in , ,

The Weeknd e outros 4 artistas com mixtapes de sucesso

The Weeknd comemorou 10 anos de uma das suas primeiras mixtapes, disponibilizando-a este ano nas plataformas de streamings. A liberação da versão original do seu primeiro trabalho musical e que o levou a iniciar o que seria futuramente uma carreira de sucesso, é composta por nove faixas e carrega todas as mixagens e samples que não fizeram parte do álbum Trilogy.

House of Balloons foi o primeiro material bem sucedido do canadense e que o impulsionou a fazer parte do estrelato musical. O cantor que iniciou sua carreira lançando músicas sem teor comercial e rentável, é hoje, um dos maiores artistas da atualidade.

Apesar da produção de mixtapes ser como uma primeira experiência para qualquer cantor, o primeiro trabalho de The Weeknd deu a ele instantaneamente hits como “What You Need” e a conhecida “The Morning” que está sempre presente em seus reportórios. Além disso, a obra abriu portas para que o artista pudesse assinar um contrato com uma grande gravadora, a Republic Records.

Atualmente, após a comemoração de House of Balloons, a voz de “Save Your Tears” tornou-se de longe um dos maiores hitmakers da indústria. Com o sucesso orgânico de “Blinding Lights”, a faixa converteu-se na 2ª mais ouvida da história do Spotify, superando “Dance Monkey”, de Tones and I.

Quem imaginaria que o dono de um material para download gratuito poderia se transformar em um exemplo de figura musical que possui inúmeros recordes e marca cada dia mais seu nome na indústria fonográfica? Junto a ele, reúne-se outros artistas que fizeram de suas primeiras mixtapes um material de êxito no setor musical. Vem conhecê-los!

The Weeknd para o ensaio de sua mixtapes "house of balloons". Ele usa dreads e brinco, está olhando de perfil para a câmera e usa uma roupa preta. A foto é preto e branco.
Foto: reprodução/Youtube

Leia também: The Weeknd: como House of Balloons foi o estopim do sucesso do músico?

4 artistas com mixtapes de sucesso

1. mono – RM

O membro e líder do BTS, RM (Namjoon), surpreendeu o público com o anúncio de sua mixtape, Mono. RM produziu o material inteiro com Pdogg e Hiss Noise, e é creditado por compor todas as sete faixas e escrever todas as letras, enquanto ele também atuou como co-produtor em cada música com seus respectivos compositores.

Apresentando canções executadas em coreano e inglês, Mono foi lançado simultaneamente com um videoclipe para a faixa de encerramento “Forever Rain”. A mixtape foi lançada logo depois que o BTS completou a parte europeia de sua turnê mundial Love Yourself, essa que viu o conjunto esgotar ingressos em cidades ao redor do globo. 

O projeto de RM deu a ele seu primeiro nº1 na Billboard como artista solo, estreando em primeiro lugar no chart de Artistas Emergentes. Ele já havia lançado outro álbum solo autointitulado, RM, em 2015.

2. If You’re Reading This It’s Too Late – Drake

Adotando desde já seu modelo de lançamento surpresa, o rapper Drake liberava para o mundo da música em 2015 o projeto If You’re Reading This It’s Too Late, material esse que se configuraria em um dos maiores sucessos do artista e do cenário do hip-hop em anos.

A obra de Drizzy contém 17 canções e foi produzida completamente em segredo e nada foi mencionado sobre sua existência até sua liberação.

Com faixas como os hits “Know Yourself”, “Energy” e “Love Yourself”, a mixtape de Drake mostrava que seria a partir dali uma das suas mais importantes produções. O trabalho é considerado por muitos como um álbum, já que ele não foi lançado de graça como acontece com as uma mixtapes tradicionais, e sim, um produto musical contado como parte do acordo contratual do rapper para com a Birdman Cash Money Records.

Assim, completa de músicas descartáveis, If You’re Reading This It’s Too Late foi certeiramente uma das grandes apostas executadas pelo cantor, tornando-o em uma referência do rap mundial, que atualmente domina paradas e entrega incontáveis êxitos musicais.

3. Beam Me Up Scotty – Nicki Minaj

É comum no ambiente do hip-hop fazer usos de mixtapes para propiciar seu primeiro contato com o mundo da música. Afinal, se muitos artistas tiveram seus caminhos abertos para a fama e o reconhecimento, foram por conta desse formato caseiro e experimental.

A rapper Nicki Minaj apresentou em seu projeto Beam Me Up Scotty, além de grandes canções, colaborações com os artistas Lil Wayne, Drake e Gucci Mane. “I Get Crazy” foi escolhido como o primeiro sucesso real de Nicki nas rádios norte-americanas.

A fita foi gravada em um momento em que Nicki sentia que muito foco estava sendo colocado na construção de sua imagem e estética. Como atesta a faixa de introdução “Itty Bitty Piggy” que instantaneamente se converteu em uma das favoritas dos clubes no bairro do Queens, em Nova York.

4. Hope World – J-Hope

O integrante de um dos fenômenos globais da música, a boyband BTS, fez sua estreia solo com a mixtape Hope World que ele considera como “meu cartão de visita para o mundo”. O projeto precisou levar dois anos de desenvolvimento para finalmente ser lançado.

Em entrevista à Time, J-Hope revelou como lidou com o processo de criação, “a equipe sempre vem em primeiro lugar, então me concentrei em nossos projetos como BTS e tentei arranjar tempo no quarto do hotel, no avião e sempre que conseguia alguns minutos”.

A mixtape foi lançada em 2018 pela Big Hit Entertainment e alcançou a posição 38º na Billboard Hot 200, o que configurou Hope como o solista coreano com maior sucesso na época do lançamento.

E você, também gostou das mixtapes selecionadas e já ouviu “House of Balloons” de The Weeknd? Então conta pra gente no nosso Twitter e não esquece de nos seguir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *