in , ,

Opinião: O fim da tutela de Britney Spears marca o recomeço de sua vida

Na última quarta-feira (23/06), Britney Spears falou pela primeira vez sobre a tutela em que vive desde 2008, quando seu pai, Jamie Spears, solicitou ao Tribunal Superior do condado de Los Angeles uma ‘tutela temporária’, alegando que sua filha era incapaz de controlar as decisões de sua vida, suas finanças e seus imóveis. O momento histórico em que Britney depôs por cerca de 24 minutos comoveu a internet e mobilizou artistas.

A grande questão é que Britney Spears é, sim, capaz de tomar as rédeas da própria vida. E se ela se vir finalmente livre da tutela, este será o momento que marcará o recomeço de sua história.

Britney nunca foi incapaz. Nunca. Se você unir um término de casamento, pós-parto e invasão de privacidade, tudo de uma vez, qualquer pessoa comum teria problemas para lidar com isso. E foi exatamente o que aconteceu com Britney. Questionar sua capacidade de cuidar de si mesma e fechar os olhos para a continuidade de todos os aspectos da sua carreira é inadmissível.

Eu não era boa, eu era ÓTIMA!

Britney Spears em seu depoimento.

E Britney sempre teve ciência disso. No documentário “For The Record”, lançado em 2008, podemos ver Britney reclamando da tutela e de sua vontade de ser livre. Nesse mesmo documentário, a cantora falou como se sentia sozinha e que as vezes as pessoas simplesmente ignoravam o que ela falava, como se não estivessem a escutando.

Essa mesma fala foi repetida ontem, 13 anos depois. “E então, de repente, eu me sinto presa e me sinto intimidada e me sinto deixada de fora e sozinha. E estou cansada de me sentir sozinha“, disse a artista.

Britney Spears é um patrimônio da música, e inegavelmente ela ajudou a popularizar a música pop como é hoje. Não foi à toa que a artista quebrou recordes quando ainda não existia TikTok e Spotify, quando era necessário sair de casa para comprar um CD físico.

Acompanhar as falas de Britney durante seu depoimento e ver que diversos artistas que deveriam se posicionar, não o fazem, me faz questionar sempre: onde está a empatia? Ou só vale reclamar quando é com o próprio umbigo?

Britney, mais do que nunca, merece ser libertada dessa tutela, ela é capaz, sempre foi. Proibir uma mulher de sequer se casar e realizar o sonho de formar uma família é algo que, se apenas hipoteticamente contado, já seria inacreditável, porém estamos vendo com nossos próprios olhos o que está acontecendo.

Vemos uma pessoa que, para trabalhar, é completamente capaz, para gerar lucro para empresários e homens de negócios, serve. Mas não para tomar as próprias decisões?

“Eu mereço ter uma vida. Trabalhei a vida toda. Eu mereço ter uma pausa de dois a três anos e apenas, você sabe, fazer o que eu quero fazer. Mas eu sinto que há uma crise aqui. E eu me sinto aberta e estou bem para falar com você hoje sobre isso. […] E então, de repente, eu me sinto presa e me sinto intimidada e me sinto deixada de fora e sozinha. E estou cansada de me sentir sozinha. Eu mereço ter os mesmos direitos que qualquer um, tendo um filho, uma família, qualquer uma dessas coisas, e mais ainda. E isso é tudo que eu queria dizer a você. Muito obrigada por me deixar falar com você hoje.”

concluiu Britney à juíza Brenda Penny.

Britney deve participar de mais uma audiência no dia 22 de Julho, quando, provavelmente, oficializará o seu pedido e dará prosseguimento na parte burocrática. Porém, o último passo dessa jornada só será no dia 22 de Agosto. Nos resta aguardar e torcer para que seu pai e seu time não recomendem o uso de lítio, como já foi feito anteriormente, para tentar alegar sua “incapacidade”.

Caso a juíza Brenda Penny aceite o pedido e decida pelo encerramento da tutela, Britney passará a ter todos os seus direitos de volta, desde andar de carro com seu namorado e seus filhos, até estar à frente de sua carreira. Como mostrado no documentário “Framing Britney Spears”, ela sempre tomou decisões relacionadas ao seu trabalho, desde a produção de seus discos até o direcionamento dos shows.

Acredita-se que Britney deverá tirar um período para aproveitar a vida, merecidamente, e, quem sabe, retornar ao mundo da música e dos palcos. Mas, mais do que nunca, a artista merece aproveitar a vida que ela batalhou tanto para construir.

Britney Spears Tutela Jamie Spears e Lynn
Reprodução: Instagram

Entenda o processo de tutela de Britney Spears

Se você ainda não entendeu o depoimento de Britney e toda a triste situação que a persegue, tentarei explicar brevemente.

Todos estamos cientes dos momentos difíceis que Britney enfrentou em 2007, quando era frequentemente perseguida por paparazzis e que culminou na perda da guarda dos filhos Jayden James e Sean Preston. Jamie Spears, seu pai, entrou com um pedido de tutela temporária, que logo se tornou permanente. Conforme revelado no documentário ‘Framing Britney Spears’ – disponível no Globoplay – oito dias depois de assinar a tutela, Britney pôde ver os filhos.

Desde então, todos os passos de Britney são decididos pelo seu pai. Contratos comerciais, residências em Vegas, quem pode visitá-la, comprar ou vender suas propriedades e monitorar suas compras. Absolutamente tudo é decidido por Jamie e os advogados envolvidos no processo.

Toda a tutela é paga com o dinheiro de Britney, o qual ela não pode usar para fazer o que bem entender. O salário do pai, os advogados do pai, os advogados dela, tudo é pago com o dinheiro ganho através dos shows, discos e contratos comerciais.

Imagine viver dessa forma e sem ter como pedir ajuda publicamente. Porém, se existe um lado bom em toda essa história, é o comprometimento dos fãs de Britney em ajudá-la.

Jordan Miller, criador do site BreatheHeavy, que majoritariamente acompanhava a carreira da princesa do pop, foi o responsável por iniciar o movimento #FreeBritney, ainda que a passos pequenos. Jordan alega que chegou a receber uma ligação de Jamie o ameaçando, para que ele tirasse a campanha do ar imediatamente.

Porém, após o cancelamento da segunda temporada de shows em Las Vegas e um sumiço do Instagram por 3 meses – de 12 de Janeiro a 03 de Abril de 2019 -, Tess Barker e Barbara Gray iniciaram o Britney’s Gram, um podcast para analisar as postagens de Britney na plataforma. O foco era entender se Britney estava tentando se comunicar de alguma forma com mensagens nas entrelinhas. A partir daí, o #FreeBritney começou a ganhar força, e diversos fãs se uniram para acompanhar de perto as decisões da Suprema Corte do condado de Los Angeles.

O movimento agora está mais forte do que nunca. O depoimento de Britney gerou mais de 1 milhão de tweets sobre o assunto em menos de 24 horas. Os fãs querem que a princesa do pop seja livre, assim como ela deseja e merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *