in , , ,

6 festivais que vão acontecer em 2021 — e 3 que foram cancelados no Brasil

Para os amantes da música, durante esse período atípico que o mundo vivencia, uma das coisas que mais lhes faz falta são os bons e tradicionais eventos musicais. No ano passado, muitos festivais foram transferidos para 2021. No entanto, até o momento, apenas países europeus, da Oceania e Estados Unidos mantiveram sua agenda inalterada para as realizações desses shows.

Enquanto isso, o Brasil, que enfrenta a segunda onda da pandemia, adia por mais um ano o acontecimento dos festivais nas cidades sediadoras dos concertos.

Mas ao redor do mundo há eventos ao vivo que lentamente começam a voltar após uma paralisação da indústria de shows imposta pelo COVID-19 ao longo de um ano. De festivais-testes que se proliferam pela Europa aos já conhecidos shows latinos, confira a programação dos concertos que, até o momento, vão acontecer este ano!

6 festivais que vão acontecer em 2021

1. Baja Beach Fest

Nos dias 3 a 15 de agosto e de 20 a 22 de agosto, ocorrerá o Baja Beach Fest com J Balvin, Ozuna e Anuel AA como headliners do festival. O evento realizado pela primeira vez em 2018 em Rosarito Beach, na Baja Califórnia, México, tocará o gênero reaggaeton por vários dias e contará com apresentações de Karol GBecky GFarrukoGuaynaaJhay CortezPaloma Mami Rauw Alejandro, entre outros.

2. Governors Ball 2021

Billie Eilish, Megan Thee Stallion, Post Malone, Phoebe Bridgers e mais serão atrações do Governors Ball, que comemora seu 10º aniversário nos dias 24 a 26 de setembro no complexo Citi Field no Queens, em Nova York.

Governors Ball Music Festival 2020 foi definido para acontecer em junho e apresentaria performances de Vampire Weekend, Tame Impala, Stevie Nicks e muito mais. Neste ano, Big Thief, 21 Savage, Young Thug, Burna Boy, Carly Rae Jepsen, Jamie xx, DaBaby, 100 gecs, Freddie Gibbs e o Alquimista, Orville Peck, Bartees Strange, Amaarae, MIKE, Future Islands, Leon Bridges, Duck Sauce, Dominic Fike e muito mais estão prontos para dominarem o palco. 

line-up de festivais em 2021
Foto: Divulgação

Em comunicado, o prefeito da cidade, Bill de Blasio, informou: “Construir uma recuperação para todos nós significa reconectar-nos com os eventos icônicos que fazem de Nova York o maior destino turístico do mundo”.

3. Neón Experience

Realizado em Las Vegas durante o Mexican Independence, que tradicionalmente tem sido um grande fim de semana para a música latina em Vegas, o Néon Experience promete trazer J Balvin, Karol G, Jhay Cortez, Rauw Alejandro, Jowell e Randy e produtores Tainy e Sky Rompiendo nos dias 16 a 19 de setembro para um fim de semana de experiências e performances.

Com apenas 3.000 ingressos, os três dias e noites de eventos estão sendo organizados pelo colombiano Balvin e incluirão um show com ele como atração principal. 

4. Summerfest

Summerfest, o popular festival de música de Milwaukee, lançou sua programação para o evento de 2021, que acontecerá durante três fins de semana em setembro deste ano e está trazendo alguns grandes nomes para Wisconsin como Jonas Brothers, Dave Matthews Band, Luke Bryan, Chance the Rapper, Chris Stapleton, Miley Cyrus e Zac Brown Band.

O Summerfest normalmente acontece do final de junho ao início de julho de cada ano, mas foi adiado para setembro deste ano para permitir dar mais tempo para que a distribuição da vacina de COVID-19 aconteça nos EUA, conforme os organizadores anunciaram.

line-up de festivais em 2021
Foto: Divulgação

5. Ozuna Fest

O porto-riquenho Ozuna sediará um festival de quatro dias em Cancún, programado para acontecer de 4 a 8 de novembro. O concerto incluirá shows de destaque, festas na piscina e eventos noturnos com curadoria do próprio artista latino líder das paradas.

O Ozuna Fest começará com uma festa de abertura com apresentações de Myke Towers & Boza. Além disso, figuras como Wisin e Nathy Peluso também performarão.

6. Jam World

Nicky Jam sediará entre os dias 13 a 15 de maio um evento de três dias repleto de eventos de música ao vivo, festas particulares, festas na piscina e muito mais. Intitulado Jam World e ambientado em Miami, o festival reunirá o cantor de “El Perdón” com outros artistas como Manuel Turizo, Dalex e Sky Rompiendo, entre outros.

Festivais-testes em 2021

Com a chegada e aceleração da vacina em determinados países, o setor de produção artística se viu determinado a anunciar experimentos aglomerativos como forma de iniciar a volta de shows e festivais ao mercado. Levando em conta também que esses eventos-testes servem para compreender a dimensão do contágio do vírus entre o público, e assim, estabelecer com segurança o retorno ou não desses concertos.

Em Barcelona, no mês de março, ocorreu um show-teste com a aprovação e acompanhamento do governo. Reunindo cinco mil pessoas, o evento contou com os presentes testados para detectar a Covid-19 e usando máscaras (ambos incluídos no valor do ingresso), embora não fosse preciso manter o distanciamento social.

Foto: divulgação

Após duas semanas, todos refizeram os testes. Foi anunciado que “não havia nenhum sinal de contágio depois do evento”. Somente seis testes deram positivos. No entanto, a produção tem “certeza que quatro dessas transmissões não foram no show”, enquanto ao restante, “há uma porcentagem altíssima de não serem relacionados”.

Em Liverpool, Inglaterra, também foi realizado um festival em Sefton Park com cinco mil pessoas sem máscara ou distanciamento físico. Esse foi o primeiro autorizado após o confinamento no país.

O concerto-teste fez parte de um plano do governo para testar as medidas de segurança que devem ser implementadas a partir de 21 de junho. O público do evento celebrou, pulou e cantou durante dois dias, sendo obrigados a passar por teste antes de entrarem no local. Além disso, todos refizeram o exame após o fim do festival e necessitaram apresentar informações para um dispositivo de rastreamento em caso de teste positivo.

O Brasil está pronto para realizar festivais em 2021?

Enquanto muitos países estão adotando os eventos-testes para iniciarem o funcionamento do mercado do show bussiness, o Brasil parece estar longe dessa realidade.

Apesar do plano de vacinação ter iniciado em janeiro, a aplicação e produção de vacina anda em passos lentos e pequenos. Atualmente, o país detém apenas 14,55% da população imunizada, no qual há 50.555.846 de doses aplicadas.

No terceiro mês de 2021, o Brasil registrou mais de 66 mil mortes por COVID-19, mais que o dobro do contabilizado em julho de 2020, pior mês até então. Março foi marcado ainda por colapso no sistema de saúde e queda de ministros. Isso somado ao aumento expressivo do número de óbitos que já ultrapassou mais de 4 mil mortos, quadro esse em que o país completa com média de mais de 2 mil mortes por dia.

O território brasileiro ocupa o segundo lugar de nação com mais mortes no mundo, contabilizando mais de 414 mil vidas brasileiras perdidas.

Ou seja, embora o desejo por música, contato e diversão seja um sonho para muitos apreciadores da arte, o contexto atual continua impedindo o acontecimento de qualquer festival ainda no ano de 2021, visto que encaramos uma segunda onda que ceifa todos os dias a vida milhares de pessoas no Brasil.

3 festivais que foram cancelados no Brasil em 2021

1. Lollapalooza

O público do Lollapalooza sedento por mais uma edição estrondosa do festival irá passar mais um ano sem pisar no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Após o adiamento dos shows de 2020, que aconteceriam em setembro e foram remarcados para dezembro daquele ano, agora, o Lolla sofre a terceira mudança em seu cronograma, devido o descontrole da pandemia no Brasil.

Agendado para ocorrer nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2021, o festival anunciou oficialmente as datas dos dias 25, 26 e 27 de março de 2022 para a sua realização. Logo, os ingressos continuam válidos, mas as atrações ainda não foram confirmadas.

Durante as últimas duas remarcações, a produção do Lollapalooza não havia informado os nomes dos artistas que irão participar do festival no ano que vem. Cantores como Lana Del Rey, Travis Scott, Guns N’ Roses, Gwen Stefani e The Strokes já estavam confirmados como headliners.

 O festival Lollapalooza Brasil já chegou a receber até cem mil pessoas por dia em São Paulo.

2. Rock in Rio

Imagine dois grandes e tradicionais festivais no mesmo mês? Este ano, isso aconteceria, já que a nona edição do Lollapalooza foi transferida para 10, 11 e 12 de setembro de 2021, enquanto o Rock in Rio, seria realizado no período de 24, 25, 26 e 30 de setembro e 1, 2 e 3 de outubro de deste ano.

Mas no início do mês de março, a organização do evento anunciou seu adiamento para 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022 na Cidade do Rock, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Segundo Roberto Medina, presidente e criador do Rock in Rio, já há negociações sendo feitas com atrações. A banda inglesa Coldplay foi confirmada para o RIR pelo jornalista José Norberto Flesh ainda em fevereiro. Em abril deste ano, o jornal O Globo também confirmou o conjunto que é dono de hits como “Paradise” e “The Scientist”.

Para os dias dedicado ao heavy metal, foram divulgados os nomes dos grupos Iron Maiden, Megadeth, Dream Theater e Sepultura como atrações principais.

Leia também: Rock in Rio adiado? Lollapalooza confirmado? Como os festivais ficam?

3. Festival GRLS!

Foto: Divulgação

O Festival GRLS!, que teve sua primeira edição realizada ainda no ano passado e que trouxe pela primeira vez ao Brasil o Little Mix, é uma iniciativa cultural focada em celebrar o trabalho musical feito por mulheres e pessoas não-binárias, idealizada por Paola Wescher em parceria com a Time For Fun, a mesma organização do Rock in Rio.

O evento ocorreu no Memorial da América Latina, em São Paulo e reuniu um line-up só com mulheres. Na sua programação, os nomes de Kylie Minogue, Ludmilla, Gaby Amarantos e Linn da Quebrada destacaram-se como umas das atrações do festival.

Além do ambiente musical, GRLS! abriu um espaço para palestras, workshops e debates, no qual conteve as participações de Fernanda Lima, Jout Jout, Mônica Martelli, Astrid Fontenelle e Conceição Evaristo como palestrantes.

Durante todo o ano passado não houve nenhuma informação sobre a realização da sua segunda edição, e agora em 2021, em meio a pandemia, o festival ainda não falou a respeito da próxima realização do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *