in

Quem são os maiores vencedores ainda vivos do Grammy?

beyoncé e músicas especiais para o dia das mulheres
Foto: Reprodução/YouTube

A premiação consagrou-se durante seus 62 anos como o maior prêmio da indústria musical e nomeou centenas de artistas nas suas sub e principais categorias. Entre tantos trabalhos e figuras, há os que se destacam como os maiores vencedores do Grammy Awards.

Atualmente, para cerimônia que aconteceu no dia 14 de março, Beyoncé possuía nove indicações e se tornou a maior ganhadora viva de todos os tempos com 28 vitórias. Entretanto, o lendário produtor e artista, Quincy Jones, continua intacto como recordista da premiação com seus também 28 gramafones.

Preparamos uma lista que apresenta os 10 maiores vencedores ainda vivos do mais importante prêmio da música!

Leia também: O racismo, a xenofobia e o machismo que sustentam as categorias no Grammy

Esta matéria foi atualizada em 15/03/2021, após a 63º edição do Grammy Awards, em que alguns artistas deste top 10 foram premiados.

Top 10 maiores vencedores do Grammy

1. Quincy Jones, 28

quincy jones é um dos maiores vencedores do grammy awards e está segurando um álbum, sentado em um sofá branco na sala de estar e vestindo um suéter azul marinho com um relógio.
Foto: reprodução/Instagram

Ganhando em seis décadas consecutivas, Quincy conquistou seu primeiro Grammy em 1963 por harmonizar a versão de Count Basie do clássico de Ray Charles, “I Can’t Stop Loving You”. Além disso, a noite de 1990 foi a maior para o artista que angariou para sua estante seis prêmios de uma só vez, incluindo o álbum do ano por Back on the Block.

2. Beyoncé, 28

beyoncé e músicas especiais para o dia das mulheres
Foto: Reprodução/YouTube

No Grammy Awards 2021, Beyoncé reverteu a tabela de vitórias e se tornou a artista mais premiada da história. Sua caminhada na cerimônia começou quando ela obteve seus dois primeiros gramafones com Destiny’s Child na premiação de 2000. No ano passado, com o documentário Homecoming, a artista se apossou do seu 24º Grammy.

Em 2009, ela se tornou a primeira artista feminina a ganhar seis prêmios em uma noite, sendo essa a sua maior vitória no Grammy Awards. Hoje, com 39 anos, a cantora é a membra mais jovem a fazer parte do clube Grammy com mais de 20 anos.

Neste ano, Beyoncé detinha nove indicações, o maior número da noite, e finalizou sua participação no Grammy com quatro prêmios. A artista foi a maior vencedora desta edição!

3. Alison Krauss, 27

alison krauss, uma das maiores vencedoras do grammy está usando uma camisa de manga e fones no ouvido
foto preto e branca
Foto: reprodução/Instagram

Até o momento, a cantora é a segunda mulher mais premiada na história do Grammy. Krauss, ganhou seu primeiro gramafone nos prêmios de 1990 por seu álbum I’ve Got That Old Feeling.

Em 2008, ela venceu em cinco categorias por Raising Sand, uma colaboraçăo de sucesso com Robert Plant, concretizando-se assim como a maior noite da artista na cerimônia. Sua mais recente vitória foi em 2011 com o disco Paper Airplane da Union Station.

4. John Williams, 25

um dos maiores vencedores do grammy, John Williams está usando um terno preto, sentado em um sofá com almofadas floridas e segurando uma medalha de ouro
Foto: reprodução/Instagram

Quem nunca se embalou com as obras magistrais de John Williams nas trilhas sonoras de clássicos do cinema como Tubarão (seu primeiro Grammy no prêmio de 1975) e Harry Potter?

O renomado músico contém 25 gramafones na carreira e poderia ter ganho seu 26º Grammy este ano por Star Wars: The Rise Of Skywalker, na categoria Melhor Trilha Sonora para Mídia Visual, no qual perdeu para a musicista, violoncelista e compositora islandesa Hildur Guðnadóttir, de 38 anos, que assinou o projeto musical do longa-metragem Coringa.

No entanto, sua mais recente vitória foi no ano passado para Star Wars: Galaxy’s Edge Symphonic Suite.

5. Stevie Wonder, 25

vencedores do grammy
Stevie Wonder usando um óculos escuro rosa, uma jaqueta de couro, o microfone perto do seu rosto e aplaudindo
Foto: divulgação

Wonder, ganhou seu primeiro Grammy na noite de 1973. Ele é o único artista na história do Grammy a ganhar o álbum do ano com três lançamentos de estúdio consecutivos. Afinal, a voz de “Higher Ground” conquistou prêmios em cada um desses respectivos anos (1973, 1974 e 1976).

A sua mais recente vitória se deu em 2006, quando ele e Tony Bennett dividiram o prêmio de melhor colaboração pop com vocais para “For Once In My Life”, uma canção que eles haviam gravado na década de 1960.

6. Jay Z, 22

vencedores do grammy
Foto: divulgação

O título de estrela do rap com mais gramafones na carreira pertence ao nova-iorquino que possui 22 vitórias. Jay Z ganhou pela primeira vez em 1998 quando seu segundo álbum, Vol. 2… Hard Knock Life, conquistou o prêmio na categoria Melhor Álbum de Rap.

Com os Carters, seu duo ao lado de Beyoncé, o rapper venceu a categoria de Melhor Álbum Contemporâneo Urbano pelo disco Everything Is Love, sua mais recente vitória na premiação.

7. U2, 22

vencedores do grammy vivos
u2 vencedores do grammy em um deserto e todos usando uma camiseta e jaqueta preta
o vocalista, Bono, está de perfil e usando um óculos escuro
Foto: divulgação

Detendo o recorde de grupo ou dupla mais premiado na história do Grammy, a banda irlandesa possui 22 gramafones em sua carreira. Afinal, eles são o único conjunto a ganhar o álbum do ano duas vezes com os discos The Joshua Tree (1987) e How to Dismantle an Atomic Bomb (2005).

U2 conquistou seu primeiro Grammy na premiação de 1987 e os mais recentes na premiação de 2005, ano esse que marcou na história da banda como sua maior noite no Grammy.

8. Kanye West, 22

De 21 grammys pertencentes ao rapper, dois são de Melhor Álbum de Rap por Graduation (2007) e My Beautiful Dark Twisted Fantasy (2011). Dentre os prêmios de 2007 e 2011, o artista conquistou quatro Grammys em ambas as duas cerimônias.

Assim, Kanye West adquiriu seu primeiro gramafone na premiação de 2004 e os mais recentes na premiação de 2012. Atualmente, West foi nomeado como o Melhor Álbum de Música Cristã Contemporânea por Jesus Is King e venceu seu 22º na última cerimônia ocorrida ontem (14/03).

vencedores do grammy
kanye west usando uma camisa preta
Foto: divulgação

9. Vince Gill, 21

vencedores do grammy
vince gill usando um terno preto e camisa branca por baixo, segurando um prêmio e falando no microfone
Foto: reprodução/Instagram

O artista ganhou seu primeiro Grammy nos prêmios de 1990, quando “When I Call Your Name” venceu na categoria de Melhor Performance Vocal Country Masculino e de lá pra cá constituiu-se como a personalidade do country com mais gramafone entre qualquer outro, possuindo então 21.

Vince Gill foi vitorioso recentemente em 2016, quando “Kid Sister”, dos The Time Jumpers, conquistou o prêmio de Melhor Canção de Raízes Americanas. Em 2021, Gill foi indicado para Melhor Performance Solo Country por “When My Amy Prays”, uma homenagem a sua esposa, Amy Grant.

10. Pat Metheny, 20

vencedores do grammy
pat metheny segurando uma guitarra sentado em um sofá e usando uma camisa quadriculada azul e branca
vencedores grammy
Foto: reprodução/Instagram

Obtendo em sua estante 20 gramafones, o guitarrista ganhou seu primeiro Grammy nos prêmios de 1982, quando “Offramp” do Pat Metheny Group arrebatou na categoria de Melhor Performance de Jazz Fusion vocal ou Instrumental.

Metheny foi indicado este ano na categoria Melhor Arranjo, Instrumentos e Vocais por co-arranjar sua gravação de From This Place, que apresenta Meshell Ndegeocello. Sua maior noite na premiação foi na noite de 1998, quando saiu vitorioso duas vezes.

O mais recente prêmio do cantor fora em 2012, quando Pat Metheny Unity Band’s Unity Band venceu o prêmio de Melhor Álbum Instrumental de Jazz. 

Leia também: Vencedores do Grammy 2021: veja quem saiu com o gramofone

Tinha ideia das conquistas desses vencedores no Grammy? Conta para gente no nosso Twitter de quem foi sua maior surpresa nessa lista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *