in ,

Os 20 melhores filmes e séries de 2023

A lista inclui trabalhos lançados entre os dias 1º de janeiro e 1º de dezembro de 2023

Por Fernando Marques e Manuela Sant’Ana O ano de 2023 foi recheado de novidades no mundo do audiovisual, tanto em filmes quanto em séries. Apesar de o cenário ter sido afetado com a maior greve da história dentro desse contexto, grandes produções chegaram aos seus telespectadores e marcaram sua presença com grande impacto. Com isso em mente, o Tracklist listou os 10 melhores filmes e as 10 melhores séries de 2023. Confira!

Observação: A lista inclui trabalhos lançados entre os dias 1º de janeiro e 1º de dezembro de 2023. Os álbuns foram definidos a partir da opinião dos redatores e da equipe do Tracklist, além de considerar a opinião da crítica especializada.


OS 20 MELHORES FILMES E SÉRIES DE 2023


As 10 melhores séries de 2023


10º – “Cangaço Novo”

Cangaço Novo“, dirigida por Fábio Mendonça e Aly Muritiba, é uma cativante série brasileira disponível no Prime Video. A trama segue Ubaldo, um bancário que não tem memória alguma de sua infância. Descontente com a vida e enfrentando desafios financeiros para cuidar do pai adotivo adoecido, sua vida dá uma reviravolta ao herdar uma fortuna inesperada. A série promete intrigas e reviravoltas, explorando temas de identidade e mudança de destino.


9º – “Os Outros”

O caótico convívio entre duas famílias que moram em um condomínio da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, chamou a atenção dos brasileiros neste ano. A produção original da Globoplay se destaca por sua trama, personagens instigantes, conflitos intensos em poucos episódios e pelo seu elenco e atuações, em que Adriana Esteves e Eduardo Sterblitch que venceram como “Melhor Atriz” e “Melhor Ator” respectivamente na premiação de Melhores do Ano da TV Globo, além do prêmio no geral de “Melhor Série”. Já renovada para uma 2ª temporada, a série estará de volta na plataforma de streaming em 2024.


8º – “A Queda da Casa de Usher”

Inspirado no conto de mesmo nome de Edgar Allan Poe, “A Queda da Casa de Usher” é a nova série criada por Mike Flanagan, responsável pela aclamada “A Maldição da Residência Hill”. Sua história, contada em oito episódios (nomeados de acordo com outros contos do escritor), traz a trama dos irmãos Roderick e Madeline Usher, que veem sua dinastia familiar começar a ruir quando cada um dos herdeiros morre misteriosamente. Muito suspense e sobrenatural envolvem a série, perfeita para os fãs das obras de Poe, que são apresentados a diversas referências no decorrer da produção.


7º – “Gen V”

“Gen V“, situada no universo de “The Boys“, oferece uma intrigante visão da próxima geração de heróis. Ambientada na prestigiada universidade de Godolkin para super-heróis, a trama mergulha na formação de jovens dotados de poderes especiais. Enquanto enfrentam desafios físicos, sexuais e morais diários, esses adolescentes buscam destaque para garantir os melhores contratos nas cidades mais disputadas. A maneira com que a série se desenvolve é o grande destaque, fazendo com que os acontecimentos na universidades nos faça questionar quem é quem na balança moral.


6º – “Amor e Morte”

Uma nova adaptação para a TV do crime real que chocou os Estados Unidos na década de 1980, “Amor e Morte” conta o caso de Candy Montgomery, interpretada com maestria por Elizabeth Olsen, uma dona de casa bem religiosa e mãe de dois filhos, que começou a sair com Allan Gore, casado com Betty Gore. A história logo toma um rumo completamente diferente quando a mulher do seu amante é encontrada morta. Um bom suspense com bela produção Max Original, que conquistou seu espaço na lista das melhores séries de 2023.


5º – “One Piece: A Série”

Uma das maiores surpresas positivas da Netflix deste ano foi o live action do mangá de Eiichiro Oda, “One Piece”, por isso merece estar no nosso top 5 de melhores séries de 2023. Desde a escolha acertada do seu elenco, que conseguiu entregar na sua atuação a essência dos icônicos personagens, ao modo de contar os primeiros arcos da história, a adaptação foi um refresco e acerto em cheio para os fãs da saga, que puderam acompanhar mais uma vez as aventuras do pirata Monkey D. Luffy ao recrutar seus confiáveis tripulantes para partir em uma jornada para se tornar o Rei dos Piratas, tudo de forma bem fiel (com alguns ajustes aqui e ali) e produzida com grandes detalhes.


4º – “Na Mira do Júri”

Um dos grandes destaques do ano, “Na Mira do Júri” acompanha Ronald Gladden, um cidadão comum que decide participar de um júri aberto. O que ele não sabe é que apenas ele não é um ator durante todo esse julgamento. Do juíz ao segurança da entrada, todos fazem parte de um complô para que Ronald viva uma experiência única e, em diversas vezes, beirando a loucura. A série foi indicada a diversos Emmy’s e está disponível no Prime Video.


3º – “O Urso” (Temporada 2)

A segunda temporada de “O Urso” é um prato cheio. Menos frenética, a série valoriza os momentos de tensão, criando sequências de dar água na boca e frio na barriga, sensações contrastantes que só uma boa produção consegue evocar. Carmy, Sydney, Richie e a equipe da cozinha iniciam uma jornada de transformação, impactando não apenas o restaurante, mas também suas vidas pessoais.


2º – “Succession” (Temporada 4)

Uma das melhores séries da última década, “Succession” chegou ao seu épico final em sua quarta temporada. Acompanhando os ensinamentos não tão bons do magnata Logan Roy (Brian Cox), os irmãos Kendall, Roman e Shiv Roy tem de se “unir”, para lidar com situações inesperadas e contundentes. Talvez a palavra “união” não seja a melhor definição, mas é a que chega mais perto, vide o que já vimos vindo da família Roy. Brilhantemente escrita, “Succession” se firma como uma das melhores produções da TV da história e entra de vez na prateleira dos grandes nomes como “Breaking Bad“.


1º – “The Last of Us”

A série distópica “The Last of Us”, inspirada na mundialmente famosa franquia de jogos de mesmo nome, se tornou um grande sucesso da HBO Max, sendo a melhor estreia do serviço de streaming na América Latina. A fiel adaptação dos jogos para as telas, com Pedro Pascal e Bella Ramsey como os protagonistas Joel e Ellie, não falhou em agradar os fãs assíduos da sua narrativa, exibida com alto investimento e produção. Com 96% de aprovação no Rotten Tomatoes e vencendo o prêmio de “Melhor Adaptação” no The Game Awards 2023, “The Last of Us” veio para provar como seriados inspirados em videogames podem alcançar ainda mais fãs e contar, sem perder a sua essência, a história de uma maneira ainda mais interessante.


O que achou da lista? Concorda com a seleção dos melhores filmes e séries de 2023? Acompanhe o Tracklist no X/TwitterInstagram e TikTok, e veja o nosso especial de fim de ano:

As 30 melhores músicas nacionais e internacionais de 2023
Os 30 melhores álbuns e EPs nacionais e internacionais de 2023
Os 20 melhores filmes e séries de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *