Por Fernando Marques e Manuela Sant’Ana – Marcado pelo retorno dos cinemas e por séries que ditaram trends e virais, 2022 nos presenteou com produções incríveis, marcantes e surpreendentes, desde uma nova roupagem para personagens idolatrados até novos universos – ou multiversos – prontos para serem explorados. Pensando nisso, o Tracklist separou os 25 melhores filmes e séries de 2022 em duas listas: uma dos 12 melhores filmes e outra, das 13 melhores séries. Confira!
Observação: a lista de melhores filmes e séries de 2022 foi definida a partir dos seguintes critérios: opinião dos redatores e da equipe do Tracklist; e opinião da crítica especializada. Nos especiais do Tracklist, foram selecionados materiais lançados de 1º de janeiro a 16 de dezembro de 2022.
OS 25 MELHORES FILMES E SÉRIES DE 2022
As 13 melhores séries de 2022
13º – “Sandman”
A adaptação da famosa HQ de Neil Gaiman, publicada pela DC Comics, ganhou uma fiel produção audiovisual com o lançamento de “Sandman”, pela Netflix. Com apenas uma temporada, o seriado convenceu os fãs já mais antigos da saga de que sim, era possível adaptar os quadrinhos para uma série, e não desapontou.
Foi uma oportunidade de outras pessoas conhecerem também as suas histórias, narrativas, visuais e icônicos personagens. Na trama, Morpheus, o Rei dos Sonhos (Tom Sturridge), parte em uma jornada entre mundos para tentar recuperar o que lhe foi roubado e conseguir restaurar o seu poder.
12º – “Wandinha”
Uma das séries mais recentes da Netflix, “Wandinha” estreou com muito potencial na plataforma de streaming e superou o recorde de “Stranger Things”, que até então era o seriado com maior número de telespectadores na sua semana de lançamento.
Estrelado por Jenna Ortega, acompanhamos a trama de Wandinha Addams, da “Família Addams”. É um retrato mais atual e revisitado da clássica e excêntrica família, originalmente de um quadrinho dos anos 30, contando sobre suas confusões e aventuras na Nevermore Academy, local onde seus pais, Mortícia e Gomez (Catherine Zeta-Jones e Luis Guzmán), se conheceram.
11º – “Manhãs de Setembro” – Temporada 2
Estrelado por Liniker, “Manhãs de Setembro” acompanha os desafios de uma mulher trans, Cassandra, que trabalha como motogirl em São Paulo e descobre da existência de um filho, que sua ex alega ser seu. Nesta temporada, Cassandra também precisa lidar com os desdobramentos do reencontro com o pai, Lourenço (Seu Jorge), bem como com a aproximação com a companheira dele, Ruth (Samantha Schmütz), além de questões que envolvem maternidade, transfobia e economia.
Produção original do Prime Video, a série também conta com Thomas Aquino, Karine Teles, Gustavo Coelho e Linn da Quebrada no elenco. Além disso, nomes como Ney Matogrosso e Mart’nália integram a segunda temporada da série, que retorna com atuações brilhantes e um poderoso arco de desenvolvimento.
10º – “The White Lotus” – Temporada 2
Após uma primeira temporada abaixo do esperado, “The White Lotus” retornou para um segundo ano que caiu nas graças do público e da crítica. Com virais no TikTok e até uma música tema cativante, o conjunto da obra nos lembrou da capacidade de produção da HBO.
A segunda temporada da série acompanha os hóspedes e funcionários do resort White Lotus em seus relacionamentos e envolvimentos sociais. A série ganhou destaque também pela atuação de Aubrey Plaza e Theo James, que interpretam os personagens Harper e Cameron, respectivamente, e pelo retorno de Jennifer Coolidge interpretando Tanya McQuoid.
9º – “Bom Dia Verônica” – Temporada 2
Uma das produções brasileiras mais fortes dos últimos anos, a série original Netflix “Bom Dia Verônica” ganha destaque pela veracidade e crueldade dos fatos, que estão mais próximos da realidade do que gostaríamos de acreditar. Na segunda temporada, temas extremamente sensíveis são abordados sob atuações potentes e trazendo o espectador para imergir na história.
Tainá Muller, Klara Castanho e Reynaldo Gianecchini estrelam a série, que teve 6 episódios nesta temporada.
8º – “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”
“O Senhor dos Anéis” está de volta em uma super produção original Prime Video. Subsidiada pela Amazon, a série teve um dos maiores orçamentos da história, custando certa de US$ 58 milhões por episódio. A produção não deixou a desejar, entregando muita ação e uma trama cativante e cheia de nostalgia.
