in

YOÙN celebra suas raízes musicais em seu disco de estreia, “BXD IN JAZZ”

Desde sempre, Shuna e Gian Pedro vivem da música muito antes de formarem o YOÙN. Ainda na infância, a dupla teve seu primeiro contato com o mundo musical nos grupos de igreja e, a partir de 2017, passaram a se apresentar na linha Japeri, entre as estações de trem de Nova Iguaçu e Central do Brasil, de onde encantavam os ouvidos cariocas todos os dias.

Absorvendo o som das ruas e as referências contemporâneas da indústria, surgiu uma das grandes revelações nacionais diretamente da Baixada Fluminense. O duo conquistou notoriedade ao misturar diversos estilos sob uma roupagem própria, propondo uma releitura do R&B, do trap e do jazz com o ritmo brasileiro em que o grupo cresceu.

“BXD IN JAZZ” é uma celebração não somente da jornada percorrida pelo YOÙN até aqui, mas também à força e ao futuro da música nacional, adequando-se à modernidade e enriquecendo-a ainda mais geração após geração. O disco de estreia da dupla nos convida ao universo particular das influências de Shuna e GP, que nos apresentam ao Brasil contemporâneo pelos olhos, instrumentos e palavras de quem sempre respirou a arte e a honrou nos próprios versos.


De onde surgiu o YOÙN

O YOÙN começou a ganhar espaço no cenário nacional a partir de 2019, quando passaram a lançar vários singles de sucesso nas plataformas digitais. “Meu Grande Amor”, o mais expressivo deles, introduziu o duo ao grande público, somando um milhão de visualizações em seu videoclipe no YouTube e outro milhão de reproduções no Spotify.

“Nova York” e “Só Love”, as outras duas faixas lançadas em 2019, também ajudaram a espalhar o nome da dupla pelas redes. Rapidamente, as canções se destacaram pelas suas melodias e a maneira com que ambos as exprimiam nas músicas, firmando parcerias com nomes como Delacruz, Tuyo e Gilsons, grupo formado pelo filho e pelos netos de Gilberto Gil com quem gravaram “Besteira” no ano seguinte.

O entusiasmo com a dupla foi tamanho que Shuna e GP transformaram sua curta trajetória aqui em um documentário no YouTube. “YOÙN – Da Baixada Pro Mundo” tem três episódios e conta a relação entre os dois dos primórdios de sua amizade até o início de sua carreira profissional, decretado com a assinatura do contrato com a Joint Music.

Com exceção da colaboração com o Gilsons, todos os singles estão presentes em “BXD IN JAZZ” e ajudam a dar o tom do disco. Boa parte das faixas inéditas também seguem a linha dos lançamentos anteriores, vivazes e cheias de harmonias viciantes.


Uma grande declaração de amor à música

O álbum acompanha as vivências da dupla pela Baixada Fluminense, concentrando-se principalmente em suas experiências pessoais com o amor, o tema que percorre a maioria das músicas. Entre frustrações e cortejos, Shuna e GP transformam suas paixões em poesia ao longo de cada verso para construírem o lado romântico de sua arte.

“Follow Me”, um dos singles de maior potencial da tracklist, é um bom exemplo do que se sucede no decorrer do disco tematicamente. A faixa se aproveita de sua forte influência do trap para levantar um refrão chiclete na cabeça do ouvinte; “Nova York” também se destaca como uma das canções mais apaixonadas do álbum, criando uma atmosfera fantasiosa a partir das melodias e “imaginando um amor” em “um vento frio a dois”.

Por outro lado, o duo também sabe como explorar a dor dos términos e da distância através das composições. “Só”, a música mais sentimental do trabalho, escancara as feridas da perda com letras simples e diretas, mas que ganham força com os vocais de Shuna e o violino de Gian Pedro ao fundo, tornando a narrativa ainda mais tocante e dramática.


Por vezes, os dois se utilizam de vários recursos instrumentais para potencializar as composições do disco — talvez o grande acerto de “BXD IN JAZZ”. O som do YOÙN fala por si só: o encontro da música popular brasileira com elementos do R&B e do jazz resulta em algumas das faixas mais geniais da dupla até aqui, criando uma personalidade muito própria e legítima para o trabalho.

Em “Jazz”, GP declara “que seu amor é bossa e seu sorriso é jazz”, o que resume bem a obra como um todo. Conforme o balanço tropical se mistura com a modernidade, surgem alguns dos grandes destaques da tracklist, como a cativante “Difícil Explicar” e a imersiva “Inebrio”, além de tantas outras canções que bebem diretamente da fonte do próprio jazz, como “Welcome”, na qual o saxofone e o piano roubam a cena.

Uma nova direção para a música nacional

“BXD IN JAZZ” é uma grande homenagem ao novo momento da música brasileira, incorporando as mudanças recentes da indústria ao perfil autêntico do YOÙN. Cada composição do disco soa como uma poesia direto da caneta de Shuna e Gian Pedro, que depositam sua paixão em cada verso de suas próprias canções.


Os últimos anos têm marcado uma longa jornada para a dupla, que deixou as estações de trem da Baixada Fluminense para realizarem seus sonhos como artistas profissionais. O álbum de estreia não só é o fruto de seu duro trabalho durante todo esse tempo, mas também o reflexo de duas das mentes mais criativas do atual cenário nacional, com o talento e o faro artístico que os dias de hoje pedem.

Muito mais do que mesclar ritmos e reinventar padrões, o YOÙN nos mostra o poder atemporal que a cultura brasileira carrega , trazendo em sua arte um necessário alento para o mundo em que vivemos e, sobretudo, a direção pela qual caminha o futuro de nossa música.

8 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *