Penúltima atração do palco Mundo de sábado (28), o Weezer entregou um show carismático no Rock in Rio 2019, com uma missão: a de se apresentar ao grande público. A maioria estava ansiosa pela apresentação do Foo Fighters, headliner da noite. Porém, os californianos fizeram um show na medida certa, que agradou a quem assistiu.
A apresentação do Rock in Rio não foi diferente do que eles fizeram em São Paulo, na última quinta (26) – com exceção da ordem das músicas. Na ocasião, eles voltaram ao Brasil após 14 anos e mesclaram hits clássicos e covers – o que também aconteceu no festival.
Se existe uma definição para o som do Weezer, digamos que seria um rock alternativo. No festival, a banda poderia se encaixar, também, no dia do Muse, no dia 6.
Começou @Weezer aqui no Palco Mundo do @rockinrio! #TrackInRio #RockinRio pic.twitter.com/KbX8soG2CF
— Tracklist (@PortalTracklist) September 29, 2019
Setlist do show do Weezer no Rock in Rio 2019
A noite começou com “Buddy Holly”, seguida de “Beverly Hills” – que engatou palmas intercaladas do público, embalados pelo ritmo do vocalista Rivers Cuomo. Ele, aliás, fez um show à parte: falou bastante português, fez piadas e, com sua cara de bom moço, conquistou a simpatia dos que não eram tão familiarizados com o som do grupo.
ALERTA SETLIST @Weezer: pic.twitter.com/hMEXDOoApN
— Rock in Rio (@rockinrio) September 29, 2019
Mas as músicas mais receptivas pelo público afetuoso foram os covers de “Take On Me”, do A-ha; “Lithium”, do Nirvana – Cuomo dedicou o cover a Dave Grohl, vocalista do Foo Fighters e ex-baterista do Nirvana -; e as autorais “Island In The Sun” e “Say It Ain’t So”. Em um festival, é notório escolher as músicas que mais se adequam a este tipo de público. O setlist do Weezer se encaixou perfeitamente neste momento.
“O que fazer quando vc faz parte de uma banda, mas tem outra como uma de suas favoritas? Faz um cover. Vai ser estranho fazer um cover de Foo Fighters… mas posso fazer um cover da BANDA ANTIGA do Dave Grohl” – e assim tamos ouvindo “Lithium” do Nirvana! #RockInRio #TrackInRio
— Tracklist (@PortalTracklist) September 29, 2019
Outras canções mais conhecidas do grupo, “Porks And Beans” e “Perfect Situation”, não foram muito entoadas – embora que, na última, o “oh, oh” presente na faixa tenha levantado os presentes.
E o público?
O que deu para perceber, no show do Weezer, é que, embora a apresentação tenha começado morna e ganhado ritmo com o passar do tempo, as pessoas ao redor olhavam atentas ao palco para conhecer as nuances das músicas. Aliás, mesmo com toda a estrutura de entretenimento do Rock in Rio, a premissa de um festival é conhecer novas bandas: e pareceu que a apresentação do grupo foi um bom exemplo disso.
Para quem não conhecia a banda, o show foi uma boa surpresa. Por dois ou três momentos, o grande público gritou “olê, olê, olê, Weezer, Weezer”. A atitude fez Cuovo e a banda abrirem um sorriso de orelha a orelha. Talvez eles não esperassem uma recepção calorosa do jeito que foi.