in ,

#TBTrack: “Awaken, My Love!” é a viagem confessional de Childish Gambino

"Awaken, My Love!", terceiro álbum de estúdio de Childish Gambino
"Awaken, My Love!" é o terceiro álbum de estúdio de Childish Gambino | Foto: Reprodução/Glassnote Records

Donald Glover é um homem de muitos personagens. Childish Gambino é, provavelmente, o mais misterioso e intrigante de todos eles. A persona, utilizada no meio musical (e que o distingue de trabalhos de atuação, seja em séries ou nos cinemas), é uma das principais vozes do rap e do hip-hop. Com “Awaken, My Love!”, ele provou que pode ir além – uma viagem psicodélica do começo ao fim.

Lançado em dezembro de 2016, este é o terceiro álbum de estúdio gravado por Gambino, marcado por faixas experimentais e que prometem sensações intensas. “Awaken, My Love!” é focado em trazer algo diferente do que já conhecíamos com “Because the internet” (2013) e “Camp” (2011), antecessores que trouxeram os principais singles de sua carreira.

Produzido pelo próprio Glover em parceria com Ludwig Göransson, amigo de longa data, o álbum está submerso em psicodelia, soul, funk e referências R&B. Esse turning point musical foi considerado pela crítica especializada como uma aposta ousada e muito bem sucedida. Já era possível sentir, desde o lançamento de “Kauai” (2014), a vontade do artista em realizar algo mais intimista, e que fazia mais sentido com o seu momento como pessoa e personalidade musical.

Leia também: Assista ao filme de Rihanna e Childish Gambino

"Awaken, My Love!", terceiro álbum de estúdio de Childish Gambino
“Awaken, My Love!” é o terceiro álbum de estúdio de Childish Gambino | Foto: Reprodução/Glassnote Records

“Awaken, My Love!”: contextos, confissões e conquistas de Childish Gambino

O álbum surgiu após alguns anos conturbados para o artista. Em 2013, mesmo ano de lançamento do seu segundo disco, Donald Glover criou tensão na internet após divulgar uma espécie de carta aberta revelando seus principais medos

O receio de não lançar um bom trabalho, de nunca mais fazer trabalhos para a TV, de não querer mais subir em palco, e de não ser capaz de construir sua própria família eram alguns dos desabafos escritos à mão. Postado no Instagram, na época, especulou-se muito de que se tratava de uma nota de suicídio. Tudo isso no momento de ascensão de Glover, que tinha acabado de encerrar sua passagem no hit showCommunity”.

O ocorrido foi esclarecido como apenas um momento de desabafo em sua rede social, e o conteúdo logo foi apagado. Porém, na faixa “Terrified”, um dos singles do disco, Glover/Gambino parece discorrer bem sobre esse momento. O temor pelo fracasso é algo que, dentre os principais trabalhos do cantor, está sempre na equação como parte dos seus demônios.

There’s a bottom to the top of a moment

(Existe um fundo para o momento no topo)

You won’t always be around

(Você não estará sempre por perto)

[…]

People want you underground

(As pessoas querem que você afunde)

Do you misbehave?

(Você se comporta mal?)

Haunt you to your grave

(Vai te assombrar até o seu túmulo)

I’m going to eat you alive

(Eu vou comer você vivo)

Além de “Terrified”, “Redbone” e “Me and Your Mama” também carregaram milhares de views e streams por serem as principais faixas. Como resultado, “Awaken, My Love!” debutou em quinto lugar na Billboard 200, além de ser indicado ao Grammy nas categorias “Álbum do Ano” e “Melhor Álbum Urbano Contemporâneo”, em 2018. “Redbone” ainda ganhou reconhecimento nas indicações por “Gravação do Ano”, “Melhor Música de R&B”, além de ter ganhado na categoria “Melhor Performance de R&B Tradicional”.

Por fim, “Awaken, My Love!” foi um álbum que acalentou os fãs e deu a oportunidade de Donald Glover se apresentar novamente, como um artista repaginado e mais fiel às suas convicções e essência. Passado o susto, o disco foi um respiro para que Glover pudesse mostrar mais de sua personalidade, para além de seus personagens, transformando sua discografia em algo intrínseco e diverso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *