in ,

CHARTS: Harry Styles emplaca “Sign Of The Times” no topo da parada britânica

Marcando a quarta e penúltima estreia solo entre os ex-integrantes do One Direction, Harry Styles surpreendeu a indústria fonográfica com a sua mais nova música de trabalho, “Sign Of The Times”, influenciada pela sonoridade atemporal de nomes como Queen e David Bowie. Assim como já era esperado, a faixa obteve um excelente desempenho comercial em seus primeiros dias disponível e debutou entre as primeiras posições da parada americana e no topo do Reino Unido, encerrando a liderança de 13 semanas de “Shape Of You”, de Ed Sheeran.

Junto à Styles, outro lançamento de destaque comercial no mundo da música nessa última semana foi o de “Memories… Do Not Open”, aguardado álbum de estreia do duo The Chainsmokers que garantiu a primeira colocação nos Estados Unidos, onde também estrearam os novos títulos de Pentatonix, Joey Bada$$ e Father John Misty.

Com tais chegadas, é esperado que as tabelas musicais tenham ainda mais concorrência ao longo das próximas atualizações, uma vez que a corrida pelos percentuais de vendagem continua se intensificando em ambos os lados do Atlântico.

BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS

Com seus crescentes números de audiência em airplay e os gigantescos valores de downloads e streams, “Shape Of You”, de Ed Sheeran, alcança a marca de doze semanas não consecutivas à frente da Billboard Hot 100, tornando-se o primeiro single a ocupar o topo da tabela por tanto tempo desde “Closer”, colaboração do The Chainsmokers com Halsey.

Entre as dez primeiras posições da parada americana nessa semana, três são inéditas em tal pico. “Mask Off”, de Future, e “XO TOUR LLif3”, de Lil Uzi Vert, viralizaram pelos Estados Unidos ao longo das últimas semanas e finalmente conseguiram refletir seu sucesso na Billboard Hot 100 com seus índices de streams, ocupando agora os sétimo e oitavo lugares da lista, respectivamente.

A outra aparição inédita fica por conta de Harry Styles e a primeira música de trabalho de sua carreira solo, “Sign Of The Times”. A canção obteve aproximadas 142 mil vendas digitais, 16,5 milhões de audições em serviços de streaming e uma audiência de 23 milhões de pessoas em rádios americanas, o suficiente para estrear na quarta colocação.

A faixa, que marca a trigésima entrada de Styles na tabela após 29 estreias pelo One Direction, deve ainda ser impulsionada por sua divulgação pelos Estados Unidos, que incluiu uma performance do cantor no tradicional Saturday Night Live neste final de semana.

Um pouco mais à frente, “That’s What I Like”, atual single de Bruno Mars, retorna à segunda colocação ao superar os percentuais alcançados por “HUMBLE.”, de Kendrick Lamar. Entretanto, tais posições devem alternar novamente já na próxima semana com o lançamento do novo disco do rapper, “DAMN.”, que colaborou para o crescimento comercial da canção.

Com tais números, os dez singles melhor posicionados na Billboard Hot 100 nessa semana são:

1. “Shape Of You”, Ed Sheeran (-)
2. “That’s What I Like”, Bruno Mars (3–2)
3. “HUMBLE.”, Kendrick Lamar (2–3)
4. “Sign Of The Times”, Harry Styles (*)
5. “Something Just Like This”, The Chainsmokers e Coldplay (-)
6. “iSpy”, Kyle e Lil Yachty (4–6)
7. “Mask Off”, Future (11–7)
8. “XO TOUR LLif3”, Lil Uzi Vert (16–8)
9. “Body Like A Back Road”, Sam Hunt (6–9)
10. “Paris”, The Chainsmokers (9–10)

Comprovando sua popularidade em terras americanas, o The Chainsmokers estreou diretamente como líder da Billboard 200 com o seu primeiro álbum de estúdio, “Memories… Do Not Open”. O disco reuniu cerca de 221 mil unidades vendidas em sua semana de abertura na tabela de acordo com a escala da Nielsen Music, superando “More Life”, de Drake, e “÷”, de Ed Sheeran, que agora se encontram nos segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Apesar de “Memories… Do Not Open” ser o primeiro título do duo a ocupar o topo da parada americana de discos, o grupo já emplacou dois extended plays na Billboard 200: “Bouquet”, que alcançou a 31ª posição em janeiro do ano passado; e o mais recente “Collage”, que chegou à sexta colocação no último mês de novembro.

Outras estreias de destaque dessa semana entre os dez títulos melhor posicionados dos Estados Unidos são “PTX Vol. IV: Classics”, coletânea de covers de clássicos gravados pelo Pentatonix que debuta na quarta colocação; “ALL-AMERIKKKAN BADA$$”, álbum inédito do rapper Joey Bada$$ que assume o quinto lugar; e “Pure Comedy”, mais novo trabalho de Father John Misty que agora ocupa o décimo degrau da lista.

Enquanto Pentatonix e Father John Misty obtiveram grandes índices de vendas digitais e físicas com os seus mais recentes projetos, estes que representam mais de 95% dos números obtidos por ambos os trabalhos, boa parte do percentual de Joey Bada$$ é proveniente das execuções de seu novo disco em plataformas de streaming, que equivaleram a 23 mil do total de 51 mil cópias comercializadas.

Confira como ficam as dez primeiras colocações da Billboard 200 nessa semana:

1. “Memories… Do Not Open”, The Chainsmokers (*)
2. “More Life”, Drake (1–2)
3. “÷”, Ed Sheeran (2–3)
4. “PTX Vol. IV: Classics”, Pentatonix (*)
5. “ALL-AMERIKKKAN BADA$$”, Joey Bada$$ (*)
6. “24K Magic”, Bruno Mars (4–6)
7. “Moana (Official Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras” (6–7)
8. “Painting Pictures”, Kodak Black (3–8)
9. “FUTURE”, Future (8–9)
10. “Pure Comedy”, Father John Misty (*)

OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO

Apesar de não ter assumido o pico dos Estados Unidos, Harry Styles foi glorioso em sua terra natal com o lançamento de “Sign Of The Times”. O single estreou na primeira posição da tabela britânica de singles ao acumular 39 mil downloads e 3,5 milhões de streams pelo Reino Unido no decorrer da última semana.

Com isso, a faixa garantiu uma pequena diferença em comparação aos números de “Shape Of You”, de Ed Sheeran, superado por aproximadas 5 mil unidades vendidas. A canção em questão desocupa a liderança do Official Charts pela primeira vez desde o seu lançamento, no início de janeiro, e cai para a segunda colocação.

Martin Jensen e Zedd consagram a música eletrônica entre as dez primeiras posições da lista. Enquanto o produtor dinamarquês subiu para o sétimo lugar com “Solo Dance”, a mais recente parceria de Anton Zaslavski com Alessia Cara, “Stay”, alcançou um pico inédito na tabela ao chegar à oitava colocação.

Os dez singles melhor posicionados no Reino Unido nessa semana são:

1. “Sign Of The Times”, Harry Styles (*)
2. “Shape Of You”, Ed Sheeran (1–2)
3. “Galway Girl”, Ed Sheeran (2–3)
4. “Symphony”, Clean Bandit e Zara Larsson (3–4)
5. “Passionfruit”, Drake (4–5)
6. “Something Just Like This”, The Chainsmokers e Coldplay (5–6)
7. “Solo Dance”, Martin Jensen (8–7)
8. “Stay”, Zedd e Alessia Cara (9–8)
9. “It Ain’t Me”, Kygo e Selena Gomez (7–9)
10. “Castle On The Hill”, Ed Sheeran (6–10)

Ao todo, quatro estreias marcam a atualização dessa semana da parada britânica de álbuns. A primeira e mais notável delas é a do primeiro disco do The Chainsmokers, “Memories… Do Not Open”, que desbanca a crescente comercial de “More Life”, de Drake, ao assumir o terceiro lugar da lista e foi contribuído pelo sucesso do mais recente single da dupla com o Coldplay, “Something Just Like This”.

Mais abaixo, outros três títulos ainda debutam na tabela: “inFinite”, novo trabalho de estúdio do Deep Purple que aparece na sexta colocação; “Pure Comedy”, disco inédito do Father John Misty que agora ocupa o oitavo degrau da lista; e ainda “Let Me Fly”, mais recente álbum do Mike & The Mechanics que estreia na nona posição.

Enquanto isso, “÷”, último álbum de estúdio de Ed Sheeran, é o líder da parada britânica de discos pela sexta atualização consecutiva. O trabalho acumulou aproximadamente 84 mil cópias comercializadas ao longo da última semana, mantendo-se assim como o título de maior destaque no Reino Unido mais uma vez enquanto “Human”, de Rag’n’Bone Man, ocupa a segunda posição.

Dado isso, as dez primeiras colocações da tabela britânica de álbuns são ocupadas da seguinte forma:

1. “÷”, Ed Sheeran (-)
2. “Human”, Rag’n’Bone Man (-)
3. “Memories… Do Not Open”, The Chainsmokers (*)
4. “More Life”, Drake (3–4)
5. “Wonderland”, Take That (-)
6. “inFinite”, Deep Purple (*)
7. “Moana (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras” (14–7)
8. “Pure Comedy”, Father John Misty (*)
9. “Let Me Fly”, Mike & The Mechanics (*)
10. “X”, Ed Sheeran (9–10)


O topo da parada americana de discos já possui dono para a próxima atualização: com seus surpreendentes valores de vendas digitais e streams, “DAMN.”, aguardadíssimo novo álbum de estúdio de Kendrick Lamar, deve debutar diretamente no primeiro lugar da lista e assim tornar-se a melhor estreia do rapper na tabela até o momento, sucedendo “To Pimp A Butterfly” e “Untitled Unmastered”, que também já foram líderes na Billboard 200, e “good kid, m.A.A.d. city” e “Section.80”, que chegaram às 2ª e 113ª posições, respectivamente.

Além de “DAMN.”, outro trabalho que pode estrear em destaque na semana que vem é “The Search For Everything”, de John Mayer. As vendas do disco foram alavancadas tanto pelos seus EPs predecessores, as chamadas “Wave One” e “Wave Two”, quanto pela atual turnê norte-americana do cantor.

Em questão de singles, o Coachella, um dos mais populares festivais de música no mundo realizado nesse final de semana na Califórnia, deve desempenhar grande importância para o crescimento comercial de nomes como Lady Gaga, que aproveitou o evento para estrear sua nova canção promocional, “The Cure”; e o próprio Kendrick Lamar, que pode aparecer em destaque com faixas como “DNA.” e “HUMBLE.”, atualmente na terceira colocação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *