in

Billboard: maiores álbuns NÃO SÃO os mais vendidos da história

Foto: Reprodução

Alguns veículos de comunicação divulgaram, na semana passada, um ranking com as maiores vendas de álbuns femininos segundo a Billboard. Contudo, estas informações estão erradas. Na verdade, a listagem se tratava dos maiores álbuns femininos da história.

Por mais que as nomenclaturas sejam parecidas, elas não significam a mesma coisa. As matérias dos sites se basearam em uma lista chamada “Greatest of All Time Billboard 200 Albums”, em tradução livre: “Melhor de Todos os Tempos”.

Mesmo sem lançar nenhuma música há cinco anos, Adele garantiu a liderança da “Greatest of All Time Billboard 200 Albums”, ficando acima de outros álbuns clássicos, como o “Whitney Houston”. (Foto: Reprodução)

A primeira vez que o mundo conheceu esse ranking foi em 2008, quando a Billboard comemorava os 50 anos da Hot 100. A partir daquele ano, a empresa começou a ranquear as músicas com o melhor desempenho na história da Hot 100 desde 1965.

Contudo, em 2015, a “Greatest of All Time” ganhou novas categorias. Revisada uma vez por ano, hoje ela foca em ranquear músicas, álbuns e artistas. No entanto, possui também ramificações para as músicas latinas e de diversos outros gêneros, como o R&B, hip-hop, country, pop.

As inconsistências das informações

Atualizada recentemente, muitos não se atentaram ao fato de o álbum “21” da Adele liderar o ranking da Billboard. Apesar de ele possuir um ótimo desempenho, contudo, encontra-se acima do “Thriller”.

A imagem destaca dois álbuns de cantores diferentes. À esquerda está o disco "21" de Adele. Em sua capa, a cantora está em tons de cinza e aparece colocando o peso de sua cabeça em sua mão direita. Adele está com os olhos fechados e abaixo do seu queixo pode-se ler: "ADELE 21". À direita temos a capa do CD "Thriller" do cantor Michael Jackson. Ele aparece deitado, aparecendo da cabeça até a cintura, vestindo uma camisa social preta, um paletó aberto da cor branca e uma calça da mesma cor. Acima dele, pode-se ler: "Michael Jackson Thriller". A fotografia dos álbuns destaca o post sobre os maiores álbuns da história.
Foto: Reprodução

Afirmar que o álbum da cantora britânica é o mais vendido da história é um erro. Segundo a Associação Americana da Indústria de Gravação (RIAA), este disco possui 14 certificações Multi-Platina, totalizando 14 milhões de cópias vendidas apenas nos EUA.

Enquanto isso, o álbum de Michael Jackson foi, por muito tempo, o álbum mais vendido do mundo. Além disso, recebeu 33 certificações de Multi-Platina segundo a RIAA, vendendo mais de 33 milhões de cópias, somente no país de origem do cantor.

Leia também: Billboard Hot 100: 5 músicas de sucesso que nunca lideraram o ranking

Se as nomenclaturas não são iguais, quais as diferenças entre elas?

Os álbuns mais vendidos

Primeiramente, ressaltamos que todas as informações sobre as vendas dos álbuns nesse post seguem a Associação Americana da Indústria de Gravação (RIAA), órgão que representa a indústria da música nos Estados Unidos.

De acordo com a RIAA, o álbum “Thriller”, de Michael Jackson, já vendeu mais de 33 milhões de cópias desde o seu lançamento. (Foto: Reprodução)

Hoje, para um álbum receber uma certificação de Ouro, por exemplo, ele precisa vender 500 mil cópias físicas ou digitais. Contudo, não basta apenas vender CD’s físicos. Em um mundo dominado pelos streamings, esse cálculo mudou.

Para que se contabilize uma cópia, precisam-se de 1500 reproduções em músicas ou videoclipes do álbum nos serviços de streaming. Além disso, são necessárias 10 vendas de músicas à parte do disco em lojas digitais e uma venda completa do álbum físico ou digital.

Portanto, esses são os critérios utilizados para sabermos quantas unidades um determinado álbum vendeu. É por meio deles também que conhecemos os álbuns mais vendidos da história, assim como suas certificações.

Os maiores álbuns da história

Em entrevista para a revista Billboard, Silvio Pietroluongo, vice-presidente do desenvolvimento de Charts e Dados da empresa, afirmou que a lista de álbuns “Greatest of All Times” classifica-os de acordo com uma pontuação.

“As músicas e os álbuns subiram e desceram nas paradas mais rápido na década de 1970 do que em outras épocas. Por isso, um disco que ficou em primeiro lugar por cinco semanas em 1975 tem um valor de pontuação mais alto do que um disco que liderou na mesma duração em 2010.”

O vice-presidente da repartição também afirma: “por mais que um álbum seja considerado o mais vendido da história, ele pode não liderar esse ranking [o Billboard’s Greatest of All Times]”. “Essa lista reflete o comportamento de álbuns e músicas em nossas paradas, não as vendas gerais”, explicou.

Os álbuns mais vendidos da história

Na seção “Gold & Platinum”, no site da Associação Americana da Indústria de Gravação (RIAA), é possível conferir a tabela de álbuns e singles mais vendidos da história.

Nela, qualquer pessoa pode conferir a data do lançamento original, a gravadora pelos quais foram lançados, o histórico e a quantidade de certificações e quantas cópias venderam desde então.

Abaixo está a lista dos 10 álbuns mais vendidos da história, de acordo com o RIAA. As quantidades de cópias dizem respeito apenas aos Estados Unidos.

  1. Hootie & The Blowfish – “Cracked Rear View” (mais de 21 milhões)
  2. Garth Brooks – “Double Live” (mais de 21 milhões)
  3. Pink Floyd – “The Wall” (mais de 23 milhões)
  4. Led Zeppelin – “Led Zeppelin IV” (mais de 23 milhões)
  5. Billy Joel – “Greatest Hits Volume I & Volume II” (mais de 23 milhões)
  6. The Beatles – “The Beatles” (mais de 24 milhões)
  7. AC/DC – “Back in Black” (mais de 25 milhões)
  8. Eagles – “Hotel California” (mais de 26 milhões)
  9. Michael Jackson – “Thriller” (mais de 33 milhões)
  10. Eagles – “Their Greatest Hits (1971-1975)” (mais de 38 milhões)

Os maiores álbuns da história segundo a Billboard

O álbum “21” da Adele está no topo do ranking dos maiores álbuns de todos os tempos da Billboard 200. Não apenas por ter passado 24 semanas não-consecutivas no topo da lista, mas também por seu longo alcance da contagem.

Na imagem, pode-se ler ao centro: "GREATEST OF ALL TIME BILLBOARD 200 ALBUMS". Abaixo está o disco "21" de Adele. Em sua capa, a cantora está em tons de cinza e aparece colocando o peso de sua cabeça em sua mão direita. Adele está com os olhos fechados e abaixo do seu queixo pode-se ler: "ADELE 21". À sua direita está escrito "1"; abaixo: "21"; e mais abaixo: "Adele". A fotografia dos álbuns destaca o post sobre os maiores álbuns da história.
Foto: Reprodução

O disco estreou na Billboard 200 em 12 de março de 2011 e passou suas primeiras 78 semanas no top 10. O álbum ainda não saiu do ranking desde seu lançamento e acumula mais de 500 semanas nas paradas dos álbuns.

Na listagem geral, abaixo do “21”, aparece a trilha sonora do filme “The Sound of Music” (“A Noviça Rebelde”).

O álbum, conduzido pela atriz Julie Andrews, passou duas semanas em primeiro lugar na Billboard 200 e 109 semanas no top 10. Além disso, fez tanto sucesso que apareceu nas primeiras 10 colocações da parada por mais de um ano, entre 1965 e 1966.

Já no terceiro lugar está “Thriller” de Michael Jackson. O álbum conseguiu 37 semanas em primeiro lugar nas Billboard 200 em 1983 e 1984. No total, o álbum, que foi o primeiro a emplacar sete singles no top 10 da Hot 100, passou 78 semanas nas paradas.

Confira abaixo as listas dos maiores álbuns da história segundo a Billboard.

Lista geral

  1. Adele – “21”
  2. Trilha Sonora – “The Sound Of Music”
  3. Michael Jackson – “Thriller”
  4. Taylor Swift – “Fearless”
  5. Bruce Springsteen – “Born In The U.S.A.”
  6. Garth Brooks – “Ropin’ The Wind”
  7. Alanis Morissette – “Jagged Little Pill”
  8. Trilha Sonora – “Doctor Zhivago”
  9. Nickelback – “All The Right Reasons”
  10. Carole King – “Tapestry”

Álbuns femininos

  1. Adele – “21”
  2. Taylor Swift – “Fearless”
  3. Alanis Morissette – “Jagged Little Pill”
  4. Carole King – “Tapestry”
  5. Taylor Swift – “1989”
  6. Whitney Houston – “Whitney Houston”
  7. Lady Gaga – “The Fame”
  8. Shania Twain – “Come On Over”
  9. Taylor Swift – “Taylor Swift”
  10. Paula Abdul – “Forever Your Girl”

Você sabia dessas listas? É fã de algum desses cantores? Conseguiu entender a diferença entre “álbuns mais vendidos” e “maiores álbuns”? Acompanhe e comente essa e outras notícias pelo nosso Twitter oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *