Em entrevista recente à Revista “Time”, a cantora Marina And The Diamonds revelou o que a levou a escrever a música “Savages”. “Eu não sou uma pessoa completamente política, mas estou interessada na sociedade…Observar a cultura do estupro explodir nos últimos anos e estar nos noticiários todos os dias é revoltante. Ninguém quer dizer que o estupro é natural, mas é algo que está incorporado em nós e é horrendo. Então, isso inspirou a música”, relatou.
Marina também abordou como a mídia trata artistas mulheres. “Estão tentando o tempo todo te definir. Uma música do álbum, “Can’t Pin Me Down”, fala sobre isso. Eu sempre tenho a impressão de que a mídia pensa: “ela não é a artista verdadeira, alguém está criando isso”. Com esse álbum, eu quero marcar um ponto sobre escrever tudo porque eles não podem dizer nada – eu sou a única compositora. Não existem muitos artistas assim hoje em dia”.
Sobre sua relação com a composição, a galesa declarou ser um processo “tranquilo” e “normal” e geralmente acontece quando ela termina uma turnê para colocar “as coisas em ordem, relaxar e ver os amigos”. “Se eu não tenho algo a dizer, eu apenas não escrevo”, completou.