Em parceria com a Wave, empresa de entretenimento virtual que permite que os artistas atuem como avatares em mundos virtuais, a Warner Music Group pretende ampliar suas produções desenvolvendo performances virtuais, experiências e outras oportunidades de monetização para artistas da lista global da gravadora.
A empresa é especialista em shows interativos que possam trazer, além de experiências, a participação do público ao vivo com o cantor, criação de setlist e pagar por novos itens e efeitos que irão compor o concerto virtual. Fundada em 2006, a Wave possuía seu próprio aplicativo até janeiro deste ano, no entanto, encerrou a circulação desse para se concentrar na distribuição mais ampla de seus programas em plataformas como TikTok, Roblox e Twitch.
“A oportunidade comercial no metaverso explodiu nos últimos anos, com os últimos meses vendo um ponto de inflexão para a adoção predominante de experiências sociais imersivas e comunidades virtuais”, disse o vice-presidente executivo de desenvolvimento de negócios e diretor digital da Warner Music, Oana Ruxandra.
O co-fundador e CEO da Wave, Adam Arrigo, destacou o trabalho em conjunto com a WMG. “WMG tem uma história incrível de ser um pioneiro na indústria da música. Eles compartilham nossa visão de levar o futuro adiante usando novas tecnologias que beneficiam artistas e fãs.”
WMG faz parceria com Genies
O grupo também assinou com a Genies, empresa de tecnologia na qual artistas e fãs podem construir avatares personalizados. A parceria global com a gravadora tem o intuito de criar avatares de seus artistas musicais e comercializar equipamentos para avatares digitais de marca para fãs em um novo mercado NFT.
Para a Billboard, Oana ressaltou o objetivo desses investimentos em conjunto como uma oportunidade futura de gerar um espaço de interação entre fãs e artistas virtualmente. “Mudando os controles [de mídia social] para a criação de avatares, onde as pessoas podem se reinventar e se envolver de maneiras mais personalizadas.”
Com a pandemia, o mercado e a indústria fonográfica precisaram se adaptar a um novo formato consumidor de músicas e shows. Durante esse período, houve figuras musicais que adotaram esse modelo performático e ingressaram na realidade virtual.
Veja as personalidades da música que ao longo da fase pandêmica proporcionaram uma nova experiência para que seus fãs pudessem estar mais perto dos seus ídolos e sentirem novamente a sensação de presenciar um concerto ao vivo!
3 artistas que performaram em realidade virtual
1. Show de The Weeknd em parceria com o TikTok
Em agosto do ano passado, ocorreu o “The Weeknd Experience LIVE – Director’s Cut”, concerto virtual do canadense em parceria com o TikTok e a Republic Records.
A apresentação durou 20 minutos e foi recheada das faixas de sucesso do cantor como “Pray For Me”, “Blinding Lights”, “Save Your Tears”, o remix de “In Your Eyes” com a participação de Doja Cat presente por meio do seu avatar de gato e o trecho de uma canção inédita do artista.
Na live, The Weeknd foi exibido com sua persona do álbum “After Hours” e o já conhecido terno vermelho, no qual, esteve abordo de um planeta de sonhos acompanhado de muito neon e de seus próprios fãs que interagiam nos comentários contidos no ato virtual.
A experiência também contou com arrecadações de fundos para a Equal Justice Initiative oriundas de produtos exclusivos do show e das doações feitas pelos fãs antes da performance ir ao ar.
O evento foi sediado pela Wave atingindo mais de 2 milhões de espectadores ao vivo e arrecadando $350.000 para a instituição de caridade.
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2. John Legend como desenho animado em live 3D
O cantor junto com a empresa de avatares deram ao público no ano passado uma nova experiência de show. Transformado em desenho animado, a live “A Night For Bigger Love” de John Legend contou com o artista projetado através da transmissão de ponta e tecnologia de jogos para criar sua performance com captura de movimento e convertê-lo em um personagem animado.
O show apresentou um avatar da voz de “All of Me” cantando seus maiores sucessos em um mundo virtual imersivo e fantástico. Os internautas puderam interagir com o avatar mandando mensagens e fazendo com que a plateia 3D também interagisse com ele. Para interagir, o público precisava fazer doações para o projeto Free America que propõe e incentiva uma nova estrutura carcerária nos Estados Unidos.
3. Tinashe fez show inteiro no Wave VR
Apesar do shows da Wave serem de certa forma futurísticos, trazendo novos níveis de interatividade aos shows dos artistas, o concerto de Tinashe foi particularmente especial. Afinal, em vez de planejar todas as músicas que tocaria, como os artistas costumam fazer antes de um show, ela deixou sua apresentação nas mãos do público.
O fato da setlist não ser predeterminada foi para criar um ambiente que determinasse qual ‘vibe’ o público estava sentindo, assim, dando para a cantora as faixas que deveriam ser tocadas em seguida, essas escolhidas por meio de uma votação realizada ao vivo no final das músicas.
A artista de R&B não é apenas uma intérprete, mas também uma dançarina, e a configuração VR permitiu que isso se expressasse no palco também.
A Warner Music Group junto com a Wave pretende fornecer experiências virtuais a partir desse novo modelo de apresentação que poderá ser daqui alguns anos adotado com frequência, já que a interação com os fãs é maximizada e as configurações do palco são menos restritas por orçamentos elevados.
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