in ,

Gloria Groove é um dos grandes destaques de 2019

Gloria Groove

A cultura Drag Queen já domina o mundo da música há algum tempo e isso não é nenhuma novidade pra ninguém. Em 2019, artistas brasileiros desse movimento foram responsáveis por alguns dos principais lançamentos do ano, além de movimentarem grandes eventos. Sem dúvida, Gloria Groove foi um dos maiores destaques.

Trajetória

A carreira de Daniel Garcia, artista hoje conhecido como Gloria Groove, começou na infância. Em 2002, ele fez parte da nova formação do Balão Mágico. Já em 2006, participou do quadro Jovens Talentos do Programa Gil – onde chegou a cantar “If Ain’t Got You”, da Alicia Keys – e, no mesmo ano, atuou na novela Bicho do Mato. Desde 2005, é dublador. E eu aposto que você nem imaginava que ele era o dublador do pequeno Rico Suave, de Hannah Montana. O último trabalho nessa função foi em Alladin, dublando o próprio protagonista.

Toda a versatilidade de sua trajetória e as suas referências musicais foram levadas para a construção da Drag Queen Gloria Groove.

Gloria Groove

“Ela canta muito bem, né?!”. Esse é um tipo de comentário muito comum feito por pessoas que acabam por conhecer Glória Groove. Com uma voz forte, ela chega com músicas dançantes, com inúmeras referências do pop, funk e hip hop, trazendo também raps conscientes sobre empoderamento temas relevantes da comunidade LGBTQ+.

“Os grandes artistas que eu mais admiro são Beyoncé, Lady Gaga, Ariana Grande. E os que merecem mais: Monna Brutal, Quebrada Queer, Kika Boom.”

– Gloria Groove sobre suas maiores referências.

2019

Já conhecida por hits como “Gloriosa”, “Catuaba (de Aretuza Lovi), “Bumbum de Ouro” e Arrasta (com Leo Santana), Gloria Groove teve um ano “decisivo”, nas palavras da própria. “Provocar”, com Lexa, e “Coisa Boa” foram músicas que tocaram durante o ano todo em festas e nas mais diversas playlists das plataformas de streaming. Ambas foram escutadas mais de 30 milhões de vezes só no Spotify.

Groove, então, se viu em setembro no Palco Sunset do Rock in Rio cantando os seus maiores sucessos. Uma grande conquista para uma Drag Queen, sendo a primeira a chegar no segundo palco mais importante do festival.

https://twitter.com/IzaReal/status/1177776731475841024

Além de Lexa, Gloria Groove lançou em 2019 parcerias com Lia Clark (“Terremoto”) e Iza, que foi convocada para mais um hit, a música “YoYo”.

“Amo fazer parcerias dentro e fora do meu trabalho, e gosto de colaborar com gente talentosa e futurista que não tem medo de ousar!”

Para provar que ela é quase uma barbie profissões, Gloria também é compositora – e não só de suas músicas. Ela compõe para outros artistas. A canção “Evapora” da Iza com Ciara e Major Lazer foi co-escrita por ela.

“Além da IZA já compus pra artistas como Cleo, Aretuza Lovi, Sabrina Sister… Eu amo viajar no universo de outros artistas também!”

ALEGORIA

Para fechar o ano em grande estilo, Gloria Groove lançou o EP “ALEGORIA“, que conta com 4 faixas inéditas: “Mil Grau”, “Magenta Ca$H”, “Sedanapo” e “A Caminhada”.

“É um EP audiovisual que traz uma diversidade de estilos de composição, música, roteiro, moda… É um mergulho profundo na minha mente maluca. (risos). Analisei que o fato em comum entre as faixas é que todas eram metafóricas. Foi assim que, pesquisando, descobri que um conjunto de metáforas na literatura é uma alegoria. Daí o nome.”

Todos as músicas ganharam clipes com conceitos fortes e visuais marcantes. O último, por exemplo, “A Caminhada”, traz figurinos inspirados no Vogue com críticas a políticos conservadores. Temas como Direitos LGBTs, Marielle Franco e Fake News fazem parte do roteiro.

Acredito que nada é por acaso, por isso jamais poderia estar vivendo meu auge em outra época. Se faz necessária a existência de artistas como eu num momento onde nossas potências e vivências têm sido tão invalidadas. Nadar contra a corrente está no DNA de uma drag queen!

– Gloria Groove sobre importância da luta contra o preconceito e violência

Questionada sobre a sua participação no processo de criação dos vídeos, ela conta que participa da elaboração do roteiro e da estética: “Minha parte favorita fica entre executar o “sonho” no set, e ajudar a editar o vídeo selecionando meu material favorito!”.

2020

2020 deve continuar trazendo bons frutos para Gloria Groove. Até o momento, sua energia está concentrada para o carnaval e para colocar na rua pelo segundo ano o seu bloco, o “Bloco das Gloriosas”.

Na conversa com o Tracklist, a vontade de lançar o primeiro álbum e de arriscar uma carreira internacional ficou clara. A artista só não disse como e quando aconteceria. É claro que ficaremos de olho em todos os passos da cantora.

E qual seria o maior sonho de Gloria Groove?

Que todo o talento e trabalho que invisto neste sonho tenha um impacto positivo na vida das pessoas. Que meu trabalho possa representar mais que somente meu amadurecimento pessoal, mas também uma plataforma de música, amor e aceitação.

– Gloria Groove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *