O ano está chegando ao fim e junto com ele se encerra o período de premiações, que sempre são alavancadas por performances dos artistas. Contando geralmente com uma superprodução cheia de efeitos ou, até mesmo apenas com a presença de palco, 2015 nos rendeu excelentes performances. Pensando nisso, o Tracklist selecionou algumas das melhores do ano. Confira:
10º LUGAR
THE WEEKND – CAN’T FEEL MY FACE
MTV VIDEO MUSIC AWARDS
O caminho mais fácil para uma performance de sucesso: tocar seu atual e grande hit de forma direta adicionando pirotecnia. Isso é o que o The Weeknd fez no VMA 2015, recriando o ardente vídeo de “Can’t Feel My Face”. Mas, ao invés de uma multidão entediada, todos, de Taylor Swift a Kanye West, estavam cantando juntos na plateia repleta de estrelas. “Can’t Feel My Face” provou ser um sucesso inegável entre as performances do VMA.
9º LUGAR
NICK JONAS – JEALOUS
BILLBOARD MUSIC AWARDS
Nick Jonas dominou o MGM Grand Garden Arena durante sua performance de “Jealous”, no BBMA 2015. Nos últimos anos, ele tem sido o menino prodígio a escapar da sombra dos Jonas Brothers, mas com um visual elegante, um desempenho surpreendente e uma presença de palco inigualada por nenhum outro artista da noite da premiação, Nick provou que este pode ser o nascimento de uma enorme nova carreira.
8º LUGAR
COLDPLAY – ADVENTURE OF A LIFETIME
AMERICAN MUSIC AWARDS
O Coldplay subiu ao palco do American Music Awards e colocou todo mundo pra dançar ao som de seu novo single, “Adventure of a Lifetime”. A banda animou o palco da premiação com incríveis efeitos visuais, dançarinos fantasiados de gorila, uma chuva de papel colorido e bolas de LED infláveis espalhadas pela plateia presente no Microsoft Theater.
7º LUGAR
WIZ KHALIFA feat. CHARLIE PUTH & LINDSEY STIRLING – SEE YOU AGAIN
BILLBOARD MUSIC AWARDS
As estrelas de Velozes e Furiosos, Ludacris e Tyrese, anunciaram a performance como um tributo ao “falecido, grande Paul Walker”. Wiz Khalifa, Charlie Puth e Lindsey Stirling subiram ao palco para executar “See You Again” no Las Vegas MGM Grand Garden Arena. Ao fim, trechos do filme foram projetados no fundo enquanto Wiz Khalifa descalço saltava no palco. A apresentação foi ovacionada pelo público presente.
6º LUGAR
ARIANA GRANDE – FOCUS
AMERICAN MUSIC AWARDS
Ariana Grande iluminou o palco do American Music Awards 2015 durante a performance de seu novo single, “Focus”. Depois de um contido e sensual início, Ariana tirou suas longas luvas brancas e as jogou rapidamente. Para adicionar à sensação vintage, Grande foi cercada por homens de smoking branco com uma grande banda tocando ao fundo.
5º LUGAR
SIA – CHANDELIER
GRAMMY
Na noite do Grammy 2015, Sia levou Kristen Wiig ao palco para contracenar com a talentosa Maddie Ziegler. A cantora apresentou seu single de maior sucesso, “Chandelier”, e como de costume, ficou de costas durante toda a música. Em um cenário que simulava um apartamento desorganizado, Kristen e Maddie travaram uma confusa batalha por espaço e carícias – deixando o espectador confuso sobre o caráter das personagens. Ao fundo, a voz de Sia ditava o ritmo que as dançarinas deveriam obedecer. Sia abandona o equilíbrio, a proposição de uma linguagem quase esquizofrênica consegue atrair o olhar de todos.
4º LUGAR
JUSTIN BIEBER – WHERE ARE Ü NOW/WHAT DO YOU MEAN?
MTV VIDEO MUSIC AWARDS
Justin Bieber parecia sem fôlego em sua performance no VMA – durante a primeira parte de sua performance de duas músicas, os telespectadores podiam ouvi-lo ofegante em seu microfone e deixando algumas batidas de apoio tocarem até se recompor. Bieber ainda estava voltando a sua forma de desempenho, mas essa foi a única falha em sua apresentação emocional e agressiva, que combinou sua faixa de retorno, “Where Are Ü Now”, com o seu novo hit, “What do you mean?”. Justin deixou tudo no palco, a coreografia estava no ponto, o trecho citado durante a performance demonstrando a ansiedade de seu próximo álbum, o voo finalizando a apresentação teve estilo junto as lágrimas ao fim.
3º LUGAR
BEYONCÉ – TAKE MY HAND/PRECIOUS LORD
GRAMMY
Beyoncé não ganhou o álbum do ano por seu self-titled album, mas ela facilmente venceu o Grammy 2015 por sua performance do clássico gospel de Thomas A. Dorsey, “Take My Hand, Precious Lord”. Sua voz foi contida, mas forte no início, acrescentando um pouco de alma para a faixa de perda e esperança. No final, sua voz foi elevada aos céus, mas seletivamente. Enquanto outros cantores podem mostrar a sua gama e capacidade de atingir notas altas, Beyoncé apenas projetou sua voz ao topo quando era absolutamente necessário. Uma verdadeira performer.
2º LUGAR
ADELE – HELLO
NRJ AWARDS
Em uma era preenchida com auto-tune e performances exageradas, ouvir uma voz tão pura quanto a de Adele sempre nos deixa arrepiados. A cantora de 27 anos fez exatamente isso no NRJ Music Awards, em Cannes, França, cantando seu single de retorno, “Hello”.
1º LUGAR
LADY GAGA – THE SOUND OF MUSIC
OSCAR
Lady Gaga emocionou o público do Oscar 2015 homenageando o filme “A noviça rebelde”. Gaga cantou, de forma impecável, “The Hills Are Alive”, “My Favorite Things” e “Climb Every Mountain”. Acompanhada da Orquestra do Oscar, a cantora soube como deliciar o ouvido de todos que estavam ali presentes. A interpretação de “The Sound of Music”, tema principal do musical estrelado por Julie Andrews, foi aplaudida de pé, inclusive pela protagonista do filme, que foi recebida no palco por Gaga visivelmente emocionada. A atriz comentou: “É dificil acreditar que passaram 50 anos da estreia do filme. Falo por todos ligados ao filme que somos abençoados, especialmente eu que tive muita sorte”.