Conhecida por ser um dos principais veículos de crítica e análise musical, a Pitchfork divulgou uma lista interessante no começo da semana. Na última segunda-feira, dia 7, a revista lançou seu top 200 das melhores músicas da última década.

Com uma gama de estilos musicais na lista, as cinco primeiras posições do ranking foram dominadas pelo hip-hop e o synthpop. Nesse sentido, Kendrick Lamar ficou em 1º com a faixa “Alright”, Grimes em 2º com “Oblivion”, e a cantora Robyn em 3º com “Dancing On My Own”. Beyoncé encontra-se em 4º com o hit “Formation”, e Frank Ocean em 5º com “Thinkin Bout You”.

Sobre “Alright”, a Pitchfork deu destaque para o alcance de mercado e social que a música atingiu desde seu lançamento:

“Não é todos os dias, ou até mesmo toda década, que uma música consegue certificado de platina, é reconhecida pelo Grammy, validada nas ruas, aprovada pelo ativismo, e agora indicada como Hino Nacional Negro”.

Pitchfork faz seleção de gêneros, com o pop em alta

Nas posições seguintes, estão artistas como Lana Del Rey (em 9º com “Video Games”), Rihanna (15º com “Work”) e Rosalía (23º com “Malamente”). Além disso, Cardi B aparece em 30º com seu smash “Bodak Yellow”, e Lorde em 43º por conta de “The Louvre”, do disco “Melodrama”.

Taylor Swift ficou na posição 57º com a canção “All Too Well”, do álbum “Red”. Ainda no pop, Ariana Grande está em 48º pelo sucesso “thank you, next”, que saiu anteriormente em janeiro. Além do mais, Charli XCX foi selecionada em 85º, pela música “Track 10”.

No que diz respeito ao indie, por exemplo, bandas como Tame Impala e Arcade Fire foram listadas pela revista. O trio californiano HAIM é citado na posição 91º, e a artista em ascensão Clairo em 123º. O grupo The 1975 ficou no top 20 em 16º, com “Love It If We Made It”.

Rihanna, Drake e Kendrick aparecem em mais de duas posições, com singles e side-tracks de seus trabalhos, assim como Nicki Minaj e Kanye West.

Top 200 dos melhores álbuns

Além do ranking de músicas, a Pitchfork também compartilhou a lista dos 200 melhores álbuns dos anos 2010. Em primeiro lugar, está Frank Ocean com o disco “Blonde”, lançado em 2016. Em seguida, vem Kanye com “My Beautiful Dark Twisted Fantasy”, e enfim Beyoncé com o trabalho que carrega seu nome, de 2013.

Nota-se que os artistas do topo da segunda lista são quase os mesmos do topo da primeira. Assim, Kendrick aparece novamente com “To Pimp A Butterfly” (disco que carrega a faixa “Alright”), e depois a cantora Fiona Apple.

Em 6º lugar, aparece a artista Solange, com o álbum “A Seat at the Table”. Então, a banda Vampire Weekend surge em 7º com “Modern Vampires of the City”, e Robyn em 8º por conta do disco “Body Talk”, lançado em 2010. O disco de estreia de Ocean, “Channel Orange”, fecha o top 10.

A lista completa da revista pode ser conferida aqui.

Comentários

Mais lidas
Alguns direitos reservados / 2013 - 2017.
Desenvolvido por Lucas Mantoani.