in ,

Os 6 melhores filmes de 2022 – até agora

Lista realizada pela equipe do Tracklist reúne longas de grande destaque lançados no primeiro semestre do ano

"The Batman" é um dos melhores filmes do primeiro semestre de 2022, de acordo com o Tracklist. Foto: Divulgação

Por Fernando Marques e Manuela Sant’Ana Marcado pelo retorno dos cinemas ao redor do mundo, o primeiro semestre de 2022 nos presenteou com produções incríveis, marcantes e surpreendentes. Desde uma nova roupagem para personagens idolatrados, como também com novos universos – ou multiversos – prontos para serem explorados, não faltam motivos para elencar os melhores filmes de 2022 até agora.

Pensando nisso, neste especial, o Tracklist separou para você os 6 melhores filmes do primeiro semestre de 2022. Acompanhe a lista!

Observação: a lista foi definida a partir dos seguintes critérios: opinião dos redatores e da equipe do Tracklist; e opinião da crítica especializada.

Confira os 6 melhores filmes de 2022 – até agora

6º – “Red: Crescer é uma Fera”

Não é de hoje que o estúdio Pixar, da Disney, nos entrega um filme recheado de lição moral e aventuras para se emocionar assistindo. A receita foi muito bem aproveitada em “Red: Crescer é uma Fera”, em que acompanhamos a saga da pequena Meilin Lee (Rosalie Chiang) ao descobrir que herdou de sua família a transformação em panda vermelho.

Em plena adolescência, controlada pela rígida mãe e tendo apenas apoio de suas fiéis amigas para conquistar seus objetivos – como comprar ingresso de um show que tanto quer ir –, vemos que não é apenas sobre deixar o animal tomar conta. É uma história de paciência, confiança e lealdade que não tem lado certo, e sim aprender a conviver com sua realidade.


5º – “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”

Após Peter Parker abrir as portas para o Multiverso, chegou a vez de Doutor Estranho explorar o tema em seu segundo filme. “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” acompanha Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) em uma jornada acelerada em busca de respostas sobre o fenômeno. Tudo isso enquanto tenta proteger a vida de América Chavez (Xochitl Gomez), que tem a habilidade de abrir portais para outros universos.

O destaque do filme fica com Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen), a Feiticeira Escarlate, que é a grande ameaça da trama. Buscando deter o poder de América e voltar para um universo em que ela pode ficar com seus dois filhos, Wanda inicia uma jornada incansável em busca dessa possibilidade. Vale ressaltar que as participações especiais neste filme são igualmente incríveis.


4º – “Pânico 5”

O quinto filme da franquia “Pânico” ganhou o gosto do público com sua nova roupagem. Inteligente, sagaz e divertido, o filme acompanha a jornada de Ghostface em busca de novas vítimas. A grande vitória do longa é conseguir criticar o que deu errado em seus antecessores e criar um ambiente de suspense que envolve o telespectador com maestria.

Impossível não citar a cena envolvendo o personagem interpretado por Dylan Minnette como uma das melhores sequências de suspense dos últimos lançamentos do gênero, quase que uma brincadeira com a expectativa do público, que vai nas alturas. Além de tudo isso, “Pânico 5” ainda conta com um ótimo elenco, com destaque para Jenna Ortega e Jack Quaid, que vêm fazendo ótimos trabalhos nos últimos anos.


3º – “Top Gun: Maverick”

Sequência direta da produção de 1986, “Top Gun: Maverick” é um dos melhores filmes do ano e o primeiro a ultrapassar 1 bilhão de dólares em bilheteria no mundo em 2022. O filme, que conta com Tom Cruise de volta ao papel principal, acompanha a jornada de redenção do personagem em relação aos acontecimentos do primeiro filme.

Maverick é o responsável pelo treinamento de jovens pilotos para uma missão considerada suicida pela dificuldade de ser executada. Além de comandar o grupo, Mav precisa lidar com traumas do passado que precisam ser resolvidos para uma missão bem sucedida. A produção é extraordinária e a construção dos personagens criam um ambiente de conexão quase que instantâneo. Após parte do filme, você se encontra torcendo para os personagens.


2º – “The Batman”

Uma aposta certeira da DC este ano foi em “The Batman”. Dirigido por Matt Reeves e protagonizado por Robert Pattinson, a nova versão do herói dos quadrinhos, seus companheiros e vilões foi surpreendentemente bem retratada. Apesar de já ser um personagem muito querido pelos fãs, a sombria aventura de Bruce Wayne em busca de respostas sobre seu passado, ao mesmo tempo em que luta contra o Charada (Paul Dano), vira uma impressionante missão de vingança.

Não é só um filme de herói, em que os espectadores são levados a torcer para o bem vencer o mal. O longa nos acolhe intimamente aos traumas e consequências de Batman, de uma maneira nunca vista no cinema. Ao mesmo tempo, vemos a importância de sua figura como vigilante das ruas para uma melancólica e criminalizada Gotham City.


1º – “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”

A grande produção visual da A24 deste ano não economizou na criatividade. Pelas mãos de Daniel Scheinert e Daniel Kwan (os “Daniels”), “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” não é apenas sobre o multiverso: é sobre explorar habilidades e imaginar como seria você em outras realidades. É como dar vida, literalmente, a uma versão sua que ficou no desconhecido e não teve a chance de aparecer por conta de outras escolhas e outros destinos.

É isso que a protagonista Evelyn Wang (Michelle Yeoh) faz. Após uma inesperada ruptura interdimensional, ela precisa ativar todas as possíveis “Evelyns” para lutar a favor do que acredita pelo bem de sua família, que não está indo nada bem. Toda a explosão de cenários, imagens e universos é aliada a essa discussão familiar, que está extremamente presente durante o filme todo, independentemente da realidade – seja trabalhando em uma lavanderia ou uma atriz de sucesso mestre em artes marciais.


O que achou da lista? Concorda com a seleção dos melhores filmes de 2022 até agora? Comente e acompanhe o Tracklist no Twitter, Instagram e TikTok, e veja o restante do nosso especial do semestre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

    Loading…

    0