in , ,

7 produções audiovisuais protagonizadas por artistas trans e travestis

Lista traz séries e filmes nacionais e internacionais

Neste domingo, 29 de janeiro, é celebrado o Dia da Visibilidade Trans no Brasil. A data marca um ato político realizado em 2004 no Congresso Nacional em que manifestantes pediam por respeito à diversidade de gênero no país e, desde então, todo o mês de janeiro é resgatada a importância do debate sobre o caminho que ainda precisa ser percorrido na busca pelos direitos básicos e mais oportunidades.

E isso não é por pouco. De acordo com o dossiê “Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras”, divulgado pela Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), na última sexta-feira (27), o Brasil segue pelo 14º ano consecutivo como o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo, seguido pelo México e Estados Unidos. 

Foto: Cartaz do documentário “Indianara” (Divulgação)

A arte, no entanto, se mostra ainda um espaço de acolhimento e resistência através da representação de uma realidade que, para muitos e muitas, ainda é dura. Pensando nisso, o Tracklist listou 7 produções audiovisuais protagonizadas por artistas trans e travestis para conhecer, apoiar e assistir.

Dia da Visibilidade: 7 produções com protagonistas trans e travestis

1) Filme “Paloma” (2022), com Kika Sena

Kika Sena estrela um filme nacional que conta a história de Paloma, uma agricultora transexual cujo sonho é se casar na Igreja com seu companheiro Zé (Ridson Reis) e celebrar essa união de forma tradicional. O longa, dirigido por Marcelo Gomes, se passa no sertão pernambucano e é um balanço sobre preconceito, violência, afetos e fé através da perspectiva mais complexa da vida na busca por algo que, para muitos, poderia ser básico. Além de atriz, Kika Sena também é autora dos livros Marítima (2016) e Periférica (2017), e se consagrou como a primeira atriz trans a receber o Troféu Redentor de Melhor Atriz no Festival do Rio pelo seu trabalho no filme.

O filme “Paloma” está disponível na plataforma de streaming Globoplay

2) Filme “Uma Mulher Fantástica” (2017), com Daniela Vega 

O longa chileno protagonizado pela atriz Daniela Vega fez história. “Uma Mulher Fantástica” (2017), dirigido por Sebastián Lelio, foi vencedor na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2018, tornando-se a primeira produção protagonizada por uma atriz transexual a ganhar a estatueta na história da academia. O intenso filme conta a história de Marina Vidal, uma garçonete que sonha em ser cantora mas que vê a vida virar de cabeça para baixo após a morte do seu então companheiro Orlando (Francisco Reyes). Sua luta passa, então, a ser pelo direito de viver seu luto diante da suspeita constante de estar envolvida com a morte dele.

O filme “Uma Mulher Fantástica” está disponível na plataforma de streaming Prime Video.

3) Série “Manhãs de Setembro” (2021), com Liniker

A série brasileira do Amazon Prime Video é protagonizado pela atriz, cantora e compositora Liniker para contar a história de Cassandra, uma mulher trans cujo maior sonho é ser cantora e, para isso, começa a vida independente em São Paulo como motogirl de um aplicativo de entregas e concilia sua rotina sendo cover da cantora Vanusa, de quem é fã. Tudo muda, no entanto, quando Leide (Karine Telles), ex-namorada de Cassandra, reaparece na vida dela com um menino que diz ser um filho fruto do antigo relacionamento das duas. 

A série possui duas temporadas com 11 episódios no total, e conta uma história sobre auto descoberta e construção de afeto familiar, além de trazer reflexões sobre a vivência de muitas pessoas trans e pretas no Brasil na busca por oportunidades e uma vida digna. 

A produção também traz a atriz, cantora e compositora Linn da Quebrada interpretando a personagem Pedrita.

A série “Manhãs de Setembro” está disponível na plataforma de streaming Prime Video.

4) Filme “Cowboys” (2020), com Sasha Knight

Esse drama familiar protagonizado pelo ator Sasha Knight conta a história de Joe, um menino transexual que se assume para sua família. O longa dirigido por Anna Kerrigan mostra a jornada de Joe junto com seu pai, Troy (Steve Zahn), após a separação ocasionada pelos preconceitos e não aceitação da mãe do protagonista, Sally (Jillian Bell), que passa a movimentar tudo em busca dos dois que querem chegar na fronteira com o Canadá.

O filme “Cowboys” está disponível para aluguel na plataforma de streaming Prime Video

5) Documentário “Indianara” (2019), com Indianarae Siqueira

Estreado em 2019 no Festival de Cannes, o documentário “Indianara“, dirigido por Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa, conta história de Indianarae Siqueira, ativista e idealizadore da CasaNem, instituição no Rio de Janeiro de acolhimentos de pessoas LGBTQIAPNB+ em situação de vulnerabilidade social. O filme retrata os atos de resistência da militante contra as ameaças a travestis e transexuais no Brasil e expõe a luta que ainda se faz necessária no país através da construção de núcleos de afeto, busca por justiça, direitos básicos e mais oportunidades.

O documentário “Indianara” está disponível na plataforma de streaming Globoplay

Além de dar visibilidade para a arte de produções trans e travestis, também é possível fazer a diferença através de doações. Atualmente, a CasaNem, um dos trabalhos da vida de Indianarae, se encontra fechada por falta de recursos, mas aberta a doações para que seja possível retornar às atividades de assistência e acolhimento.

6) Documentário “Eu, um outro” (2019), com Luca Scarpelli, Raul Capistrano e Thalles Rocha

Dirigido e produzido por Silvia Godinho, o documentário de 1 hora e 50 minutos conta a história de Luca Scarpelli, que está em busca de um antigo amor, Raul Capistrano, o estudante de filosofia que almeja o magistério, e Thalles Rocha, um segurança que está na busca pelo registro do seu nome masculino. No longa, entretanto, os três dividem um ponto em comum: são homens trans que se cruzam no meio de suas jornadas da vida e compartilham suas urgências, lutas e objetivos.

O documentário “Eu, um outro” está disponível para aluguel na Vivlo Play, Claro TV+, Google Play e Itunes.

7) Documentário “Bixa Travesty” (2019), com Linn da Quebrada

Não é de hoje que se conhece a potência de Linn da Quebrada. A artista é protagonista do documentário que fecha nossa lista de produções com artistas trans e travestis. Sua trajetória de vida enquanto artista e luta para quebrar paradigmas e estereótipos é contada em “Bixa Travesty“, longa que também conta com a participação de Liniker e foi dirigido por Kiko Goifman e Claudia Priscilla.

“Bixa Travesty” levou o Teddy Award de Melhor Documentário no Festival de Berlim, Melhor Direção no Festival de Cartagena, Melhor Longa do Júri Popular e Melhor Trilha Sonora no Festival de Brasília.

O documentário “Bixa Travesty” está disponível na Globplay e Itunes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *