in

Britney Spears: linha do tempo da conservadoria da cantora

oops i did it again

Você já deve ter ouvido ou lido a expressão #FreeBritney nos últimos tempos. De fato: a conservadoria, ou tutela, estabelecida sob Britney Spears durante os últimos 13 anos chocou o mundo devido à falta de liberdade da artista sobre sua própria vida pessoal, profissional e financeira. Em junho deste ano, a estrela declarou em audiência que precisou se submeter a condições terríveis, como não poder se casar ou remover o DIU.

Porém, o caso ganhou um desfecho feliz. Em 29 de setembro de 2021, o pai da cantora, Jamie Spears, seu então tutor desde 2008, foi oficialmente suspenso da tutela – ou seja, ele não responde mais pela filha. Mas o processo de tutela ainda não foi definitivamente encerrado: a corte estabeleceu o contador John Zabel como o responsável temporário das finanças da cantora. Entretanto, outra audiência deve ser feita dentre 30 e 45 dias para definir o caso e, consequentemente, o encerramento do processo de tutela de Britney Spears.

A conservadoria da princesa do pop por muito tempo permaneceu em um limbo complexo de compreensão. Porém, com o surgimento do movimento #FreeBritney e o interesse vindo da mídia acerca da condição jurídica em que Spears se encontra, foi possível estar a par de como esse controle é feito.

Recentemente, a Billboard traçou uma linha do tempo na qual pontua os principais fatores da tutela da cantora ao longo da última década. Sendo assim, nós, do Tracklist, trouxemos para você um resumo de todo esses marcadores que definiram os importantes passos dados durante a conservadoria de Britney Spears até o atual momento. Entenda!

britney spears conservadoria
Foto: Divulgação

Leia também: Opinião: O fim da tutela de Britney Spears marca o recomeço de sua vida

Janeiro de 2008: Britney Spears é levada ao hospital

Entre os dias 3 e 31 de janeiro daquele ano, a voz de “Toxic” é levada múltiplas vezes ao UCLA Medical Center. Ali, a diva é colocada em uma retenção psiquiátrica para avaliação mental, após se recusar a abrir mão da custódia de seus filhos para o seu ex-marido e pai dos meninos, Kevin Federline

1º de fevereiro de 2008: a tutela é oficialmente imposta sob a cantora

Após os episódios de internações que a artista precisou enfrentar no mês de janeiro, seu pai, Jamie Spears, entra na justiça e exige da Suprema Corte de Los Angeles que sua filha seja colocada sob uma tutela temporária de emergência. O pedido é atendido, ele se torna o conversador da estrela, além de ser nomeado co-conservador do seu patrimônio junto do advogado, Andrew Wallet.

britney spears conservadoria
Foto: reprodução/Instagram

Leia também: Britney Spears: entenda por que tutela da cantora permanecerá com o pai

28 de outubro de 2008: Tribunal estende tutela indefinidamente 

Antes de se figurar como indefinida, Reva Goetz, comissária do Tribunal Superior de Los Angeles, já havia estendido a conservadoria até o final de 2008. No entanto, dois meses antes da tutela temporária ordenada pelo tribunal chegar ao fim, Goetz determinava que o controle de Britney por Jamie seria mantido por um período indefinido.

25 de abril de 2012: Jason Trawick, noivo de Spears, torna-se seu co-conservador

Meses depois do noivado em dezembro de 2011, Jason Trawick, noivo e ex-agente da cantora, é definido como seu co-conservador. A decisão foi aprovada por Reva, logo depois que Britney pediu para que o companheiro entrasse na tutela.

3 de abril de 2019: a artista dá entrada em um centro de tratamento de saúde mental

Afetada pela saúde do pai diagnosticado com câncer, Britney Spears entra em centro de reabilitação e se mantêm reclusa no local por 30 dias.

5 de setembro de 2019: Jamie deixa temporariamente o cargo de conservador principal

Brenda Penny, juíza do Tribunal Superior de Los Angeles, acata o pedido do pai da cantora e o afasta do cargo de conservador principal. Logo, a gerente de cuidados fiduciários profissionais Jodi Montgomery é nomeada a nova conservadora, passando a cuidar e fornecer manutenção e suporte à Britney, além de poder restringir e limitar os visitantes “por qualquer meio”, exceto pelas reuniões com seu advogado, Samuel D. Ingham II.

3 de setembro de 2020: Britney demonstra amor ao movimento #FreeBritney em ação judicial

Cansada de anos de tutela, a diva demonstra pela primeira vez desejo de tornar o seu caso público, mostrando aos fãs e a todos que a admiram o que vem passando durante uma década sob conservadoria. Sendo assim, a cantora registra uma objeção à moção de seu pai para que Wallet, o primeiro advogado nomeado para ser seu co-conservador, repita seu papel.

7 de outubro de 2020: advogado da estrela questiona a capacidade de Britney no tribunal

Samuel Ingham compara sua cliente com uma pessoa “em coma” e afirma que ela não tem capacidade de assinar uma declaração expressando o desejo de encerrar a tutela.

Embora a medida seja voluntária, o que significa que o advogado pode arquivar a papelada para encerrá-la quando ela quiser, é necessário que Britney passe por uma avaliação para provar sua capacidade, o que Ingham questionou diretamente.

3 de novembro de 2020: Britney exige a remoção de seu pai como conservador em ação judicial

A ícone do pop entra com um novo processo judicial solicitado à justiça dos EUA, onde pedia a retirada de Jamie Spears do posto de conservador dos seus assuntos financeiros. A exigência defendia a remoção do pai assim que a Bessemer Trust Company, empresa de gestão de fortunas que Britney solicitou em setembro do ano passado para supervisionar suas finanças em vez dele, for nomeada como conservadora de seu patrimônio.

2 de março de 2021: Jamie declara que deseja que a tutela chegue ao fim

Advogada de Jamie, Vivian L. Thoreen contou à CNN que “[Jamie] adoraria nada mais do que ver Britney não precisar de uma tutela. Se haverá ou não um fim para a tutela realmente depende de Britney. Se ela quiser acabar com sua tutela, ela pode entrar com uma petição para acabar com ela.”

10 de março de 2021: o pai de Britney responde ao apelo dos congressistas do Partido Republicano para audiências federais em entidades conservadoras

Jamie Spears falou contra os políticos Matt Gaetz e Jim Jordan, depois das exigências feitas pelos congressistas que exigiam audiências federais para tratar das tutelas estabelecidas no país. Segundo Gaetz e Jordan, Britney Spears transformou-se no “exemplo mais marcante” ao citar o movimento #FreeBritney.

23 de março de 2021: a artista solicita que Jodi Montgomery permaneça como conservadora

Jodi já havia sido indicada como conservadora temporária no final de 2019, na qual, deteria do poder de todas as decisões pessoais da norte-americana. Neste ano, a cantora registrou novamente um pedido solicitando a ocupação da gerente no cargo.

22 de junho de 2021: documentos judiciais revelam a luta de Britney para acabar com a tutela

O jornal New York Times teve acesso aos documentos judiciais que revelam como a voz de “Gimme More” tem defendido pelo fim da tutela, que “restringia tudo com quem ela namorava à cor dos armários da cozinha”, e resiste ao papel do pai como conservador. 

“Ela articulou que sente que a tutela se tornou uma ferramenta opressora e controladora contra ela”, escreveu um investigador do tribunal em um relatório de 2016, lembrando mais tarde como Britney disse que o sistema tinha “muito controle”. 

23 de junho de 2021: Britney quebra silêncio e dá testemunho em audiência

Durante 20 minutos de fala de forma remota, Britney Spears finalmente é ouvida por completo e direciona suas angústias, vivências e intenção de acabar com isso a todos os presentes no tribunal de Los Angeles.

No depoimento, a estrela fez revelações chocantes como a não permissão de se casar, de ter mais filhos ou remover o DIU. Além disso, a artista salientou que foi forçada a continuar trabalhando mesmo sob o efeito de lítio e que acredita que seu pai e sua equipe deveriam ser presos.

Leia também: Britney Spears: veja destaques de depoimento sobre sua tutela

29 de junho de 2021: Jamie pede ao tribunal para investigar o depoimento de Britney

Destacando a necessidade de investigação judicial perante o depoimento da filha, o arquivo de Jamie ressalta: “alegações sérias a respeito de trabalho forçado, tratamento médico e terapia forçados, assistência médica inadequada e limitações de direitos pessoais”.

1º de julho de 2021: Bessemer Trust solicita a renúncia da tutela

A empresa de gestão de fortunas Bessemer Trust pediu a renúncia do seu papel de tutela “devido à mudança nas circunstâncias”. Segundo o New York Times, a instituição alegou no novo processo judicial que foi informada que a tutela de Britney era voluntária, e apesar de Spears ter consentido a ela o papel como co-conservadora de seu patrimônio em 2019, hoje, ela expressa veementemente o desejo de ver o fim da conservadoria.

5 de julho de 2021: Gerente Larry Rudolph pede demissão

O gerente Larry Rudolph, que foi o supervisionador da carreira de Britney por mais de 25 anos, se demitiu diante dos conservadores, após a princesa do pop revelar intenções claras de aposentadoria. Ele escreveu: “Acredito que seja do interesse de Britney que eu renuncie à sua equipe, pois meus serviços profissionais não são mais necessários”.

6 de julho de 2021: Ingham pede demissão

O advogado, que foi designado ao cargo pelo tribunal e representante da estrela pop por 13 anos, apresentou sua renúncia da tutela alegando que ficou supostamente chateado depois de ouvir o depoimento virtual de Spears. Durante o depoimento, a norte-americana afirmou ao juiz que embora tivesse desenvolvido um bom relacionamento com Samuel Ingham, ela gostaria de poder escolher seu próprio advogado.

12 de agosto de 2021: Jamie desiste de ser tutor da Britney

De acordo com o site TMZ, em documentos enviados para o tribunal responsável pelo caso, Jamie Spears anuncia desistir da tutela da sua filha. “[…] embora ele deva contestar esta petição injustificada para sua remoção, o senhor Spears pretende trabalhar com o tribunal e com o novo advogado de sua filha para preparar para uma transição ordenada para um novo tutor”, diz o papel.

Apesar disso, o documento afirma que “não há motivos legais” para essa mudança. “Não há, de fato, motivos reais para suspender ou remover o senhor Spears como o tutor da carreira e das propriedades. É altamente discutível se uma mudança na tutela neste momento seria de melhor interesse para a senhorita Spears”.

29 de setembro de 2021: Jamie Spears é suspenso da tutela

Na audiência desta quarta-feira, a juíza Brenda Penny aceitou a petição feita por Mathew S. Rosengart, novo advogado da cantora que assumiu o caso em julho deste ano, suspendendo finalmente James P. Spears de sua posição como tutor da filha e de sua fortuna avaliada em $60 milhões de dólares.

Após 13 anos controlando a vida profissional, pessoal e os bens de sua filha, o pai da cantora é finalmente removido da conservadoria até próxima decisão. O pedido de remoção feito por Mathew foi atendido pela juíza Brenda Penny que considerou a situação atual como insustentável.

Uma nova audiência será marcada em um prazo de 30 a 45 dias para decisão da retirada total do mesmo. Enquanto isso, a corte estabeleceu John Zabel como o responsável temporário das finanças de Britney.

Siga-nos no Twitter para maiores informações sobre o mundo da música e do entretenimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *