumas análises do Metacritic
Solar Power – Lorde
O novo álbum de Lorde debutou com média 68 no Meta, com base em seis críticas. A review com maior nota é do site Clash Music, com 90. A menor é do jornal The Independent, do Reino Unido, com a nota amarelada 40. “Solar Power” também recebeu avaliações positivas do The Guardian, Entertainment Weekly, Rolling Stone, Los Angeles Times e outros. Novas notas podem ser atribuídas ao longo da semana, aumentando a média final.
O segundo álbum de sua carreira, “Melodrama” é, inclusive, um dos álbuns pop mais bem avaliados do site, com média 91.
Lemonade – Beyoncé
O sexto álbum de estúdio de Beyoncé causou um gigante impacto na música. Nas 33 críticas que compuseram seu Metascore, muitas delas ressaltavam como esse é o trabalho mais forte da artista. A nota final é 92, contendo três notas 100, do The Telegraph, Entertainment Weekly e The Observer.
Future Nostalgia – Dua Lipa
O segundo álbum de Dua Lipa recebeu Metascore 88, com base em 19 críticas totais. As notas mais altas foram atribuídas pelo jornal The Independent e o site New Music Express, ambas com a nota máxima, 100. “Future Nostalgia é uma coleção brilhante e ousada de pop majestoso para dançar e se livrar da sua ansiedade ao menos por um rápido momento”, escreveu a NME.
Siga o Track nas redes sociais e fique por dentro das novas atualizações do Metacritic!