23 de novembro de 2016 por karen Costa.

O Country é um gênero de grande destaque nos Estados Unidos. Considerado a “música de raiz” do país, o tipo musical é caracterizado por baladas simples e uso de instumentos de corda e banjos, principalmente. Tão relevante, é comum que o gênero seja  inspiração para artistas dos mais variados ritmos. Do rock ao pop, é sempre possível reconhecer reflexos do gênero, e por vezes, essa influência vai além de detalhes melódicos: cantores e bandas aventuram-se pela música popular e lançam faixas diferentes das que estão acostumados, enaltecendo o country em canções caraterísticas.

Abaixo, listamos alguns dos intérpretes que saíram de sua zona de conforto e se entregaram ao country em uma canção ou outra.

Beyoncé

Ao divulgar Lemonade no início do ano, Beyoncé surpreendeu com a faixa “Daddy Lessons”, em que deixa clara toda a influência country em sua música. A faixa chamou tanto a atenção que a cantora foi convidada a apresentá-la no Country Music Awards 2016 com o grupo Dixie Chicks.

Lady Gaga

Em Joanne, Lady Gaga queria voltar às raízes de sua formação musical, e fez isso com maestria – inclusive apresentando o gênero famoso por banjos e cordas. Apesar de presente em todo o disco, a influência do country é percebida de forma mais destacada em “Sinner’s Pray”, country por inteira.

 

Justin Timberlake

“Drink You Away” foi o quarto single do álbum pop 20/20 Experience – 2 de 2, lançado por Timberlake em 2013. Divulgada como música de trabalho em 2015, a faixa ficou na 5ª posição do chart digital da Billboard e teve uma performance realizada por Justin e Chris Stapleton no Country Music Awards do mesmo ano.

Paramore

“In The Mourning” foi lançada pelo Paramore em 2011, como parte do EP Singles Club. Com a melodia lenta e que destaca o violão, a faixa destoa bastante do que a banda estava acostumada a fazer até aquele momento: o rock/punk rock que levaram-na aos principais charts do mundo. A canção conta ainda com um trecho de “Landslide”, faixa country do grupo Fleetwood Mac.

Bruce Springsteen

Rockeiro de carteirinha, Bruce Springsteen também já embarcou no trem do country. Em uma regravação de “Pay Me My Money Down”, faixa popular dos Estados Unidos, o cantor destaca sua versatilidade vocal.

Rihanna, Kanye West e Paul McCartney

Em “FourFiveSeconds” vemos que a música country não influencia apenas artistas americanos, mas também barbadeanos como Rihanna e ingleses como Paul McCartney. Juntos ao rapper Kanye West, a dupla entrega uma faixa acústica e folk, com destaque para as cordas características da música de raiz dos EUA.

Christina Aguilera

Aguilera fez sua primeira aparição no Billboard’s Hot Country Songs em 2015, quando lançou “Shotgun” para a trilha de série de TV “Nashville”.

Lembra de mais algum artista que “trocou” o pop, rock, R&B, rap ou outro gênero pelo country? Conta para a gente nos comentários!

Comentários

Mais lidas
Alguns direitos reservados / 2013 - 2017.
Desenvolvido por Lucas Mantoani.