A disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio continua a todo vapor, e a participação dos brasileiros está dando o que falar. Por conta do fuso horário entre o Brasil e o Japão, onde acontecem as disputas olímpicas, as partidas acontecem nas madrugadas e nas manhãs brasileiras. Confira as vitórias e as medalhas conquistadas pelo Time Brasil nas Olimpíadas 2020!
Esta matéria será atualizada diariamente. Acompanhe nosso especial das Olimpíadas 2020 aqui!
Medalhas do Brasil nas Olimpíadas 2020
O Brasil conquistou ao todo vinte e uma medalhas nos Jogos Olímpicos, representando o melhor desempenho do país na História olímpica. Brasil encerrou sua participação na 12ª colocação do quadro de medalhas.
A liderança ficou com os Estados Unidos, que acumulou 113 medalhas, sendo 39 de ouro. Em segundo lugar, está a delegação da China, com 88 medalhas, 38 de ouro. O terceiro lugar ficou com o Japão, que conta com 58 medalhas, sendo 27 de ouro. As informações são do site dos Jogos Olímpicos.
Confira quais foram as modalidades que o Brasil garantiu medalhas:
Skate street
Uma das modalidades estreantes em Olimpíadas era promessa de muitas medalhas para o Brasil, principalmente na disputa do feminino. Mas, apesar do time brasileiro contar com atletas de ponta, apenas duas medalhas vieram da disputa do skate.
STREET MASCULINO – FINAL – KEVIN HOEFLER – MEDALHA DE PRATA
STREET FEMININO – FINAL – RAYSSA LEAL – MEDALHA DE PRATA
Judô
Outra modalidade em que o Brasil carrega uma história de vitórias, mas que chegou em Tóquio em um momento de transição. Ainda sim, o time brasileiro conseguiu garantir uma medalha na modalidade.
CATEGORIA ATÉ 66 KGS – DANIEL CARGNIN – MEDALHA DE BRONZE
Depois de bater na trave com a polêmica luta de Maria Portela na categoria até 70 kgs, o Brasil conquistou sua segunda medalha em Tóquio na modalidade. E foi uma medalha histórica. Ao conquistar a medalha na categoria até 78kgs, Mayra Aguiar se tornou a primeira brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em esporte individual e também em Jogos Olímpicos consecutivos: Londres 2012, Rio 2016 e agora em Tóquio.
JUDÔ CATEGORIA ATÉ 78 kgs – MAYRA AGUIAR – MEDALHA DE BRONZE
Natação
O revezamento brasileiro não teve um resultado satisfatório na primeira final da natação, mas, ainda sim, a delegação brasileira já ganhou medalha na modalidade e pode acumular mais, pois ainda existem outros atletas brasileiros na competição.
Maus uma medalha vindo das piscinas em Tóquio. Com uma prova espetacular, Bruno Fratus conquistou o Bronze nos 50 m estilo livre.
200 METROS ESTILO LIVRE – FERNANDO SCHEFFER – MEDALHA DE BRONZE
50 METROS ESTILO LIVRE – BRUNO FRATUS – MEDALHA DE BRONZE
Surfe
Mais uma modalidade estreante em que o Brasil era um dos principais favoritos para a conquista de medalhas, o surfe contava com o atual campeão mundial Ítalo Ferreira, o bicampeão do mundo, Gabriel Medina, e as representantes femininas Tatiane Weston-Webb e Silvana Lima.
SURFE MASCULINO – FINAL – ÍTALO FERREIRA – MEDALHA DE OURO
Ginástica
E por falar em história, o que dizer de Rebeca Andrade? A ginasta brasileira fez história na competição individual por equipes ao conquistar a prata para o Brasil. Rebeca, que se apresentou ao som de “Baile de Favela” no solo, ainda volta a competir por medalhas nas finais por aparelhos, onde a brasileira está na disputa do solo e do salto. Essa foi a primeira medalha da ginástica feminina brasileira na história dos Jogos Olímpicos.
Mais uma pra história de Rebeca Andrade! A jovem ginasta se tornou a primeira ginasta brasileira a ser campeã olímpica. Competindo na final do salto sobre a mesa, Rebeca conquistou mais uma medalha, dessa vez a de ouro para o Brasil.
GINÁSTICA ARTÍSTICA FINAL INDIVIDUAL GERAL – REBECA ANDRADE – MEDALHA DE PRATA
GINÁSTICA ARTÍSTICA FINAL POR APARELHOS – SALTO SOBRE A MESA – REBECA ANDRADE – MEDALHA DE OURO
Tênis Feminino – Duplas
Dia histórico para o tênis brasileiro. Com pouca tradição no esporte em Olimpíadas, o Brasil conquistou nesse sábado, 30, a primeira medalha da modalidade nos Jogos.
Na disputa do bronze das duplas femininas, a dupla brasileira Luisa Stefani e Laura Pigossi venceram de virada e com um tie break emocionante as russas Elena Vesnina e Veronika Kurdemetova. A dupla brasileira chegou a estar 4 pontos atrás no set decisivo mas conseguiu a virada para entrar na história do esporte olímpico brasileiro.
TÊNIS – DUPLAS MISTAS – LUISA STEFANI E LAURA PIGOSSI – MEDALHA DE BRONZE
LEIA TAMBÉM: 3 fatos sobre Ítalo Ferreira, medalhista de ouro em surfe nas Olimpíadas 2020
Vela – 49erFX
A Vela pode não ser o esporte mais popular do Brasil mas sem dúvidas é um dos que mais garantem medalhas em Jogos Olímpicos. Em Tóquio não foi diferente. Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o bicampeonato olímpico ao chegar em terceiro na regata de medalha.
VELA – CLASSE 49ER FX – MARTINE GRAEL E KAHENA KUNZE – MEDALHA DE OURO
Atletismo- 400 metros com barreira
E saiu a primeira medalha brasileira no atletismo. Alison dos Santos fez uma prova incrível e conquistou o Bronze em uma prova que os brasileiros não costumam se destacar.
ATLETISMO – 400 METROS COM BARREIRA – ALISON DOS SANTOS – MEDALHA DE BRONZE
Boxe
Abner Teixeira tinha até chances de avançar para a final e disputar o ouro. Mas, encarou pela frente, um dos favoritos da competição, da escola cubana de boxe que é sempre muito forte. O brasileiro foi derrotado nas semifinais mas, no boxe, não há disputa pela medalha de bronze. Os dois perdedores das semis garantem medalha.
BOXE – PESO PESADO MASCULINO – ABNER TEIXEIRA – MEDALHA DE BRONZE
Atletismo – Salto com Vara
Campeão Olímpico em 2016, Thiago Braz volta a pista e não decepciona. Thiago saltou até a altura de 5 metros e 87 centímetros mas não superou a marca de 5, 92. Porém, com o erro do francês Renaud Lavillenie, conhecido rival e medalha de prata na Rio 2016, garantiu o bronze para o Brasil.
ATLETISMO – SALTO COM VARA – THIAGO BRAZ– MEDALHA DE BRONZE
Maratona Aquática
Mesmo não sendo a prova em que Ana Marcela Cunha é especialista – a nadadora é especialista em uma prova mais longa, a de 25km – a brasileira fez uma prova consistente e assumiu a liderança nos últimos quilômetros para não perder mais e conquistar mais uma medalha de ouro para o Brasil.
MARATONA AQUÁTICA – ANA MARCELA CUNHA– MEDALHA DE OURO
Skate Park
Outra modalidade dentro da disputa do Skate, o Park terminou nessa quinta feira trazendo mais uma medalha para o Brasil. Pedro Barros, o nº 4 do ranking mundial terminou a prova na segunda colocação e levou a medalha de prata. Essa foi a terceira medalha que o esporte ganhou, sendo duas na modalidade street com Rayssa Leal e Kevin Hoefler.
SKATE – PARK – PEDRO BARROS– MEDALHA DE PRATA
Canoagem de Velocidade – C1 1000M
Um dos grandes nomes brasileiros na Olimpíada e esperança de medalha, Isaquías Queiroz avisou na decisão do C2, quando não alcançou a medalha, que não sairia de Tóquio sem uma conquista para o Brasil. E ele cumpriu, trazendo a medalha de ouro com uma prova muito dominante.
CANOAGEM DE VELOCIDADE C1 1000M –ISAQUÍAS QUEIROZ– MEDALHA DE OURO
Boxe – Peso Médio Masculino
Uma das conquistas de medalha mais emocionantes do Brasil em Tóquio, Hebert de Conceição chegou a estar perdendo a luta e só seria campeão com um nocaute, coisa rara no torneio olímpico. Contra o ucraniano campeão mundial, Oleksandr Khyzhniak, no fim da luta, o pugilista brasileiro acertou uma esquerda fulminante. Nocaute técnico e medalha dourada pro Brasil.
BOXE PESO MÉDIO MASCULINO –HEBERT CONCEIÇÃO– MEDALHA DE OURO
Futebol Masculino
O Brasil demorou para conquistar um ouro na modalidade que é a mais popular do país. Mas, depois da conquista em 2016, o Brasil parece ter encontrado o caminho do ouro e se tornou bicampeão olímpico no torneio masculino de futebol.
FUTEBOL MASCULINO – MEDALHA DE OURO
Boxe – Peso Leve Feminino
Com uma campanha surpreendente e uma luta final digna, Beatriz Ferreira encerrou a participação do boxe brasileiro no boxe, no último dia de competição mas não conseguiu superar a irlandesa Kellie Harrington, que venceu por unanimidade.
BOXE PESO LEVE FEMININO – BEATRIZ FERREIRA – MEDALHA DE PRATA
Vôlei Feminino
A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei chegou até a final como uma surpresa contra a favorita seleção estadunidense. Depois de passar por problemas durante a competição, as brasileiras não conseguiram impor seu jogo e foram derrotadas pela seleção dos Estados Unidos por 3 sets a 0.
VÔLEI FEMININO – MEDALHA DE PRATA