in ,

Os 20 melhores filmes e séries de 2023

A lista inclui trabalhos lançados entre os dias 1º de janeiro e 1º de dezembro de 2023

"Barbie", "Super Mario Bros.", "O Urso" e "Os Outros" integram a lista. Foto: Divulgação

Por Fernando Marques e Manuela Sant’Ana – O ano de 2023 foi recheado de novidades no mundo do audiovisual, tanto em filmes quanto em séries. Apesar de o cenário ter sido afetado com a maior greve da história dentro desse contexto, grandes produções chegaram aos seus telespectadores e marcaram sua presença com grande impacto. Com isso em mente, o Tracklist listou os 10 melhores filmes e as 10 melhores séries de 2023. Confira!

Observação: A lista inclui trabalhos lançados entre os dias 1º de janeiro e 1º de dezembro de 2023. Os álbuns foram definidos a partir da opinião dos redatores e da equipe do Tracklist, além de considerar a opinião da crítica especializada.


OS 20 MELHORES FILMES E SÉRIES DE 2023


Os 10 melhores filmes de 2023


10º – “Nosso Sonho”

“Nosso Sonho” narra a trajetória marcante da icônica dupla musical brasileira Claudinho e Buchecha, que conquistou o cenário musical nos anos 2000. Dirigido por Eduardo Albergaria, o filme destaca performances notáveis de Lucas Penteado e Juan Paiva no elenco. Ao explorar uma narrativa baseada em eventos reais e envolver os espectadores com canções que evocam memórias de infância, a produção não apenas impressiona, mas também emociona profundamente, garantindo com mérito sua posição entre os dez melhores filmes do ano em nossa lista.


9º – “Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

O aguardado retorno da franquia ‘Jogos Vorazes‘ às telonas ocorreu este ano com ‘A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes‘, um notável prelúdio. Ao narrar a fascinante história de Lucy Gray e os primeiros passos de Coriolanus Snow aos 18 anos, o filme se destaca como um dos principais lançamentos do ano. Com uma duração de 158 minutos, mantém um ritmo frenético, impressionando tanto quanto seus antecessores e cativando a audiência com uma trama envolvente.


8º – “Bottoms”

Bottoms” emerge como uma grata surpresa, destacando-se na nossa lista dos melhores filmes do ano. O enredo cativante gira em torno de duas estudantes do ensino médio que engenhosamente formam um clube de autodefesa para mulheres, buscando impressionar líderes de torcida. Sua narrativa envolvente e comédia pontual contribuem para uma experiência cinematográfica única, reforçando sua relevância nos lançamentos de 2023.


7º – “Fale Comigo”

Um grande acerto dentro dos filmes de terror da A24. “Fale Comigo” mostra as terríveis consequências quando não se leva a sério brincadeiras feitas com uma mão embalsamada que permite a conjuração de espíritos, fato que se atrela ao processo de luto da protagonista, que perdeu a mãe e faria de tudo para falar com ela do além. Uma história contada de maneira hipnotizante, envolvente e assustadora, ganhando destaque no nosso ranking de melhores filmes de 2023.


6º – “Elementos”

A nova animação da Pixar Animation Studios, da Disney, é um prato cheio de cores, muita diversão e uma linda e aparentemente impossível história de amor. Em “Elementos” conhecemos Faísca e Gota, uma jovem mulher flamejante e um rapaz que vive seguindo o fluxo, que não demoram muito a perceber o quanto têm em comum. O longa é dirigido por Peter Sohn, que já trabalhou em títulos como “O Bom Dinossauro”, “Ratatouille” e “Lightyear”.


5º – “Super Mario Bros. O Filme”

A adaptação para as telonas dos jogos da franquia de “Super Mario” definitivamente chamou a atenção este ano. A mega produção da Universal Pictures bateu recordes de bilheteria, como a maior estreia de um filme de animação da história, e levou milhares de pessoas aos cinemas para prestigiar as aventuras de Mario, Luigi, Peach e sua turma contra a ameaça de Bowser no Reino do Cogumelo. No geral, é um ótimo filme de animação, mas por outro lado, aos fãs dos jogos da Nintendo, é um deleite visual recheado de referências por todas as cenas.


4º – “Barbie”

Impossível citar os melhores filmes de 2023 sem comentar o imenso impacto rosa de “Barbie” nos cinemas: o filme de Greta Gerwig liderou a bilheteria mundial do ano e venceu e foi indicado a diversos prêmios. Até hoje a sua história segue na reflexão do público, de como os pensamentos da boneca, protagonizada por Margot Robbie, influenciaram sua vida perfeita dentro da Barbielândia e precisou vir até o mundo dos humanos. E, claro, destaque para seu grandioso elenco, com várias Barbies e vários Kens.


3º – “Assassinos da Lua das Flores”

Assassinos da Lua das Flores“, dirigido magistralmente por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio e Lily Gladstone, merece destaque em nossa lista dos melhores filmes do ano. O filme está sendo cogitado para uma indicação ao Oscar de Melhor Filme e também para o de Melhor Atriz para Lily Gladstone, graças à sua atuação excepcional. A trama envolvente desvenda assassinatos misteriosos na década de 1920, afligindo os membros da tribo Osage. Este enredo intricado desencadeia uma intensa investigação, envolvendo o poderoso J. Edgar Hoover, notável como o primeiro diretor do FBI. “Assassinos da Lua das Flores” não apenas mergulha nas complexidades históricas, mas também oferece uma experiência cinematográfica impactante.


2º – “Oppenheimer”

Oppenheimer,” dirigido por Christopher Nolan, é um drama histórico baseado no premiado livro “Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer.” O filme, ambientado na Segunda Guerra Mundial, segue a vida do físico J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan. O enredo abrange o desenvolvimento da bomba atômica e suas consequências, com um elenco estelar que inclui Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr. e outros talentos. O grande trunfo do filme está em contar a história da criação, explosão e consequências da bomba atômica, de maneira intrínseca e feroz.


1º – “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”

O grandioso e aguardado retorno do Homem-Aranha de Miles Morales em “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” não só impressiona pela complexidade e detalhes de sua história, como traz a impecável e deslumbrante explosão visual em sua animação, além de garantir um ótimo suspense para o próximo filme. Na trama, Miles se reúne com Gwen Stacy e é levado ao multiverso, onde se encontra com inúmeras Pessoas-Aranha que precisam proteger a própria existência. Cotado para ser indicado ao Oscar 2024 em Melhor Filme de Animação (categoria em que seu antecessor venceu em 2019), a produção da Sony Pictures tem tudo para conquistar novamente a estatueta no ano que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *