A música latina está cada vez mais sendo bem representada. Com nomes como Shakira, Karol G, J Balvin, entre outros, os artistas colombianos são umas das principais referências quando se trata de levar gêneros musicais oriundos da América Latina para o centro da indústria fonográfica. Além de serem constantemente premiados por tal feito.
Não importa se sua ascensão se deu nos anos 90, como é o caso da voz de “Hip’s Don’t Lie”, que tem sido a artista latina mais popular do mundo desde meados da década de 1990. Ou se seu smash hit nasceu em 2019, como aconteceu com Karol G, após o estrondo que sua colaboração com Nicki Minaj em “Tusa” fez ao redor do mundo.
O importante é saber que o reconhecimento que ambos possuem está quebrando barreiras na cena musical, que por muito tempo ficou concentrado nas mãos de cantores estadunidenses, e agora, premia gradativamente as grandes figuras latinas da música.
Veja os 5 artistas que representam a Colômbia e dá a ela o título de dominadora no cenário das premiações tanto norte-americanas quanto latinas.
Leia também: 6 artistas latinos que você deve conhecer agora!
5 artistas colombianos super premiados
1. Shakira – 332 vitórias
Indicada para mais de 100 premiações, a colombiana é hoje a principal voz da América Latina, que com todo o seu sucesso fruto de inúmeros hits e do impacto causado pela relevância e talento que a mesma possui, conseguiu atingir um patamar de excelência que segue pavimentando o caminho para outros artistas latinos.
De VMA a Grammy Latino, Shakira é detentora hoje em dia de 332 vitórias, assim, consagrando-se como a personalidade musical nascida na Colômbia com mais conquistas em premiações.
Em 2021, a cantora entrou para o Guinness Book como maior a vencedora do Grammy Latino da história, garantindo o posto de artista feminina mais vitoriosa da competição. Na edição de 2018 do prêmio, ela obteve seu 11º gramafone, vencendo a categoria de Melhor Álbum Pop Latino com o disco “El Dorado”.
Sua história com a cerimônia começou há 21 anos ao abocanhar duas vitórias por Melhor Performance Vocal de Rock Feminino com “Octavo Día” e Melhor Performance Vocal Pop Feminina com “Ojos Así”.
Após isso, a artista iniciou um verdadeiro domínio musical que abriu portas para o sucesso da música latina nos Estados Unidos e no mundo.
Em sua prateleira, Shakira possui além dos recordes no Grammy Latino, três gramafones no Grammy Award, quando a diva conquistou a sua primeira vitória na premiação na categoria Melhor Álbum Pop Latino com o MTV Unplugged, um álbum ao vivo totalmente em espanhol.
De lá pra cá, ela venceu em 2006 por Melhor Álbum de Rock Latino/Alternativo com “Fijación Oral Vol. 1” e Melhor Álbum Pop Latino por “El Dorado”.
No VMA, ela também marcou presença conquistando quatro astronautas ao longo da carreira. O primeiro em International Viewer’s Choice — Latin America (North) com “Ojos Así”, o segundo também na mesma categoria com “Whenever, Wherever/Suerte”, o terceiro em Melhor coreografia em um Vídeo por “Hips Don’t Lie” e o quarto em Colaboração mais Impactante por “Beautiful Liar” com Beyoncé.
2. J Balvin – 108 vitórias
Nascido em Medelín, Colômbia, o cantor ascendeu no cenário musical ainda muito novo, no auge dos seus 19 anos. Com o tempo, J Balvin foi ganhando cada vez mais notoriedade, até que o lançamento do mega hit “Mi Gente” deu a ele a grande oportunidade de fazer seu nome na indústria musical.
Entre diversos sucessos como “I Like It” e “Ginza”, o artista angariou cada vez mais novas vitórias em premiações, tornando-se o segundo artista colombiano mais premiado.
Na sua lista de consagração, Balvin possui conquistas em cerimônias como o Premio Lo Nuestro, um dos mais importante da América Latina, onde venceu 14 vezes ao longo da sua carreira.
Nas premiações norte-americanas, J Balvin triunfou ao vencer dois Billboard Music Awards por ” I Like It ” (com Cardi B e Bad Bunny) em Melhor música de Rap e por “Oasis” (com Bad Bunny ) por Top Álbum Latino.
No Grammy Latino, ele também teve êxito e obteve cinco gramafones, sendo o último na edição de 2020, levando para casa o prêmio de Melhor Álbum de Música Urbana por “Colores”.
3. Juanes- 72 vitórias
Depois de ser a voz principal da banda colombiana Ekhumosis, Juan Esteban Aristizábal, mais conhecido como Juanes, se preparou, para lançar seu primeiro álbum de estúdio solo, intitulado “Fíjate Bien”.
A partir dali, com a boa recepção do disco, o cantor já ganhava três Grammy Latino na edição da cerimônia de 2001. De lá pra cá, Juanes recebeu um total de 42 indicações neste prêmio ao longo de sua carreira artística e possui 26 vitórias.
Logo, sua passagem pelo Grammy Award também foi bem-sucedida, contemplando-o com dois gramafones, o primeiro em 2013 na categoria Melhor Álbum Pop Latino por “Juanes MTV Unplugged” e em 2019 na mesma categoria por “La Vida… Es un Ratico”.
4. Maluma – 64 vitórias
Dono do hit “Hawái”, Maluma é mais um dos colombianos que detém êxito nas premiações com uma longa lista de vitórias. Originário de Medelín, o cantor hoje em dia é vencedor de 64 prêmios e 272 nomeações.
Marcando presença no clássico Grammy Latino, o cantor foi o grande vencedor da premiação em 2017 na categoria Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo pelo disco “FAMA”.
No Latin American Music Awards, o hitmaker possui uma vitória na categoria Prêmio de Evolução Extraordinária, na qual também foi homenageado na cerimônia em reconhecimento a sua evolução como artista musical.
5. Karol G – 25 vitórias
Em ascensão desde a explosão do seu sucesso ao lado da rapper Nicki Minaj em “Tusa”, a colombiana é atualmente uma das mais bem-sucedidas cantoras colombianas.
Hits atrás de hits, Karol G está cada vez mais cravando o seu nome na indústria musical e tornando-se uma referência latina no cenário do pop e reggaeton.
Com sua pequena, mas já aclamada discografia iniciada em 2017 com o álbum “Unstopabble”, a artista conquistou até o momento 25 prêmios, destaque esse para o gramafone adquirido em 2018 em uma das principais categorias do Grammy Latino, a de Melhor Artista Revelação.
No Premios Lo Nuestro, Karol também triunfou e obteve em 2019 duas vitórias das três indicações que foi nomeada. O primeiro prêmio se deu na categoria Artista Urbana Feminina do Ano e a segunda em Vídeo do ano pela canção “Mi Cama (Remix)”.
Em 2020, o sucesso “Tusa” foi o grande vencedor da noite, sendo contemplado nas categorias Canção do Ano e Colaboração Urbana do Ano pela cerimônia.
Qual desses artistas colombiano e super premiados você mais ouve? Conta para gente no nosso Twitter!