in

Grammy Awards anuncia novas categorias para edição de 2023; saiba mais

A premiação conta, agora, com 91 divisões

grammy awards
Foto: Divulgação

O mundo da música está o tempo todo em mudança, e não é diferente com as premiações! Nesta quinta-feira (9), a Academia de Gravação (responsável pelo Grammy Awards) anunciou algumas mudanças para a próxima edição – incluindo a criação de cinco novas categorias!

Leia mais: Semana Geeked 2022: veja novidades do terceiro dia do evento da Netflix

As novas categorias são: Compositor do Ano (não clássico); a Melhor Performance de Música Alternativa; Melhor Performance de Música Americana; a Melhor Trilha Sonora para Videogames e Outras Mídias Interativas e Melhor Álbum de Poesia Falada.

Há, ainda, a adição de um Prêmio Especial ao Mérito: Melhor Música para Mudança Social. Academia decidiu, também, limitar as submissões gratuitas a cinco (antes, não havia limite). Agora, os membros devem pagar uma taxa para cada inscrição adicional.

Entenda as novas categorias do Grammy Awards

As cinco novas categorias do Grammy elevam o número para 91 divisões – a maior quantidade desde 2010, quando a premiação contava com 109 categorias. No entanto, a Academia não parece se preocupar com o número.

Harvey Mason Jr, CEO da Academia de Gravação, disse em entrevista para a Billboard: “Sinto que estamos sendo atenciosos e estratégicos sobre como estamos adicionando categorias. Estamos fazendo isso de forma a garantir que estamos representando música, e esse é o nosso objetivo. Não me importo se são 50 ou 150 categorias”.

Veja, abaixo, as qualificações para as novas categorias da premiação.

grammy novas categorias
Foto: Divulgação

Compositor do ano (não clássico)  

O Grammy define Songwriter of the Year, non-classical como um reconhecimento da “excelência escrita, a profissão e a arte da composição”. Logo, o prêmio é destinado a profissionais que representam excelência artística enquanto atuam como compositores.

Sendo assim, também é permitido que artistas e produtores apliquem inscrições. No entanto, é necessário que estes tenham escrito ou co-escrito um certo número de músicas em que não estejam creditados como intérpretes principais e como feat., ou como produtores.

Melhor Performance de Música Alternativa

“Essa categoria reconhece a excelência artística em uma performance alternativa, que abraça atributos de progressão e inovação tanto na música quanto nas atitudes associadas a ela […] Pode abranger uma variedade de subgêneros ou quaisquer híbridos dos mesmos, e pode incluir performances que não se encaixam em outras categorias de gênero”, diz a Recording Academy.

A categoria complementa o já existente prêmio de Melhor Álbum de Música Alternativa. Este, porém, é destinado a músicas alternativas, ao invés de um disco.

Melhor Performance de Música Americana

Essa divisãoé definida pela Academia como: “Reconhece a excelência em performances de música americana – música contemporânea que incorpora elementos de várias músicas de raízes americanas e estilos vocais, incluindo country, roots-rock, folk, bluegrass, R&B e blues; resultando em um som distinto orientado para as raízes, que vive um em um mundo à parte das formas puras dos gêneros sobre os quais pode recorrer.

Melhor Trilha Sonora para Videogames e Outras Mídias Interativas

Segundo a explicação do Grammy, o prêmio será dado a álbuns de trilhas sonoras criados especificamente para – ou como complemento de – um videogame atual ou outra mídia interativa (RV/RA/dispositivos portáteis, etc).

Anteriormente, músicas voltadas para este tipo de mídia competiam na categoria de Melhor Música Escrita para Mídias Visuais. No entanto, estes acabavam sendo ofuscados pelas trilhas de filmes ou séries. Agora, seguindo as novas tendências do mercado de entretenimento, há uma divisão específica para músicas criadas para videogames e mídias interativas.

Melhor Álbum de Poesia Falada

Categoria destinada a álbuns de poesia falada, que podem ou não possuir um acompanhamento musical. Gravações instrucionais podem ser incluídas.

Com a criação da divisão, esses trabalhos deixam de competir com os indicados a Melhor Álbum Falado.

Prêmio Especial ao Mérito: Melhor Música para Mudança Social

O prêmio irá honrar criadores de músicas que carregam mensagens alinhadas aos problemas sociais da atualidade, e que possuem um potencial de impacto positivo e global. Um comitê especial irá decidir os ganhadores.

“As inscrições devem conter conteúdo lírico que aborde uma questão social oportuna e promova a construção da paz e da empatia”, afirma a Academia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *