in ,

Finneas: o que esperar do primeiro álbum do irmão de Billie Eilish?

Finneas, irmão de Billie Eilish, em foto promocional para o lançamento do seu álbum de estreia "Optimist"
Foto: Divulgação

Pode comemorar! Finneas lançará seu álbum de estreia, intitulado “Optimist”, em 15 de outubro. Na semana passada, o músico lançou o primeiro single do disco, “A Concert Six Months From Now”, junto ao videoclipe da canção filmado no Hollywood Bowl. Nesse post, reunimos algumas expectativas para o novo trabalho do cantor.

Leia também: “Where The Poison Is”: em novo single, Finneas critica Donald Trump

Finneas, irmão de Billie Eilish, em foto promocional para o lançamento do seu álbum de estreia "Optimist"
Foto: Divulgação

Dirigido por Sam Bennett, o videoclipe do lead single mostra Finneas andando ao redor do Hollywood Bowl vazio à noite enquanto canta a música acústica e emocionante. A faixa, vale lembrar, chegou depois de o cantor ter lançado “American Cliché” em fevereiro passado.

Há duas semanas, para quem não lembra, Billie Eilish lançou seu mais novo álbum, o “Happier Than Ever”, co-escrito e produzido por Finneas, seu irmão — desde o início de sua carreira, ambos se apoiam mutuamente.

Recentemente, o músico apareceu em dois vídeos de performances ao vivo de Eilish para a Vevo: um de “Your Power” e outro de “Male Fantasy”. Além disso, ele também estrelou o videoclipe do single mais recente de James Blake, “Say What You Will”.

Além de sua irmã, Finneas já colaborou com diversos outros artistas apenas nesse ano. Em fevereiro passado, ele se juntou a Until the Ribbon Breaks para uma releitura de “What They’ll Say About Us” e um mês depois fez um dueto com Ashe em “Till Forever Falls Apart”.

No mês passado, Finneas foi nomeado o compositor número um do mundo inteiro no Spotify em 2020. Inteiramente composto e produzido por ele, “Optimist” segue seu EP de estreia “Blood Harmony”, lançado em 2019. O álbum já está disponível para encomenda e os fãs também podem realizar o pre-save dele.

Afinal, o que esperar do primeiro álbum de Finneas?

Parceria com Billie Eilish?

Apesar de serem irmãos, não há uma música gravada em estúdio com participação de ambos os artistas. Na verdade, suas parcerias sempre se deram nos bastidores das produções, quer seja compondo ou produzindo.

Embora já saibamos a lista de músicas completas do álbum — e, não, em nenhuma delas aparece a Billie Eilish —, é bem provável que o casal de irmãos tenha colaborado reciprocamente durante a produção do “Optimist”.

É bem verdade que ainda está muito cedo para cravar uma informação dessa, afinal, muitas coisas podem acontecer até o dia 15 de outubro. Quem sabe os irmãos não anunciam uma colaboração estrondosa nesse meio tempo?

Tudo pode acontecer e nós vamos ficar de olho.

Um álbum mais rock e alternativo

Não sei se vocês possuem irmãos, mas esse que vos escreve tem apenas um mais novo. Inevitavelmente, as comparações dentro (e fora) do núcleo familiar acabam acontecendo. A situação com Billie e Finneas não deve ser muito diferente, contudo…

Pelo que pudemos observar desde o “Blood Harmony” até as músicas mais recentes do cantor, há um certo distanciamento do pop que Eilish já é muito conhecida por bombar.

Darei um exemplo: as faixas “I Don’t Miss You At All” e “Shelter”, presentes no EP de estreia do músico, possuem sonoridades totalmente diferentes das canções “A Concert Six Months From Now” e “American Cliché”, que estão no álbum dele.

Para ser sincero, embora as diferenças sejam nítidas, talvez ele não tenha feito isso para se diferenciar da irmã, nem para ter seu próprio público. A verdade é que existem inúmeros fatores (pessoais, artísticos ou outros) que o tenham levado a tomar essa decisão

Tudo que mencionei são, de fato, apenas meros palpites, mas provavelmente a sonoridade primeiro CD de Finneas se parecerá mais com as músicas lançadas pós-“Blood Harmony” do que com as que estão presentes no projeto de 2019.

Portanto, o músico deverá entregar em álbum que, lógico, não deixará o pop de lado, mas abraçará o rock e o alternativo. O motivo, continuaremos sem saber.

Uma tour conjunta com Eilish?

Desde que FINNEAS lançou o “Blood Harmony”, os fãs estavam muito ansiosos para que ele lançasse seu primeiro álbum de estúdio.

No ano passado, em meio ao caos instaurado pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), contudo, o cantor declarou que não queria lançar “um álbum chato de COVID” — referindo-se tanto ao seu álbum de estreia quanto ao segundo álbum de Billie Eilish.

Como bem sabemos, Eilish anunciou e lançou o “Happier Than Ever” e em 15 de junho, Finneas escreveu para os seguidores do Twitter uma atualização sobre seus planos:

O álbum tem um nome e uma data de lançamento. Você e eu vamos conversar sobre isso em breve ❤️
Uma tour também…

O que isso significa, na prática, nós ainda não sabemos. Embora seja empolgante saber que ele planeja uma turnê, é difícil imaginar se ele terá tempo para viajar — já que, no próximo ano, ele pegará a estrada com a irmã na “Happier Than Ever: The World Tour”.

As datas dos shows que ocorrerão na América do Norte já estão disponíveis.


O que você espera do novo trabalho do cantor? Está ansioso para o primeiro álbum do Finneas? Quais suas expectativas? Comente e acompanhe essa e outras notícias pelas nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *