in

Shakira quer acordo com Receita Federal espanhola, diz jornal; entenda

Cantora é acusada de não pagar seus impostos no período em que viveu na Espanha

Foto: Reprodução Instagram

Com a sua atual situação envolvendo problemas com a Receita Federal da Espanha, Shakira resolveu mudar de estratégia. De acordo com o jornal El País, em matéria publicada neste último domingo, 3 de julho, a cantora entrará em acordo para pagar sua multa milionária.

Shakira quer acordo com Receita Federal espanhola

A decisão de Shakira ao pedir um acordo é para evitar exposição pública. Para tanto, sua equipe de advogados entrará em contato com a Receita Federal para realizar esse acordo e evitar que a cantora seja presa.

Ou seja, ela terá que confessar os crimes de sonegação dos impostos, que giram em torno de US$ 17,4 milhões (ou R$ 97 milhões) ao longo dos três anos em que viveu na região da Catalunha, na Espanha. De acordo com a agência Efe (via G1), o valor foi fraudado entre 2012 e 2014, ao fingir que a artista não residia no país e esconder sua renda por meio de uma rede de empresas.

A defesa da cantora alega que sua agenda de shows e apresentações na televisão justificam sua ausência na Espanha, onde teria ficado menos de 184 dias e, assim, não teria a obrigação de pagar impostos.

Entretanto, em maio deste ano, o Tribunal de Barcelona concluiu que sim, Shakira passou maior parte de sua vida no país durante o período acusado. Várias provas foram apresentadas, como pagamentos de cartões de crédito, visitas a estabelecimentos ou fotos dela mesma nas redes sociais.

Ainda segundo El País, fontes afirmam que sua separação com o jogador Gerard Piqué podem ter causado essa reviravolta, pois ele já passou por problemas semelhantes na justiça.

Leia mais: Shakira e Piqué: casal está se separando, diz jornal; entenda o caso

Além disso, o jornal afirma que não será fácil chegar a um acordo. Se houver, a artista ainda irá a julgamento, mas será apenas o suficiente para “dizer em voz alta que aceita os fatos e, quem sabe, ouvir do juiz que não deve ir para a cadeia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *