“Vou esperar o sol raiar mais uma vez, esperar para entrar no mar mais uma vez, dá um beijo de quem me fez”. Para Vitão, esses são os versos que mais caracterizam sua nova música: “Baião Nascimento”. Dividindo os vocais com Mariana Nolasco, o single é o abre alas do novo álbum do cantor, “TODA MANHÃ: ATO 1”, que tem lançamento marcado para esta sexta-feira, 14 de abril.
“Baião Nascimento”, de Vitão
Segundo Vitão, “Baião Nascimento” foi escolhida para ser a primeira faixa do álbum exatamente por falar sobre a alegria de começar um dia novo, como se cada nascer e pôr do sol fosse uma vida nova para aproveitar. “Desde sempre eu tive a convicção de que a ‘Baião Nascimento’ seria o nascimento do álbum. Toda a sonoridade dela traz essa sensação de nascimento, como se uma nova vida tivesse vindo ao mundo. É uma música sobre a possibilidade de, mais uma vez, escrever uma história ainda melhor do que a do dia que passou. Isso é ‘Baião Nascimento’”, explica.
Além disso, a faixa traz uma mensagem sobre como o poder que a esperança de um novo começo pode modificar até as situações mais difíceis. “Também fala muito sobre o poder que o nascimento desse álbum tem dentro da minha vida. Um renascimento. Acho que os próprios instrumentos do baião e do forró, o triângulo, a sanfona, soam muito como um anúncio de que algo está por vir, algo novo está começando, algo está nascendo. Mas, óbvio que eu não iria deixar de fora falar sobre o coração, paixões, a dor e a felicidade de se apaixonar”, reforça o artista.
Com letra composta por Vitão, Mariana Nolasco e Gabriel da Big Up, “Baião Nascimento” é uma releitura do universo do baião do forró pelos olhos do cantor. O single apresenta o que poderá ser visto em todo o álbum: músicas com sonoridades diversas, que bebem de muitas fontes de ritmos e estilos, de forma fluida. “Me inspirei em diversos artistas que cresci ouvindo e, para essa música em especial, foquei no grande Gilberto Gil. Quando tive a oportunidade de encontrar o grande mestre há algum tempo, tive a honra de dizê-lo que a primeira faixa do meu álbum novo traria sonoridades profundamente inspiradas em sua obra”, conta Vitão.
Quando questionado sobre o motivo de trazer essas inspirações para seu álbum, o cantor reforça a importância de referenciar os grandes precursores musicais. “Nós estamos aqui por conta deles. Eles abriram caminho com muita luta na época deles, e isso possibilitou que a gente pudesse fazer música hoje. Nós temos muito o que aprender com os grandes sábios e sábias da música”, comenta.
“TODA MANHÃ: ATO 1” estará disponível em todas as plataformas digitais e será divido em três atos, cada um deles contendo uma média de seis músicas. Além de trazer diversas composições inéditas, o projeto inaugura a nova era do cantor, que promete ser carregada de novidades, simbologias e muita brasilidade.