in ,

HBO Max irá acabar? O que sabemos sobre caso que envolve a plataforma

Após o cancelamento de “Batgirl” e o rumor de corte de funcionários, assinantes estão se questionando: a HBO Max irá acabar?

Os últimos dias foram conturbados para a HBO Max, seus assinantes e fãs da DC após o cancelamento do filme “Batgirl”, que teve um custo de 90 milhões de dólares e já estava pronto. Contando com um elenco impressionante, como Leslie Grace, Michael Keaton e J.K. Simmons, diversas notícias começaram a surgir sobre os rumos que a plataforma estaria tomando e levantando a grande questão: a HBO Max vai acabar?

Para entender melhor tudo que está acontecendo, organizamos uma linha do tempo, desde a aquisição da Warner Media e Discovery, até a última reunião orçamentária da marca, em que os próximos passos na história de ambas as plataformas foram definidos e justificados.

A aquisição da Time Warner, criação da HBO Max e a fusão com a Discovery

Em 2018, a AT&T foi responsável pela aquisição da Time Warner, que então passou a se chamar Warner Media e era a grande responsável pelas produções da marca para o cinema, TV e TV a cabo. Em 2021, a AT&T anunciou que estava se desligando do meio do entretenimento e estava buscando meios para a venda da Warner Media. 

Nesse período, o grande objetivo da AT&T com a Warner Media era a expansão para o streaming. Foi aí que surgiu a HBO Max, que ficou em desenvolvimento até seu lançamento oficial em 2020. Com um grande catálogo, preços competitivos e uma plataforma não tão funcional, a marca cresceu em assinantes e passou por altos e baixos por conta dos constantes bugs. 

Jason Kilar foi nomeado o CEO do grupo e foi o responsável pelo desenvolvimento da plataforma, parcerias e novas produções. Kilas também foi quem tomou a decisão do lançamento das produções originais nos cinemas e na plataforma ao mesmo tempo, o que foi uma polêmica em Hollywood. A expansão para a América Latina ocorreu em 2021 e ganhou espaço por seu ótimo catálogo.

Em 8 de abril de 2022, foi completada a fusão da Warner Media com o grupo Discovery, que passou a se chamar “Warner Bros. Discovery”. A fusão movimentou 43 bilhões de dólares. Isso fez com que todo o quadro de diretores da Warner Media fosse alterado, incluindo o CEO, Jason Kilar, que foi o nome responsável pela criação e expansão da HBO Max.

hbo max vai acabar?
Foto: Divulgação

HBO Max, Discovery+, novo CEO e corte de gastos

David Zaslav, que já era o CEO da Discovery+, foi nomeado como CEO da Warner Bros. Discovery. Com a promessa de reduzir os custos, Zaslav começou a implementar suas crenças e aplicar mudanças que não aconteceram somente nas últimas semanas. Claro, o destaque veio com o cancelamento de “Batgirl”, porém, isso se deve muito ao fato da questão tributária norte-americana. 

Por conta da fusão, alguns benefícios são concedidos para a empresa nas questões tributárias. Uma delas é um maior desconto nos impostos por um período de tempo, incluindo o corte de gastos. Porém, esse prazo se encerra em meados de agosto, fazendo com que Zaslav precise correr contra o tempo para atingir seu objetivo de cortar os custos em 3 bilhões de dólares.

Por esse motivo algumas informações vieram a tona nos últimos dias. Além de “Batgirl”, a continuação da animação “Scooby” também foi cancelada e alguns títulos saíram da plataforma sem aviso prévio, como foi alertado por alguns usuários do Reddit.

HBO Max vai acabar?
Foto: Divulgação

O futuro da HBO Max: o que esperar?

Após a última reunião orçamentária do grupo, foi explicado os próximos passos da companhia. O primeiro deles é começar a mesclar os conteúdos ainda este ano. Programas produzidos pelo grupo Discovery entrarão no catálogo da HBO Max e vice-versa.

Já no verão de 2023 será lançada uma nova plataforma unificando as duas frentes. Ainda não foi definido um nome para a mesma. O calendário também inclui a América Latina no final de 2023 e o mercado europeu para o verão de 2024. Não foi citado em nenhum momento um corte de funcionários como foi previamente noticiado.

As plataformas possuem, juntas, 100.8 milhões de assinantes e registrou uma renda de 9.8 bilhões de dólares. Bem abaixo do que os analistas esperavam, que era na casa dos 11.91 bilhões. Os objetivos da companhia são: crescer a base de assinantes e proporcionar uma melhor plataforma com a fusão, para que a experiência do usuário se torne mais agradável e menos problemática.

Então, até o final de 2023 continuaremos com acesso a HBO Max no Brasil. Após o período, teremos de acompanhar os próximos capítulos dessa novela. 

Leia também: O que esperar de “House of the Dragon”, spin-off de Game of Thrones?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *