Confira os estilos musicais de grandes esportistas do poker e do futebol

O poker e o futebol podem parecer esportes muito distintos à primeira vista. Apesar disso, as […]

Por em 11 de outubro de 2019

O poker e o futebol podem parecer esportes muito distintos à primeira vista. Apesar disso, as duas modalidades estão bem mais próximas do que a maior parte das pessoas imaginam e uma das principais similaridades entre ambas é a importância da música na rotina dos atletas vencedores.

Seja para se concentrarem ou para buscarem a automotivação em momentos difíceis, diversos grandes profissionais desses esportes, como Wayne Rooney, Zlatan Ibrahimovic, Daniel Negreanu, Cristiano Ronaldo e Felipe Mojave levam muito a sério a seleção musical de suas playlists particulares.

Wayne Rooney, atacante do D.C. United (EUA)

Um dos melhores atacantes da história do futebol inglês, Wayne Rooney teve uma passagem marcante pelo Manchester United, da Inglaterra. Entre 2004 e 2017, período em que defendeu os Diabos Vermelhos, o craque inglês marcou 253 gols e se tornou o maior artilheiro da história da equipe.

Atualmente, com 34 anos de idade, Rooney está atuando no futebol norte-americano e defende as cores do D.C. United desde 2018. Apesar do pouco tempo no clube, o jogador conquistou seu espaço no time e já é considerado um grande ídolo pela torcida. 

Rooney adora rock e é um grande fã da banda britânica Stereophonics. Além de ter contratado a banda para tocar em seu casamento, o futebolista inglês tem tatuado em seu braço o título do 3º álbum do Stereophonics , intitulado de  “Just Enough Education To Perform”.

Em uma entrevista para o portal G1, o vocalista Kelly Jones confirmou que tocou no casamento de Rooney. “Toquei no dia seguinte ao casamento, sim. Mas sou torcedor do Leeds United. O Rooney é que é fã do Stereophonics. É um cara legal, frequenta os shows há bastante tempo”, disse o cantor.

Zlatan Ibrahimovic, atacante dos Los Angeles Galaxy (EUA)

O sueco Zlatan Ibrahimovic ainda não se aposentou dos gramados, mas já é dono de uma carreira extremamente vitoriosa e tem passagens marcantes por alguns gigantes do futebol mundial. Somente na Itália, por exemplo, ele defendeu os três maiores clubes da Velha Bota: Juventus, Milan e Inter de Milão.

Assim como Rooney, Ibrahimovic está perto de encerrar a carreira profissional no futebol e foi buscar novos desafios na MLS (Major League Soccer), principal liga de futebol dos Estados Unidos, para defender a equipe dos Los Angeles Galaxy.

Em sua rotina musical, Ibrahimovic é um grande fã de Bob Marley. Além de apreciar reggae, ele também não abre mão de escutar o rapper sueco Timbuktu.

Ibrahimovic em entrevista coletiva. Foto: Doha Stadium Plus Qatar

Certa vez, em uma entrevista para o canal norte-americano de televisão CNN, Ibrahimovic confessou que apesar do reggae dominar a sua playlist, o estilo musical não seria o mais apropriado para escutar antes dos jogos, pois o craque sueco acredita que entraria tranquilo demais nas partidas e não seria capaz de jogar com toda a sua garra costumeira.

Daniel Negreanu, competidor profissional de poker

Campeão de seis eventos da World Series of Poker, a Copa do Mundo do poker, o canadense Daniel Negreanu está no rol dos melhores jogadores de poker de todos os tempos. Na WSOP de 2014, ele se tornou o atleta mais lucrativo da história em eventos ao vivo.

Diferentemente dos outros atletas apresentados, Negreanu não foca tanto em grandes artistas e singles em sua playlist. Antes de se sentar na mesa para disputar os torneios, o canadense tem o hábito de escutar sons do oceano e até mesmo pássaros cantando para relaxar e atingir o seu melhor nível de concentração.

Também vale destacar que Negreanu teve uma participação especial no videoclipe da cantora norte-americana Katy Perry na música “Waking up in Vegas”. No videoclipe em questão, que já soma quase 90 milhões de visualizações no YouTube, ele aparece em uma mesa de poker junto à cantora.

Cristiano Ronaldo, atacante da Juventus (Itália)

Eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em cinco oportunidades, Cristiano Ronaldo foi parte essencial de todos os elencos por onde passou e atualmente defende as cores da Juventus, da Itália. 

O craque português nunca escondeu a sua admiração pelo estilo musical reggaeton, bastante popular na Colômbia e em outras países da América Latina. Em 2014, ele contratou para a sua festa de aniversário o cantor colombiano Kevin Roldán, importante nome do reggaeton, para tocar em sua festa de aniversário.

Como quase sempre jogou com vários brasileiros pelos clubes em que passou, o jogador lusitano tomou gosto pela música brasileira. Segundo Katia Aveiro, irmã de Cristiano Ronaldo, CR7 gosta de escutar Bruno e Marrone, Roberto Carlos, Zezé Di Camargo e Luciano, Roberta Miranda, Alcione, Gal Costa, Ivete Sangalo, Marília Mendonça, Fafá de Belém e diversos outros artistas do Brasil.

Felipe Mojave, competidor profissional de poker

O brasileiro Felipe Mojave é um dos melhores jogadores de poker da América Latina e conta com uma importante reputação no poker europeu, status que poucos sul-americanos conseguem atingir em suas carreiras.

Em 2017, por exemplo, Mojave teve um grande ano e chegou a estar entre os 25 melhores do mundo no “Player Of The Year” do Global Poker Index, principal ranking do poker mundial. 

Felipe Mojave em torneio da WSOP. Foto: Antonio Abrego (Pokernews)

“Eu já fui líder do ranking latino e brasileiro, mas me orgulho mais de como o poker transformou minha vida. Em 2017, eu tive a felicidade de ser o jogador a bater o recorde de premiações do mundo. Um dos prêmios mais legais foi do jogador mais inspirador”, disse o competidor em recente entrevista para a Rádio Transamérica.

Mojave apresenta um gosto musical bastante eclético. A sua playlist é composta por bandas nacionais e internacionais, como Charlie Brown Jr., Metallica, Rage Against The Machine, Grupo Revelação, Grupo Fundo de Quintal, entre outras.

Pela seleção musical de Mojave, que varia de Rage Against The Machine ao Grupo Fundo de Quintal, percebe-se a importância da música na rotina do brasileiro. Além disso, tanto o brasileiro quanto outros profissionais têm a consciência que cada canção escolhida no momento certo pode ajudar na preparação mental para suportar a pressão de grandes eventos.

O que outras estrelas do esporte escutam?

Novak Djokovic, atual líder do ranking masculino de tênis, já disse em muitas declarações à imprensa que gosta de escutar músicas clássicas para relaxar e acalmar os nervos antes das partidas.

Já o jogador de basquete norte-americano Damian Lillard vai além e se apresenta como cantor nas horas vagas, utilizando o nome artístico DAME D.O.L.L.A. Seu trabalho tem boa repercussão junto à crítica e está disponível em variadas plataformas de streaming.


Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!