in

Neil Young x Spotify: entenda o motivo da remoção do catálogo do artista

Cantor fez um protesto contra um podcast que difunde conteúdo desinformativo

neil young x spotify
Foto: Divulgação

O Spotify retirou, nesta quinta-feira (27), todo o catálogo do músico Neil Young da plataforma. A decisão veio um dia após o artista dar um ultimato aos executivos do aplicativo, sua gravadora e seu empresário.

Leia mais: Entenda por que Taylor Swift está fazendo “capítulos” no Spotify

Tudo começou com a publicação de uma carta aberta de Young em seu website oficial, agora apagada. No texto, o artista fazia um protesto contra o conteúdo do podcast de Joe Rogan – denominado “The Joe Rogan Experience” –, o qual o cantor acusou de espalhar desinformação sobre a vacinação contra a covid-19. O programa é o mais bem avaliado da categoria no serviço de streaming, que também detém direitos exclusivos do podcast.

Referindo-se a Warner Records e a seu manager, ele escreveu: “O Spotify tem a responsabilidade de mitigar a disseminação de desinformação em sua plataforma. Eu quero que vocês avisem o Spotify imediatamente HOJE que eu quero todas as minhas músicas fora da plataforma deles”. Ele ainda completou: “Eles podem ter Rogan ou Young. Os dois, não”.

Porta-voz do Spotify fez um comunicado sobre as exigências de Neil Young, que denunciou o podcast de Joe Rogan

As críticas a Rogan vindas de Young tiveram motivação em um protesto de um grupo de cientistas, professores e especialistas em saúde pública. Os profissionais pediam que o Spotify removesse o episódio do podcast publicado no dia 31 de dezembro – onde o anfitrião recebeu o Dr. Robert Malone.

Durante o episódio, Malone fez diversas declarações falsas sobre a covid-19 e os planos de vacinação. Ele afirmou, por exemplo, que a população estaria sendo “hipnotizada” para que acreditasse nas medidas preventivas de combate à doença. Além disso, ele disse que o acontece recentemente é um tipo de “psicose de formação em massa”, que faria a sociedade acreditar nas notícias sobre a pandemia e, desta forma, ser controlada.

joe rogan
Joe Rogan, anfitrião do programa “The Joe Rogan Experience”. Foto: Divulgação

Em nota para o jornal The Washington Post, um porta-voz do Spotify afirmou que há um compromisso em balancear a liberdade dos criadores e a segurança dos ouvintes. “Temos políticas de conteúdo detalhadas e já removemos mais de 20,000 episódios de podcasts relacionados à covid-19 desde o início da pandemia”.

O episódio do podcast de Joe Rogan não saiu do ar, mas as músicas de Young foram retiradas. Sobre a decisão, falou-se que: “Lamentamos a decisão de Neil de remover sua música do Spotify, mas esperamos recebe-lo de volta logo”.

Outras plataformas apoiam as ideias do artista

Apesar do Spotify não ter se posicionado contra as ideias de Joe Rogan, outras plataformas mostraram ideias opostas. O Youtube, por exemplo, apagou o polêmico episódio do “The Joe Rogan Experience”. Já o Twitter, depois do humorista ter publicado várias declarações consideradas negacionistas, baniu sua conta oficial do aplicativo.

A Apple Music decidiu provocar o serviço concorrente, e deu destaque ao cantor nas redes sociais da plataforma. Em uma das publicações feitas, o aplicativo recebeu o apelido de “casa do Neil Young”.

Agora, resta saber se o Spotify irá voltar atrás na decisão. No entanto, nenhuma outra declaração foi dada até então.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *