in , ,

Olimpíadas 2020: 4 razões para conhecer Rayssa Leal, a “fada” do skate

Foto: Reprodução/Instagram/@rayssalealsk8

As Olimpíadas de 2020 finalmente começaram e, para este ano, uma nova modalidade tem sua grande estreia: Skate! O esporte está sendo visado como um dos favoritos para o Brasil pois, na equipe, além de contar com talentosos skatistas, está presente também a atleta brasileira mais jovem das Olimpíadas: Rayssa Leal.

Foto: Reprodução/Instagram

De apenas 13 anos, Rayssa é da cidade Imperatriz, no Maranhão, e faz muito sucesso nas redes sociais com o seu apelido “Fadinha do Skate”. Conheça quatro razões para conhecer a jovem e saiba mais sobre sua carreira.

4 razões para conhecer Rayssa Leal

1) Sua paixão pelo esporte começou cedo

Desde cedo, o seu talento já se mostrava visível nas manobras. Aos seis anos, ganhou dos seus pais o seu primeiro skate. Pouco tempo depois, Rayssa viralizou com um vídeo fazendo um heelflip – manobra que consiste em girar o skate no ar com um chute de calcanhar – vestida de fada.

Ao site da campanha “#ElasTransformam”, da MRV, ela conta que a fantasia foi por conta da data, 7 de setembro, em que a sua escola decidiu ter o Peter Pan como tema do desfile. Escolhida para representar a Sininho, com uma roupa costurada pela sua avó, Rayssa saiu da escola e foi direto para um pico conhecido pelos skatistas da cidade.

“Quando acabou o desfile, como eu estava no fogo de andar de skate, nem troquei a fantasia, só botei a meia e o tênis. Minha mãe decidiu filmar e eu acertei de primeira o heelflip. Ela editou botando aquela expectativa para o vídeo ficar maior”.

Assim surgiu o seu apelido, “Fadinha”.

2) Ela é campeã brasileira de Street Skate e vice-campeã mundial

A partir do vídeo, a skatista não parou mais. Aos 11 anos, ela participou do Mundial de Skate Street, em Los Angeles, nos Estados Unidos, terminando o evento como vice-campeã com “dobradinha BR” no pódio, ao lado da Pamela Rosa, atleta que também está presente nas Olimpíadas ao lado de Leal.

O feito mais recente da Rayssa Leal foi em junho deste ano, em que ganhou medalhe de bronze no Mundial de Skate Street em Roma. Fato que garantiu à jovem sua passagem para Tóquio.

3) Rayssa Leal é engajadíssima nas redes sociais

Com quase 400 postagens e mais de 980 mil seguidores no seu Instagram, mais os 58 mil seguidores no Twitter, a atleta é bem ativa nas redes e gosta de compartilhar sua rotina de treinos. Além, é claro, de como está sendo sua passagem por Tóquio neste exato momento.

https://twitter.com/Rayssa_Leal_Sk8/status/1419059345988464648

Não somente isso, a pequena atleta também é bem engajada na causa de igualdade feminina nos esportes. Em uma postagem para o Dia Internacional da Menina, ela escreve: “Nós podemos sonhar os mesmos sonhos que um menino, nós podemos ir longe e realizar grandes coisas. Nós temos o poder de fazer o que quiser, NÓS MERECEMOS SER FELIZ”.

Leal também é uma das atletas mulheres que faz parte do movimento #ElasTransformam, da MRV, voltado para a união e torcida pela força do esporte feminino. No site da campanha, ela conta: “Já sofri bullying na minha escola: vieram me dizer que skate não era coisa de menina”.

4) Seu talento chamou atenção de diversas personalidades

Com sua incrível performance nessa idade, Rayssa Leal chamou a atenção de diversas personalidades. Sua interação mais recente foi neste sábado (24), com a lenda do skate Tony Hawk. O atleta apareceu para filmá-la durante o treino, parando para cumprimentar e conversar.

Também hoje, a atleta recebeu apoio no Twitter do Felipe Neto e um comentário do ex-BBB Gil do Vigor.

https://twitter.com/Rayssa_Leal_Sk8/status/1419013182358687746

Durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas, a Fadinha foi convidada para ser comentarista do evento ao lado da também skatista Letícia Bufoni, enquanto Galvão Bueno narrava. Logo ao final da passagem, o narrador falou que “zerou a vida” por ter conversado com ela. Rayssa retrucou: “eu que zerei!”.

Você pode acompanhar a estreia da Rayssa Leal nas Olimpíadas 2020 neste domingo, 25 de julho, a partir das 20h30, na categoria de Skate Street Feminino. Outros atletas que estão na equipe brasileira, tanto feminina quanto masculina, são Pamela Rosa, Letícia Bufoni, Pedro Ramos e Kelvin Hoefler.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *