in ,

As 20 melhores músicas nacionais e internacionais de 2022 – até agora

Seleção realizada pela equipe do Tracklist reúne destaques musicais do primeiro semestre do ano

"sentaDONA (Remix) s2", de Luísa Sonza, Davi Kneip, DJ Gabriel do Borel e Mc Frog, é uma das melhores músicas do primeiro semestre de 2022, de acordo com o Tracklist. Foto: Divulgação

Por Bruna Parrado, Pedro Pilon e Leonan Oliveira – Piscamos e metade de 2022 já passou! O ano foi recheado de lançamentos musicais incríveis e o Tracklist preparou uma lista especial, elegendo as melhores 20 músicas nacionais e internacionais até o momento. 

Nomes como Anitta, Beyoncé, Bad Bunny, BTS e Kendrick Lamar fizeram história e emplacaram diversos lançamentos no topo das paradas musicais, que receberam milhões de streams nos aplicativos de música. Acompanhe a lista!

Observação: a lista foi definida a partir dos seguintes critérios: opinião dos redatores e da equipe do Tracklist; e opinião da crítica especializada.

Confira as 20 melhores músicas nacionais e internacionais do primeiro semestre de 2022

20º – “Te Felicito” – Shakira ft. Rauw Alejandro

Shakira acertando como sempre! Em um clipe com uma pegada futurística, a colombiana se juntou com Rauw Alejandro e entrega vocais impecáveis em “Te Felicito“. O mais interessante é o fato do estilo musical proposto pela canção não ser o lugar de costume de Shakira, mas mesmo assim a cantora mostrou sua versatilidade.

A canção teve grande repercussão sobretudo na América do Sul. Globalmente, atingiu a 11ª posição na parada Billboard Global 200.


19º – “DANÇARINA” – Pedro Sampaio ft. MC Pedrinho

“Escuta a batida e do nada ela vira dançarina”. Quem não cantou esse trecho neste primeiro semestre de 2022? Mais uma vez, Pedro Sampaio emplacou um hit para os brasileiros dançarem e a música se tornou um dos maiores sucessos do DJ, principalmente por ter viralizado no TikTok.

A canção, que ainda conta com sample de Anitta, faz parte do primeiro disco do DJ e produtor, “CHAMA MEU NOME“. Em junho, a faixa ganhou uma versão remix com Anitta, Nicky Jam, MC Pedrinho e Dadju.


18º – “Bam Bam” – Camila Cabello ft. Ed Sheeran

A parceria de Camila Cabello com Ed Sheeran foi um grande acerto para ambos os artistas. A música “Bam Bam” é gostosa de se escutar, remetendo ao verão, e o clipe é ainda mais divertido de assistir, principalmente pela atuação de Camila. O single teve entrada expressiva nos charts musicais e faz parte do último disco de Camila Cabello, “Familia“, lançado em abril.


17º – “Me Porto Bonito” – Bad Bunny ft. Chencho Corleone

A parceria de Bad Bunny com Chencho Corleone marcou 2022 e é cheio de referências incríveis na letra, inclusive com uma citação da novela “Rebelde”. O clipe da música também é muito divertido, já que funciona com a tecnologia 360º e o espectador pode explorar um lindo cenário paradisíaco enquanto ouve a música. A faixa também se consolida por ter configurado em posições importantes nos charts, como no segundo lugar do Global 200 da Billboard.


16º – “SAOKO” – ROSALÍA

“Chica, ¿qué dices?”. A música, que faz parte do álbum “MOTOMAMI“. é um dos melhores lançamentos de toda a carreira da artista e entrega uma verdadeira performance de Rosalía. O clipe, que soma mais de 49 milhões de visualizações até o momento, mostra a cantora trabalhando como frentista em um posto de gasolina enquanto se diverte com suas amigas empinando muitas motos.


15º – “MANIAC” – Stray Kids

A música “MANIAC“, que integra o álbum “Oddinary” da banda sul coreana Stray Kids, grudou na cabeça de todo mundo e foi com certeza um dos MVs mais bem produzidos de toda a carreira do grupo – em três meses, alcançou a marca de 104 milhões de views. A qualidade da produção segue em alta e mantém o Stray Kids como um dos grandes grupos dessa geração.


14º – “Acorda Pedrinho” – Jovem Dionísio 

Em tempos de trends e vídeos virais, redes sociais como o TikTok ganharam o poder de apresentar músicas para o público e potencializar carreiras. Esse é o caso da banda curitibana Jovem Dionísio, que em 2022 viu a faixa “Acorda Pedrinho” ganhar a internet. 

A música é uma das faixas mais ouvidas do ano e atingiu o topo da lista da Billboard no Brasil. Em dois meses, a música acumulou cerca de 16 milhões de reproduções no YouTube.


13º – “MAMIII” – Becky G e Karol G

Becky G e Karol G uniram forças e lançaram a faixa “MAMIII“. Uma das melhores músicas do primeiro semestre de 2022 ganhou um videoclipe estrelado por Angus Cloud, estrela de “Euphoria“. Com referências do reggaeton, a faixa marcou a posição mais alta que as artistas chegaram na Billboard Hot 100, ocupando a 15ª posição. No YouTube, em dois meses, a faixa acumulou 40 milhões de reproduções.


12º – “N95” – Kendrick Lamar

Kendrick Lamar lançou “N95” em maio deste ano. O single faz parte do álbum “Mr. Morale & The Big Steppers” e foi apresentado ao público junto do lançamento do disco. Juntos das demais faixas, “N95”, uma das melhores músicas do primeiro semestre de 2022, quebrou recordes para a carreira de Kendrick: todas as faixas do álbum entraram para a Billboard Hot 100. No YouTube, o clipe da canção se aproxima da marca de 40 milhões de visualizações.


11º – “SKIN OF MY TEETH” – Demi Lovato

O comeback de Demi Lovato marcou o primeiro semestre e movimentou o mercado musical com um movimento que deu o que falar: a cantora se afastou do pop e lançou “SKIN OF MY TEETH” com elementos do rock. A faixa, lançada em junho de 2022, abre caminhos para o lançamento de seu próximo álbum, intitulado “Holy Fuck“. 

A canção aborda temas sensíveis para a carreira de Demi Lovato, como a sequência de internações em decorrência ao tratamento do alcoolismo e dependência de drogas. 

“Holy Fuck” será lançado no dia 19 de agosto deste ano, 15 dias antes de Demi Lovato se apresentar no palco do Rock in Rio. O evento será o seu primeiro grande show depois do lançamento e vai apresentar sua nova identidade sonora e visual aos fãs.


10º – “Yet To Come” – BTS

Fenômeno do K-pop, o BTS ocupa a décima posição das melhores músicas de 2022. A faixa, que é o primeiro single do álbum “Proof“, foi lançada em junho deste ano. 

Como não poderia ser diferente, o desempenho comercial da música é um sucesso e mostra, mais um vez, a força dos fãs do grupo sul-coreano. Em três semanas, o videoclipe oficial soma mais de 118 milhões de visualizações no YouTube. 

Apesar do pouco tempo de lançamento, “Yet To Come” já quebrou recordes. O teaser do clipe se tornou o vídeo mais rápido da história a atingir 1 milhão de views na plataforma.


9º –  “I’m Tired” – Labirith feat Zendaya

Labirinth ganhou destaque em 2022 com uma parceria com Zendaya. Conhecida por trabalhos no cinema, a atriz e cantora dividiu vocais com o artista inglês na faixa “I’m Tired“. A música faz parte da trilha sonora de “Euphoria”, série estrelada pela atriz. 

Inspirada em grandes obras da música gospel, “I’m Tired” acumula, até o momento, 15 milhões de plays no YouTube.


8º – “Boys Don’t Cry” – Anitta

A carreira internacional de Anitta está a todo vapor. Neste ano, a dona de hits como “Bang” e “Vai Malandra” lançou o álbum “Versions Of Me” e emplacou faixas que marcaram o semestre. 

A faixa “Boys Don’t Cry“, um dos singles do álbum, foi lançada no dia 27 de janeiro de 2022 e rendeu até uma performance com Miley Cyrus no palco do Lollapalooza Brasil, além de entradas nas principais paradas musicais do país. O videoclipe oficial, recheado de referências da cultura pop, acumulou mais de 30 milhões de visualizações no YouTube no semestre. 

Além de “Boys Don’t Cry”, Anitta marcou 2022 com “Gata“, “Envolver” e “Versions Of Me“.


7º – “First Class” – Jack Harlow

O rapper americano Jack Harlow está com o ano cheio de trabalho e, no dia 8 de abril, presenteou os fãs com o single “First Class”. A faixa é o segundo single do álbum “Come Home the Kids Miss You”.

A música é um dos maiores destaques do ano e levou o artista para o topo da Billboard Hot 100, a principal parada musical dos Estados Unidos. O sucesso de Harlow carrega elementos dos anos 2000 e usa o sample de “Glamourous“, música de 2006 da cantora Fergie. Já o videoclipe oficial é um show à parte e é estrelado por Anitta.


6º – “About Damn Time” – Lizzo

Mais um exemplo de como o TikTok está comandando a indústria musical atualmente. A música “About Damn Time“, de Lizzo, emplacou nas paradas musicais por conta da popularidade da cantora, mas também por sua animada batida que rendeu várias danças na plataforma. A própria Lizzo foi um dos pilares para o viral, publicando vídeos constantes com a canção como trilha sonora. O ritmo divertido e contagiante da canção, aliado à potente voz da cantora, a caracteriza como uma das melhores músicas de 2022 até agora.


5º – “Vermelho” – GLORIA GROOVE

Não há dúvidas de que 2022 está sendo o ano de Gloria Groove. O lançamento de LADY LESTE” consagrou a artista e, ao mesmo tempo, confirmou sua posição como um dos grandes nomes da música nacional. Nesse álbum repleto de hits, “Vermelho” se destaca por seu ritmo dançante e letra chiclete. A canção conta com sample original de “Quem é essa menina de vermelho?” de MC Daleste.


4º – “Maldivas” – Ludmilla

Uma das melhores músicas do primeiro semestre de 2022, “Maldivas” confirmou o sucesso do projeto de pagode de Ludmilla – a faixa está presente no álbum “Numanice #2“. Não só sucesso entre o público, a canção – feita em homenagem à Brunna Gonçalves, esposa de Lud – garantiu lugares relevantes nas paradas musicais. A faixa também acrescentou na narrativa do casal enquanto Brunna estava confinada no BBB 22.


3º – “BREAK MY SOUL” – Beyoncé

O retorno de Beyoncé não poderia ter sido mais grandioso. Com um marketing mínimo, a cantora fez barulho nas redes sociais, mostrando o poder de seu nome e popularidade. Já era fato que seu primeiro single depois de anos seria um sucesso, mas o ritmo alegre de “Break My Soul” colaborou para o aumento dos números, configurando-a como uma das melhores músicas de 2022 – além, é claro, de posicionar o comeback oficial da cantora como um dos atos mais esperados do ano.


2º – “sentaDONA (remix) s2” – Luísa Sonza ft. Davi Kneip, Mc Frog, Dj Gabriel do Borel

A música “Sentadona (Ai Calica)“, de DJ Gabriel do Borel, Davi Kneip e Mc Frog, já estava na cabeça do público, mas conseguiu se tornar um hit com sua versão remix. Ao adicionar Luísa Sonza no projeto, “sentaDONA (remix) s2″ ganhou não só um novo trecho feminino, mas também lugares importantes nos charts. A dança também foi um fator muito relevante para o sucesso, viralizando nas redes sociais.


1º – “As It Was” – Harry Styles

E, no topo da lista, temos Harry Styles com seu novo hit. Desde o fim do grupo One Direction, o cantor vem se mostrando como uma das grandes vozes da indústria musical atualmente. “As It Was” conquistou rapidamente o público, chegando ao topo do Spotify Global em questão de horas.

A música traz uma melodia nostálgica, mas dançante ao mesmo tempo, viralizando nas redes sociais por meio de trends no TikTok. O som agrada tanto os fãs fiéis de Styles quanto àqueles que se contagiaram com o ritmo da canção.


O que achou da lista? Concorda com a seleção das melhores músicas de 2022 até agora? Comente e acompanhe o Tracklist no Twitter, Instagram e TikTok, e veja o restante do nosso especial do semestre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

    Loading…

    0