in ,

As 30 melhores músicas nacionais e internacionais de 2023

A lista inclui trabalhos lançados entre os dias 1º de janeiro e 1º de dezembro de 2023

IZA, Marina Sena, Olivia Rodrigo e Miley Cyrus integram a lista. Foto: MarVin / Fernando Tomaz / Divulgação / Reprodução/YouTube

Por Gabriel Haguiô, Isabella Zeminian e Mariana Alves – 2023 foi especial para a música, marcado por grandes sucessos, surpresas inesperadas e revelações inéditas que ficaram na nossa cabeça durante todo o ano. Para relembrarmos os principais destaques dos últimos meses, o Tracklist selecionou as melhores músicas nacionais e internacionais de 2023. Confira!

Observação: A lista inclui trabalhos lançados entre os dias 1º de janeiro e 1º de dezembro de 2023. As músicas foram definidas a partir da opinião dos redatores e da equipe do Tracklist, além de considerar a opinião da crítica especializada.


AS 30 MELHORES MÚSICAS DE 2023


As 15 melhores músicas nacionais de 2023


15º – “Pilantra” – Jão e Anitta

Com direito a coreografia trabalhada, visuais com referências aos anos 70 e versos despretensiosos, Jão e Anitta lançaram uma das parcerias mais imprevisíveis e certeiras do ano. “Pilantra” abriu um momento de experimentações para os dois, sendo a primeira parceria de Jão, responsável por suceder o sucesso do álbum “Pirata”. A faixa também rendeu para Jão a sua melhor estreia no Spotify até aquele momento de carreira, assumindo a 4º posição no Spotify Brasil.


14º – “Marolento” – Puterrier e Borges (prod. Heavy Baile)

Em “Marolento”, a união de talentos resulta em uma experiência musical eletrizante. As letras de Puterrier e Borges incendeiam e acompanham o ritmo acelerado da produção do Heavy Baile. A fusão de ritmos, batidas e estilos cria uma atmosfera sonora única e vibrante. Cada contribuição se destaca, formando uma sinergia que bota todo mundo pra dançar – não é à toa que ouvimos essa tocar pelos quatro cantos do país.


13º – “Arrepiada” – Julia Mestre

“Arrepiada” é a faixa-título do segundo álbum solo de Julia Mestre, integrante da banda Bala Desejo. A cantora bebe da fonte de artistas como Rita Lee e Marina Lima para apresentar suas influências em uma faixa com versos ousados que exaltam o feminino em combinação com arranjos refinados. A expressividade da canção se ressalta nos detalhes sonoros que evidenciam a veia artística de Julia, resgatando suas influências mas traçando seu próprio rumo em direção ao futuro da música brasileira.


12º – “Chico” – Luísa Sonza

Uma das declarações de amor mais intensas da música recente, “Chico” não demorou a ressoar no público após o lançamento do “Escândalo Íntimo”, terceiro álbum de estúdio de Luísa Sonza. Uma bossa nova com acordes de violão que a aproximam do ritmo, a composição de “Chico” é assinada pela cantora em parceria com Bruno Caliman, Carolzinha, Douglas Moda e Jenni Mosello, que buscaram traduzir todos os sentimentos da cantora com referências variadas nos versos e melodias. Evidenciando diversas facetas de Luísa, a canção logo atingiu o topo do Spotify Brasil e ganhou espaço nas cantorias dos brasileiros.


11º – “Lili” – Don L e Terra Preta

No Dia da Independência do Brasil, Don L decidiu lançar “Lili”, música gravada em parceria com Terra Preta como um verdadeiro grito de liberdade. Aproveitando o peso histórico da data, a canção idealiza uma nova independência para o país a partir da ótica revolucionária que compõe o imaginário artístico do rapper. A influência do afrobeat e os metais dão uma atmosfera dançante e alegre à faixa, que figura entre as melhores e mais simbólicas músicas do rap nacional de 2023.


10º – “99 Problemas” – Duquesa e MC Luanna

Duquesa e MC Luanna entregam um hino de empoderamento com “99 Problemas”. A colaboração dinâmica entre Duquesa e Luanna destaca suas vozes distintivas, enquanto a produção impulsiona a mensagem da música, conforme a batida envolvente e as letras ousadas celebram a força feminina e a superação. “99 Problemas” é uma afirmação poderosa que transcende os limites de gênero imposto pelo sistema arcaico da indústria e abre espaço para as cantoras se tornarem vozes influentes e aclamadas.


9º – “Luz do Sol” – Xande de Pilares

Na voz celestial e inconfundível de Xande de Pilares, foi lançada uma das grandes obras do ano: “Xande Canta Caetano”, um disco de reinterpretações de músicas do Caetano Veloso. “Luz do Sol”, um dos grandes clássicos do cantor, ganha ainda mais brilho na versão do sambista, que dá uma nova emoção a alguns dos versos mais conhecidos da MPB. Com a produção do Pretinho da Serrinha, a canção assume um ar mágico e único, a partir de um encontro que somente a música brasileira seria capaz de proporcionar.


8º – “Até Clarear” – Marcelo D2

Em 2023, o rapper do Planet Hemp enfim nos apresentou ao samba do D2. “Até Clarear” é um dos grandes destaques do disco “IBORU”, e não falha em mostrar que em 25 anos de carreira, Marcelo D2 continua a seguir pelo imprevisível, e não decepciona. Reverenciando nomes como João Nogueira, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz, “Até Clarear” abraça as raízes do artista e cumpre com o que propõe: é um clarão em meio a sombra, com instrumentos e elementos capazes de te fazer dançar até clarear.


7º – “Que Se Vá” – IZA

“Que Se Vá” representa tudo aquilo que a IZA é: poderosa. A faixa transborda atitude enquanto a cantora desabafa sobre um parceiro “não-tão-parceiro-assim”. A combinação de sua voz potente com uma produção marcante resulta em uma faixa que transborda atitude (e te faz agradecer que a faixa não foi escrita para você). A combinação de elementos do pop e do R&B carimba mais uma vez o selo de artista na carreira de IZA, que tem gogó e peito para sustentar toda a banca que coloca em cada lançamento.


6º – “Olho no Gato” – Marina Sena

Provocante e confiante, o segundo single do disco “Vício Inerente” é do tipo de música que melhora mais a cada nova vez que você escuta. Não é atoa que o refrão não demora a grudar na mente, munido de uma narrativa de consquista e sensualidade que é presente a todo momento em “Olho no Gato”. A produção pop recebe pinceladas de trap e sintetizadores que abrilhantam o caráter experimental do trabalho de Marina Sena, tornando a faixa cativante de forma simples e direta.


5º – “Madrugada Maldita” – FBC

Não restam muitas dúvidas sobre o talento e a versatilidade de FBC, e caso ainda houvesse alguma, 2023 chegou para afastá-las. Com seu último álbum, o cantor incorporou as influências da música disco para produzir um dos trabalhos mais autênticos e inventivos do ano, e faixas como “Madrugada Maldita” realçam ainda mais o seu brilho artístico. O single une o talento do Padrim em criar uma sonoridade envolvente com o seu dom de ilustrar histórias por meio dos versos, retratando uma noite solitária num ritmo dançante e único.


4º – “Saudade de Você” – Duda Beat

Dirigindo na contramão, Duda Beat entrega com “Saudade de Você” algo que nós estávamos sentindo falta no pop brasileiro: uma faixa com mais de quatro minutos. Brincadeiras à parte, a melodia nostálgica e o sotaque macio de Duda criam uma conexão íntima com o ouvinte e, apesar de “longa”, a música nos deixa com gostinho de quero mais. A lírica reflete uma narrativa poética e destaca a habilidade da cantora em explorar temas emocionais de maneira autêntica, proporcionando uma experiência musical que há tempos já não se via – ou “ouvia”.


3º – “Insista em Mim” – Ana Frango Elétrico

De forma modesta, Ana Frango Elétrico conquistou notoriedade na cena alternativa do país nos últimos anos com uma personalidade única que se estende à sua música. Com seu disco mais recente, “Me Chama de Gato que eu Sou Sua” – que também está na lista de melhores álbuns de 2023 do Tracklist -, a cantora nos apresenta um novo lado de sua arte com influências dos anos 70 e 80. Faixas como “Insista em Mim” destacam a sua essência na sua própria maneira de escrever e também de interpretar suas composições. A canção é uma declaração emocional de amor com a poesia rotineira de Ana, que não só comove, como também impressiona os ouvidos.


2º – “Desce Licor” – Tasha & Tracie, Kyan e Rapper Gregory

“Desce Licor”, de Tasha & Tracie, Kyan e Rapper Gregory, é um dos melhores exemplos que se pode ter sobre a combinação entre o rap e o funk. Com a produção de Mu540, DJ Saze e DJ Caio Santos, e com Tasha e Kyan assumindo os vocais, a música ganha vida com batidas envolventes e dançantes que criam uma energia especial e única, classificando-a como uma das melhores músicas nacionais de 2023.


1º – “Tá OK” – Dennis e Kevin O Chris

“Tá OK” é uma explosão de ritmo, cortesia da colaboração entre Dennis e Kevin O Chris, nomeando-a como a primeira das melhores músicas nacionais de 2023. A produção pulsante e os versos cativantes do MC criam uma atmosfera contagiante, enquanto a fusão vasta de elementos do funk e eletrônico demonstram a habilidade de Dennis em criar hits que ignoram fronteiras musicais, o que garantiu que “Tá OK” fosse um sucesso aqui e lá fora. O impacto dessa música é tão exponencial que não demorou muito para Karol G e Maluma fazerem seu remix e propagar mais ainda esse hit que, além de viral, é também uma faixa bem-feita e que reflete o que é a música popular brasileira contemporânea. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *