in ,

Entenda por que Taylor Swift está fazendo “capítulos” no Spotify

capítulos taylor swift

Taylor Swift vem trabalhando na regravação dos seus seis primeiros álbuns há mais de um ano, lutando para reconquistar os direitos autorais do trabalho de sua vida. Desde então, a artista já apostou em diversas formas de divulgação e de retomar o controle sobre a sua arte, sendo uma dessas estratégias o lançamento de “capítulos” no Spotify.

O responsável por dar início a era das regravações foi o aclamado “Fearless”, segundo álbum de estúdio de Taylor e referência no gênero country. Anunciado em janeiro de 2021 e lançado em abril, a nova versão do disco chegou com 26 faixas, sendo seis delas inéditas “From The Vault”.

Em novembro de 2021, após cinco meses de espera desde o anúncio em junho, o “Red (Taylor’s Version)” chegou com 30 faixas totais, sendo nove inéditas. Agora, o lançamento dos capítulos no Spotify dão aos fãs a esperança de que uma nova era está se aproximando.

capítulos taylor swift
Foto: Reprodução/Twitter @taylornation

Os capítulos

O lançamento dos capítulos começou ainda na era “folklore” e “evermore”, cada um contando com seis músicas das respectivas Eras. Desde a chegada da primeira regravação, os capítulos passaram a ser lançados pouco após a chegada do álbum completo. Os fãs rapidamente perceberam uma frequência na divulgação deles.

O “Fearless (Taylor’s Version)”, recebeu quatro capítulos diferentes, são eles: “Halfway Out The Door”, “Kissing In The Rain”, “I Remember What You Said Last Night” e “From The Vault”. Cada um dos capítulos conta com seis músicas do disco escolhidas a dedo pela própria Taylor seguindo a temática do título escolhido para cada capítulo.

Agora, após o lançamento do “Red (Taylor’s Version)” em novembro, os capítulos do álbum começaram a sair neste mês de janeiro e até agora são dois. “Could You Be The One”, lançado no dia 13 de janeiro e “She Wrote A Song About Me”, lançado na última semana, no dia 18 de janeiro. O intervalo entre os dois capítulos foi curto, dando a entender que a Era “Red” está chegando ao fim.

Agora, os fãs esperam o lançamento dos dois últimos capítulos na esperança de que ao finalizar essa parte da história, Taylor esteja se preparando para o lançamento da próxima regravação.

Mas, por que capítulos?

O objetivo de juntar as músicas regravadas em coletâneas faz parte da estratégia para trazer maior engajamento para as novas versões, ao invés daquelas que foram roubadas de Taylor. Além de compor o storytelling já característico da cantora com suas composições, os capítulos dão mais visibilidade ao trabalho que está sob o controle de Swift.

Muitos do antigos álbuns de Taylor, que hoje são propriedade de uma empresa privada, possuem diferentes versões, como deluxe, extended, platinum e outros. Essas diferentes versões de um mesmo álbum são favorecidas pelos algoritmos das plataformas de streaming. Sendo assim, quando ouvintes casuais procuram por determinada música pelo search do Spotify, ele iria encontrar a versão antiga, que não pertence mais à artista.

Com os capítulos disponíveis na plataforma, esse algoritmo é modificado e a prioridade na reprodução é das novas versões “Taylor’s Version”. Isso ajuda o alcance do trabalho de Taylor para além da fan base fiel, tornando o catálogo de sua propriedade o mais ouvindo entre o público geral.

Mesmo as músicas sendo as mesmas já disponíveis no álbum, o número de ID da canção na plataforma é diferente. Por isso, quando um ouvinte procura pela faixa na aba “Procurar”, as versões atuais aparecem por cima, fazendo com que esse ouvinte clique para ouvir ela ao invés da versão antiga.

Além de representar a liberdade artística que Taylor vem reconquistando, os capítulos também representam mais uma forma da artista se conectar com os fãs. Por meio das coletâneas, eles são capazes de entender um pouco mais da visão da cantora sob o próprio trabalho, além de teorizar sobre os projetos futuros da cantora.


Já conferiu os capítulos disponíveis no Spotify e outras plataformas de streaming? Siga o Tracklist nas redes sociais e fique por dentro dos próximos lançamentos da loirinha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *