in ,

CHARTS: Bruno Mars alcança o topo dos Estados Unidos pela sétima vez

Agora, mais do que nunca, não restam dúvidas de que Bruno Mars é um dos maiores hitmakers da atual indústria fonográfica. O cantor, que acumula grandes sucessos em sua carreira, chegou à primeira colocação da parada americana de singles com sua mais recente música de trabalho, “That’s What I Like”, que se torna a sétima faixa a alcançar o topo dos Estados Unidos.

Para tal feito, o havaiano, que também ascende no país com o disco “24K Magic”, contou com a crescente das vendas digitais — que têm sido um fator fundamental para o sucesso da canção na tabela — para assumir o topo. Não só Bruno, mas também Luis Fonsi, Daddy Yankee e Justin Bieber se beneficiaram do quesito para subir na lista com o remix do hit latino “Despacito”.

Não é apenas nos Estados Unidos, entretanto, que há um novo líder em questão de singles. Na terra da Rainha, a mais recente colaboração do Clean Bandit com Zara Larsson, “Symphony”, desbancou Ed Sheeran e assumiu o primeiro lugar da parada, sendo essa a terceira vez que o grupo britânico ocupa o topo em sua terra natal e a primeira da cantora sueca.

BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS

Após passar quinze semanas transitando entre as primeiras posições, finalmente “That’s What I Like”, atual música de trabalho de Bruno Mars, chegou ao topo da Billboard Hot 100. A faixa, que até então havia atingido apenas a vice-liderança da tabela, escalou dois degraus rumo à liderança, marcando a sétima vez que o cantor assume a frente da parada americana de singles.

Com o sucesso de “That’s What I Like”, Bruno Mars agora possui pelo menos um single de três álbuns consecutivos a assumir o topo da Billboard Hot 100. O último artista a alcançar tal série foi Eminem, que chegou à primeira colocação da tabela com faixas dos três discos que lançou entre 2009 e 2013

De acordo com os dados recolhidos pela Nielsen Music, a música obteve 78 mil downloads e 39,5 milhões de streams, estatísticas suficientes para garantir o topo ao havaiano. A última vez que Mars ocupou o topo da tabela americana de singles foi em 2015, quando liderou a lista por 14 atualizações ao lado de Mark Ronson com “Uptown Funk!”. Já como artista solo, o cantor não havia atingido tal marca desde 2013, quando a fez com “When I Was Your Man”.

Enquanto isso, na quarta colocação, destaca-se o crescente sucesso do remix de “Despacito”, de Luis Fonsi e Daddy Yankee com Justin Bieber, que subiu cinco posições em relação à semana passada. A canção acumulou o maior número de vendas digitais nessa atualização com aproximados 86 mil downloads, consagrando-se assim como a primeira faixa de língua estrangeira a liderar o quesito desde “Gangnam Style”, de PSY, em 2012.

Não só isso, mas a faixa também se tornou o primeiro título em espanhol a aparecer entre os cinco primeiros lugares da Billboard Hot 100 desde o principal sucesso do Los Del Rio, “Macarena”, que se manteve na primeira colocação da lista por 14 semanas.

Por fim, vale destacar também a nova posição de pico de “It Ain’t Me”, colaboração do produtor norueguês Kygo com a cantora Selena Gomez. O single foi alavancado por sua promoção no iTunes norte-americano, que contribuiu para o seu crescimento comercial e sua consequente ascensão em direção ao décimo lugar.

Dado isso, os dez singles melhor posicionados na Billboard Hot 100 nessa semana são:

1. “That’s What I Like”, Bruno Mars (3–1)
2. “Shape Of You”, Ed Sheeran (-)
3. “HUMBLE.”, Kendrick Lamar (1–3)
4. “Despacito”, Luis Fonsi e Daddy Yankee com Justin Bieber (9–4)
5. “Mask Off”, Future (-)
6. “Something Just Like This”, The Chainsmokers e Coldplay (8–6)
7. “DNA.”, Kendrick Lamar (4–7)
8. “iSpy”, Kyle e Lil Yachty (6–8)
9. “XO TOUR Llif3”, Lil Uzi Vert (10–9)
10. “It Ain’t Me”, Kygo e Selena Gomez (13–10)

Apesar de Kendrick Lamar ter perdido o topo da tabela americana de singles nessa semana, o rapper permanece líder nos Estados Unidos em questão de discos. O seu mais recente álbum de estúdio, “DAMN.”, ocupa a primeira posição por uma segunda atualização consecutiva, acumulando cerca de 238 mil unidades vendidas ao longo dos últimos sete dias (representando uma queda comercial de 61% se comparado ao seu desempenho de estreia).

Impressionantemente, contudo, a segunda semana de vendas de “DAMN.” também é a quarta melhor semana de vendas de um disco em 2017 até o momento, apenas atrás do próprio número de entrada do trabalho e das estreias de “More Life”, de Drake, e “÷”, de Ed Sheeran (que nessa semana sobem para os segundo e terceiro lugares, respectivamente).

A maior estreia da Billboard 200 nessa semana fica por conta de “8”, disco inédito do Incubus que debuta no quarto lugar com aproximadamente 52 mil cópias comercializadas. A última vez que o grupo ocupou alguma das dez primeiras colocações da tabela americana foi em 2015 com o extended play “Trust Fall (Side A)”.

Além da banda californiana, outro título que debuta com destaque na última atualização da parada é a trilha sonora do recém-estreado “Guardiões da Galáxia Vol. 2”. A chamada “Awesome Mix, Vol. 2”, lançada no dia 21 de abril com artistas como George Harrison, Fleetwood Mac e Sam Cooke, abre na oitava posição com 34 mil unidades comercializadas e deve crescer ainda mais na semana que vem com as vendas de sua edição física.

Confira as dez primeiras colocações da Billboard 200 nessa semana:

1. “DAMN.”, Kendrick Lamar (-)
2. “More Life”, Drake (3–2)
3. “÷”, Ed Sheeran (4–3)
4. “8”, Incubus (*)
5. “24K Magic”, Bruno Mars (7–5)
6. “Memories… Do Not Open”, The Chainsmokers (5–6)
7. “Moana (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras” (6–7)
8. “Guardians Of The Galaxy, Vol. 2: Awesome Mix, Vol. 2 (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Guardiões da Galáxia Vol. 2” (*)
9. “FUTURE”, Future (8–9)
10. “Starboy”, The Weeknd (14–10)

OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO

Após recuperar a liderança da tabela britânica de singles na semana passada, Ed Sheeran e seu principal sucesso, “Shape Of You”, voltam a ceder a primeira colocação do Official Charts. Agora, o posto é ocupado por “Symphony”, mais recente música de trabalho do Clean Bandit em parceria com Zara Larsson que aos poucos vinha conquistando seu espaço no Reino Unido.

A faixa já é o terceiro single do Clean Bandit a assumir o topo da parada britânica e o segundo consecutivo, sucedendo o último hit do grupo, “Rockabye” (que foi líder da lista por nove semanas) e “Rather Be”, de 2014, embora ainda seja um feito inédito para Zara. O mais próximo que a cantora sueca havia alcançado foi no ano passado, quando “I Would Like” chegou ao segundo lugar.

A atualização dessa semana marca também duas entradas entre as dez primeiras colocações. A primeira (e mais notável) é a de “Swalla”, colaboração de Jason Derulo com Nicki Minaj e Ty Dolla $ign que escalou nove degraus em direção ao sexto lugar. Com isso, o single traz a décima aparição do cantor nas posições de destaque do Official Charts, além da 11ª de Minaj e a segunda de Ty.

O outro título em questão é “There’s Nothing Holdin’ Me Back”, mais nova canção promocional de Shawn Mendes que debuta diretamente na sétima colocação da tabela. A faixa dá continuidade à linha de sucesso de “Stitches” e “Treat Me Better” e se torna o terceiro single do canadense a chegar aos dez primeiros lugares do Reino Unido.

Confira como são ocupadas as dez primeiras posições da parada britânica de singles nessa semana:

1. “Symphony”, Clean Bandit e Zara Larsson (2–1)
2. “Shape Of You”, Ed Sheeran (1–2)
3. “Galway Girl”, Ed Sheeran (-)
4. “Sign Of The Times”, Harry Styles (-)
5. “Passionfruit”, Drake (-)
6. “Swalla”, Jason Derulo com Nicki Minaj e Ty Dolla $ign (15–6)
7. “There’s Nothing Holdin’ Me Back”, Shawn Mendes (*)
8. “Solo Dance”, Martin Jensen (-)
9. “Something Just Like This”, The Chainsmokers e Coldplay (7–9)
10. “HUMBLE.”, Kendrick Lamar (6–10)

Se Ed Sheeran não foi capaz de permanecer líder da lista de singles, em contrapartida se manteve firme e forte no topo da parada de discos do Reino Unido com “÷” pela oitava semana consecutiva — mesmo que por muito pouco. O cantor abriu uma vantagem de 16 mil unidades vendidas em relação a “Tears On The Dancefloor”, aguardado álbum de retorno do famoso grupo britânico Steps que debutou na vice-liderança.

O primeiro trabalho do quinteto em mais de 15 anos, apesar de não assumir a liderança da tabela, foi o disco com maior número de downloads ao longo dessa semana, desbancando o mais recente título de Sheeran em tal quesito pela primeira vez desde seu lançamento, no início de março.

Além do Steps, outros três nomes estreiam entre as dez primeiras colocações da parada, como a cantora irlandesa Imelda May, que assume o quinto lugar com seu projeto inédito, “Life Love Flesh Blood”; o grupo Texas, que debuta na sexta posição com “Jump On Board”; e a banda de metalcore While She Sleeps, cujo mais recente trabalho, “You Are We”, abre no oitavo degrau da lista.

Com isso, as dez primeiras colocações da tabela britânica de discos são ocupadas da seguinte maneira:

1. “÷”, Ed Sheeran (-)
2. “Tears On The Dancefloor”, Steps (*)
3. “Human”, Rag’n’Bone Man (-)
4. “DAMN.”, Kendrick Lamar (2–4)
5. “Life Love Flesh Blood”, Imelda May (*)
6. “Jump On Board”, Texas (*)
7. “More Life”, Drake (4–7)
8. “You Are We”, While She Sleeps (*)
9. “Moana (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras” (7–9)
10. “X”, Ed Sheeran (8–10)


O antecipadíssimo retorno do Gorillaz deve ganhar destaque nas paradas já na próxima semana com o lançamento de seu primeiro álbum de estúdio em sete anos, “Humanz”. O disco, que pode encerrar a soberania de Ed Sheeran no Reino Unido, possui chances reais de desbancar os números estelares de Kendrick Lamar nos Estados Unidos, uma vez que tem conquistado espaço em terras americanas em questão de vendas digitais — um dos fatores de maior importância na contagem da Billboard 200.

Além do Gorillaz, quem também deve aparecer entre os destaques das tabelas de álbuns é Mary J. Blige com seu mais novo trabalho de estúdio, “Strength Of A Woman”, e o rapper Wale com o lançamento surpresa de “Shine”. Entre os nomes cujas estreias entre as primeiras posições ainda são contestáveis, estão Lea Michele, Sylvan Esso e Willie Nelson.

Em questão de singles, “I’m The One”, nova parceria de DJ Khaled com Justin Bieber, Quavo, Chance The Rapper e Lil Wayne, deve roubar a cena, chegando a ameaçar até mesmo a primeira colocação. Não só a quádrupla colaboração, mas também lançamentos como “First Time”, de Kygo e Ellie Goulding, e “Thunder”, do Imagine Dragons, ainda podem surpreender no Reino Unido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *