Após anunciar alguns testes na interface, com mudanças que deixariam o aplicativo mais parecido com o TikTok, o Instagram decidiu voltar atrás na decisão. O CEO da plataforma, Adam Mosseri, falou sobre o assunto nesta quinta-feira (28).
Leia mais: Após cancelamentos, Procon-SP notifica Ucconx; veja mais
Em entrevista com Casey Newton, Mosseri disse que as mudanças seriam colocadas em pausa. A ideia era deixar a página inicial com vídeos em tela cheia, como acontece no outro aplicativo. Mas, de acordo com o empresário, dados internos mostram que os usuários não foram muito favoráveis às alterações; e o engajamento não estava aumentando, apesar da clara tendência de consumo de vídeos.
“Fico feliz por termos arriscado – se não falhamos de vez em quando, quer dizer que não estamos pensando grande o suficiente ou ousado o suficiente”, afirmou o CEO. “Definitivamente precisamos dar um passo para trás e nos reagrupar. [Quando] aprendemos muito, voltamos com algum tipo de nova ideia ou iteração. Então vamos trabalhar nisso”, disse.
O pronunciamento do executivo segue a declaração feita por ele na última terça-feira (26). Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Adam Mosseri tranquilizou o público, dizendo que o Instagram manterá as fotos – mas que, com o passar do tempo, os usuários aumentem o consumo de vídeos por conta própria.
O CEO também confirmou que o Instagram irá mostrar menos recomendações no feed, e mais conteúdos de contas que os usuários seguem. “Se você está vendo coisas no seu feed que são recomendações nas quais você não está interessado, significa que estamos fazendo um trabalho ruim na classificação, e precisamos melhorar”, confessou.
Veja o vídeo completo:
Personalidades como Kylie Jenner e Kim Kardashian criticam os testes no Instagram: “Pare de tentar ser o TikTok”
Influencers como Kylie Jenner e Kim Kardashian compartilharam, nesta semana, críticas às mudanças no Instagram.
As duas publicaram, em seus stories, mensagens que diziam: “Faça o Instagram ser o Instagram de novo. Pare de tentar ser o TikTok, eu só quero ver fotos fofas dos meus amigos. Atenciosamente, todo mundo”.
A autora original da publicação compartilhada pelas influenciadoras, Tati Bruening, criou um abaixo-assinado para criticar as decisões recentes da plataforma. A petição reuniu mais de 150 mil assinaturas virtuais.
Manifestações como essas podem ter sido a motivação por trás da desistência dos executivos do aplicativo. No entanto, é provável que o Instagram continue com o foco nos vídeos.