A série funciona como uma prévia dos eventos ocorridos em “O Hobbit” e “O Senhor Dos Anéis” e acompanha a criação dos reinos enquanto eles lutam contra o mal que ressurge das profundezas das montanhas sombrias.
7º – “Heartstopper”
Adaptação dos livros escritos e ilustrados por Alice Oseman, “Heartstopper” ganhou o coração dos seus telespectadores e se tornou uma das grandes séries de sucesso da Netflix este ano – tanto que, mesmo com apenas uma temporada, já foi renovada para mais duas.
Na história, acompanharmos as vidas de Charlie Spring (Joe Locke) e Nick Nelson (Kit Connor), que eventualmente acabam se apaixonando e descobrindo um novo e encantador romance. Além disso, o seriado traz uma representatividade importante para a comunidade LGBTQIAP+ de maneira comovente e com personagens cativantes.
6º – “Stranger Things” – Temporada 4
Uma das melhores temporadas da série, “Stranger Things”, da Netflix, voltou para seu quarto ano de forma grandiosa em todos os sentidos. A série, criada e dirigida pelos Irmãos Duffer, acompanha a jornada de Eleven (Millie Bobby Brown) na luta para recuperar seus poderes e ajudar seus amigos novamente. Dessa vez, contra o seu oponente mais poderoso, Vecna (Jamie Campbell Bower).
A série foi a responsável por catapultar os streamings e vendas de Kate Bush e Metallica após o uso de suas respectivas músicas em cenas memoráveis da temporada.
5º – “Ruptura”
O grande sucesso da Apple TV+ rompeu barreiras e gerou discussões durante seu lançamento. “Ruptura“, série original da plataforma, conta a história de uma empresa que promove um experimento bastante único: os funcionários só têm acesso às memórias do trabalho quando estão lá, e às memórias da vida externa ao sair dele.
Estrelada por Adam Scott, a série venceu um Emmy Primetime e o título de melhor série do ano pelo AFI.
4º – “A Casa do Dragão”
Uma das maiores produções da HBO, “A Casa do Dragão” nos leva de volta ao amado universo de “Game Of Thrones” de maneira única e grandiosa, como estávamos acostumados anteriormente. A série acompanha os eventos que ocorreram 200 anos antes dos retratados em “Game Of Thrones”, incluindo uma guerra civil, e, claro, a luta pelo trono.
A série já foi confirmada para uma segunda temporada após grande sucesso de público e crítica, tendo o primeiro episódio mais assistido da história do canal.
3º – “Euphoria” – Temporada 2
O retorno aguardado de “Euphoria”, da HBO, consagrou a série como uma das preferidas do público, além de firmar Zendaya, Sydney Sweeney e Alexa Demie como as atrizes para se ficar de olho dessa nova geração.
Zendaya, que levou novamente o Emmy por sua performance de Rue, retorna com ainda mais pesar em sua atuação, enquanto luta contra o vício e a depressão por um luto não vivenciado. Tudo isso enquanto Cassie (Sydney) e Maddy (Alexa) enfrentam seu maior desafio até o momento após uma traição e um amor não correspondido.
2º – “The Boys” – Temporada 3
Uma das séries de maior prestígio da Prime Vídeo, “The Boys” entregou sua terceira temporada com alto índice de audiência, sendo 17% maior em relação à segunda temporada, em apenas três dias da sua estreia. Os novos episódios apresentaram um novo personagem – o Soldier Boy, vivido por Jensen Ackles – e agitou ainda mais a vida dos personagens já conhecidos do público.
A série é inspirada nas histórias em quadrinhos de Garth Ennis e Darick Robertson e traz uma perspectiva totalmente diferente do que esperaríamos de heróis convencionais, com uma abordagem violenta, cômica e vibrante ao olhos do roteirista Eric Kripke.
1º – “Only Murders in the Building” – Temporada 2
O trio mais querido da TV na atualidade voltou ainda melhor. Steve Martin, Martin Short e Selena Gomez estrelam a segunda temporada de “Only Murders in the Building“, série original Hulu/Star+, que é uma das melhores avaliadas na história do Rotten Tomatoes (100% para a primeira temporada e 98% para a segunda).
Mantendo o charme da estreia, “Only Murders in the Building” se desenvolve a partir de novos acontecimentos no prédio do trio e os levam a novamente investigar, juntos, ou nem tanto, os suspeitos e motivações para tais atos.
O que achou da lista? Concorda com a seleção dos melhores filmes e séries de 2022? Acompanhe o Tracklist no Twitter, Instagram e TikTok, e veja o nosso especial de fim de ano:
As 30 melhores músicas nacionais e internacionais de 2022
Os 20 melhores álbuns nacionais e internacionais de 2022
Os 25 melhores filmes e séries de 2022