in ,

Lana Del Rey versus Radiohead: entenda a polêmica!

Na última semana, as relações entre Radiohead e Lana Del Rey ficaram abaladas. Isso porque a cantora falou em um show, e divulgou no Twitter, a informação de que estava sendo processada pelo grupo. A ação, segundo Lana, seria uma acusação de plágio pela faixa “Get Free”. Lançada no álbum Lust For Life em 2017, a canção copiaria versos de “Creep”, do disco Pablo Honey, lançado pelo Radiohead em 1992.

Foram muitos capítulos desde então. Lana se mostrou chateada. A banda americana rebateu, dizendo que o processo era inexistente, e até a Warner, gravadora do Radiohead, entrou na conversa. Veja o desenrolar da polêmica:

7 de janeiro – Lana fala do processo

Após rumores da ação judicial, Lana Del Rey foi ao Twitter confirmar a informação.

“É verdade sobre o processo. Apesar de eu saber que minha música não foi inspirada em ‘Creep’, o Radiohead acha que sim e quer 100% dos direitos de publicação. Ofereci 40% nos últimos meses, mas eles só aceitam 100%. Seus advogados são incansáveis então eu terei que lidar com isso em julgamento”.

9 de janeiro – Cantora fala sobre assunto em show

Se apresentando em Denver, Lana comentou a repercussão do processo sobre sua canção, “Get Free”.

“Independentemente de vir a ser retirada ou não, quero dizer que vou continuar lutando pelos sentimentos sobre os quais escrevi naquela canção, venha ela a estar ou não em futuras edições do disco. Só queria dizer isso aos meus verdadeiros fãs que estão aqui. E provavelmente é a última coisa que vou dizer sobre o assunto”, disse a cantora.

10 de janeiro – Radiohead e Warner desmentem Lana

Por meio da Warner, sua gravadora, o Radiohead colocou a versão da cantora americana em xeque.

“Como distribuidores do Radiohead, é verdade que estabelecemos um diálogo desde agosto do ano passado com os representantes de Lana Del Rey. Está claro que os versos de ‘Get Free’ usa elementos musicais encontrados nos versos de ‘Creep’, e nós pedimos que isso seja reconhecido a favor dos autores da música”, disse um comunicado enviado à revista Rolling Stone. “Mas queremos salientar que não demos entrada em tribunal com qualquer processo, e que o Radiohead não disse que ‘só aceitariam 100%’ dos direitos comerciais de ‘Get Free’”, continuou a gravadora.

Situação atual

Desde o comentário do Radiohead, Lana Del Rey não falou mais sobre o assunto. Especialistas, no entanto. apontam a real semelhança entre “Get Free” e “Creep”. Ouças as canções:

O interessante é que o Radiohead já foi processado por plágio em “Creep”. Parte da canção lembra uma faixa do The Hollies. O processo já foi finalizado, e o Radio teve que creditar os compositores do The Hollies em na canção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *