in , ,

Especial Lollapalooza: Soundgarden e 20 anos de “Superunknown”

Lollapalooza-Brasil

Faltando menos de um mês para o festival Lollapalooza, que será realizado nos dias 5 e 6 de abril no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, o Tracklist preparará uma série de matérias especiais sobre os principais artistas que se apresentarão no evento. Nosso primeiro especial é sobre a banda norte-americana Soundgarden.

O Soundgarden foi formado em 1984, em Seattle. A banda, originalmente formada por Chris Cornell (vocal), Hiro Yamamoto (baixo), Kim Thayil (guitarra) e Scott Sundquist (bateria) foi uma das pioneiras do cenário grunge, ao lado de nomes como Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains, com um som mais pesado. No geral, o Soundgarden já vendeu cerca de 21 milhões de álbuns no mundo todo, com uma discografia recheada de 6 álbuns de estúdios, 5 EPs e 3 compilações.

Ao longo desses anos, a banda sofreu alterações. No que se diz respeito aos seus membros, o baixista Yamamoto saiu da banda em 1989, dando espaço a Jason Everman, que só permaneceu por um ano, para entrar em seu lugar Ben Shepherd, que permanece até hoje. O baterista Sundquist permaneceu na banda apenas por dois anos, com Matt Cameron assumindo sua posição desde 1987. Mantendo a formação Cornell, Thayil, Shepherd e Cameron, o grupo passou por altos e baixos, chegando a encerrar suas atividades em 1997 e anunciando seu retorno ao cenário musical treze anos depois, em 2010.

Porém, ao falar de Soundgarden, não se deve esquecer de mencionar o pico do sucesso do grupo, durante a consolidação do gênero grunge no começo dos anos 90: o álbum “Superunknown“, de 1994, que completou 20 anos no último dia 8 de março.

O álbum foi o quarto da carreira da banda e se tornou um grande sucesso comercial e de crítica, estreando na primeira posição da Billboard 200. O álbum contou com cinco singles, sendo dois deles ganhadores do Grammy Awards de 1995, “Black Hole Sun” e “Spoonman“; vale lembrar que o disco concorreu, nesse mesmo ano, à categoria de “melhor álbum de rock”. Como se não bastasse, “Superunknown” foi certificado cinco vezes como disco de platina. Em 2003, a revista americana Rolling Stone classificou o álbum na 336ª posição entre os 500 melhores discos de todos os tempos.

A banda após receber o Grammy de "Melhor Performance de Metal" por "Spoonman"
A banda após receber o Grammy de “Melhor Performance de Metal” por “Spoonman”

O sucesso de “Superunknown” se deve por fatores determinantes. Enquanto os álbuns anteriores traziam um som mais pesado, esse fugiu um pouco deste viés. Veja bem: um pouco. Ao mesmo tempo em que a banda começou a desenvolver canções com forte toque de psicodelia e direcionar suas letras para assuntos como suicídio, depressão e abusos, marcas que constituíam os discos anteriores, como a afinação drop D, as variadas fórmulas de compasso e os característicos gemidos e murmúrios de Chris Cornell mostraram-se presentes. Foi o equilíbrio perfeito que o Soundgarden conseguiu para alavancar sua carreira e escrever seu nome na história musical.

O último show dos caras foi em setembro do ano passado e contou com um setlist cheio de clássicos, incluindo canções mais recentes do álbum “King Animal“, de 2012, cuja turnê leva o mesmo nome. O show no Lollapalooza será o primeiro da banda no Brasil, porém, não o primeiro do vocalista Chris Cornell, que já esteve por aqui em turnê solo em 2007, 2011 e 2013.

E você, está animado para ver o Soundgarden no Lollapalooza? Promete ser um grande show!

Fique ligado no Tracklist para conferir mais informações e matérias especiais sobre o Lollapalooza e os artistas que estarão no festival neste ano.

(Agradecimentos: Paolo Nicola Mascitelli)

Um comentário

Leave a Reply

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *