in

Academia de Hollywood bane Will Smith do Oscar por 10 anos; entenda

will smith
Foto: Divulgação

Will Smith está banido da cerimônia do Oscar por 10 anos – é isso que dizem os diretores da Academia, em decisão divulgada nesta sexta-feira (8). Além da premiação, o ator também está proibido de comparecer em outros eventos organizados pela Academia de Hollywood.

Leia mais: Billboard Music Awards 2022: confira lista dos indicados

A ação é uma punição pelo tapa dado em Chris Rock na última cerimônia, que aconteceu no dia 27 de março. Na ocasião, Smith estapeou o comediante após ele ter feito uma piada sobre sua esposa, que está de cabelo raspado em decorrência da condição da alopecia.

O ator já havia renunciado ao cargo de membro da Academia. “Estou de coração partido. Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas realizações e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema. Portanto, renuncio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que o Conselho julgar apropriadas”, disse em comunicado enviado à imprensa americana.

A notícia de hoje gerou críticas. Alguns usuários apontaram que a decisão pareceu desproporcional ao acontecimento. Alguns comentaram, ainda, que a organização não aplicou punições a diversos cineastas e artistas acusados de outros tipos de violência.

Imagem: Reprodução/YouTube

Presidente da Academia explica, em carta, a decisão da Academia de banir Will Smith da cerimônia do Oscar

 O presidente da Academia de Hollywood, David Rubin, escreveu uma carta para explicar a decisão do comitê da instituição. Leia na íntegra:

“A 94ª edição do Oscar deveria ser uma celebração aos muitos indivíduos de nossa comunidade que fizeram um incrível trabalho no último ano; no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco”.

“Durante nossa transmissão, não abordamos adequadamente a situação no local. Por isso, pedimos desculpas. Esta era uma oportunidade de darmos um exemplo para nossos convidados, espectadores e família da Academia ao redor do mundo, e ficamos aquém – despreparados para o inédito”.

“Hoje, o Conselho de Diretores convocou uma reunião uma reunião para discutir a melhor maneira de responder às ações de Will Smith no Oscar, além de aceitar sua renúncia. O Conselho decidiu que, por um período de 10 anos, a partir de 8 de abril de 2022, o Sr. Smith não terá permissão para comparecer a qualquer evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, entre outros, o Oscar”.

“Queremos expressar nossa profunda gratidão ao Sr. Rock por manter a compostura em circunstâncias extraordinárias. Também queremos agradecer aos nossos anfitriões, indicados, apresentadores e vencedores por sua postura e graça durante nossa transmissão”.

“Esta ação que tomamos hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção a um objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados e restaurar a confiança na Academia. Também esperamos que isso possa iniciar um período de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados”.

De forma sucinta, Smith respondeu à imprensa: “Eu aceito e respeito a decisão da Academia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *