in ,

Entrevista: Perfume fala sobre novo álbum, tecnologia e turnês

O trio de j-pop está se preparando para o lançamento de “PLASMA”, disponível no dia 27 de julho

Foto: Reprodução Instagram

Formado por Ayano Õmoto (Nochhi), Yuka Kashino (Kashiyuka) e Ayaka Nishiwaki (A-chan), o grupo de j-pop Perfume está se preparando para lançar o novo álbum, “PLASMA”. O trio conversou em entrevista para o Tracklist sobre os próximos projetos, turnê e seu single mais recente, “Spinning World”. Leia na íntegra a seguir!

Entrevista com Perfume

Olá, tudo bom? Primeiro de tudo, parabéns pelo novo single “Spinning World”, é uma música muito boa. Podem falar mais sobre ela?

A-chan: Eu fiquei realmente surpresa quando ouvi “Spinning World” pela primeira vez. Eu fiquei tipo: “Essa é a nossa música mesmo?”. É tão elegante, especialmente o ritmo. Mas foi muito divertido de cantá-la e, com nossas vozes, de alguma forma se tornou uma música do Perfume. Foi como uma invenção e eu amei. A música mostra o nosso novo lado. É incrível.

NOCCHi: Eu também fiquei surpresa. É um single principal, mas muito despojada e alegre. Há um verso “elegante scent” [(“perfume elegante”, em tradução livre)] na letra. Eu acho que ela realmente retrata onde estamos como Perfume, [um grupo] mais maduro.

As coreografias dominaram as redes sociais, principalmente o TikTok. Como vocês se veem esse cenário?

A-chan: Depois que a Kyary Pamyu Pamyu [cantora j-pop] nos ensinou o TikTok, nós começamos apenas por diversão e dançamos com a música de outras pessoas. Mas, agora esse hobby se transformou em trabalho, o que é incrível!

O próximo álbum é o primeiro em quatro anos. Como foi a produção? A pandemia chegou a interferir?

NOCCHi: Eu mal posso acreditar que já se passaram quatro anos, mas eu estou ansiosa por ele. Muitas das músicas foram gravadas durante a pandemia. Elas não empurram e forçam você a ficar animado neste momento de dificuldade.

Mas são mais como a proposta de [Yasutaka] Nakata [produtor do grupo]: “O mundo está uma bagunça, mas talvez possamos apreciá-lo se pensarmos dessa e daquela forma…”. Senti sua gentileza em muitas músicas desse álbum. Bondade para com os ouvintes. Bondade para com o Perfume.

Vocês foram o primeiro j-pop group a se apresentar no Coachella. Como foi essa sensação de reconhecimento em um festival tão grande?

KASHIYUKA: Isso nos deu muito mais confiança.

A-chan: A forma como as pessoas olham para nós também mudou. Pessoas com quem nunca cruzamos antes – trabalhadores de TI, repórteres de jornais, CEOs. Costumávamos nos divertir tocando ao vivo, mas agora parece que estamos sendo testadas. Há expectativas muito mais altas agora.

Não acho que mudamos por causa do Coachella, mas acho que outras pessoas nos veem em uma luz diferente agora. Sinto que precisamos corresponder a essas expectativas. Claro, ainda estamos nos divertindo, e é divertido corresponder a essas expectativas.

A tecnologia é algo bem presente no trabalho de vocês. Como vocês descreveriam a relação da banda com esse assunto?

NOCCHi: Eu acho que é muito legal. Perfume usa muitas imagens que são tecnologia de ponta, futuristas… como lasers e computação gráfica. Mas a capa do álbum foi feita à mão. Há um pouco de raio laser, mas a saia esvoaçante na edição limitada foi feita por nós girando ao redor. Isso foi mão de obra feita em um real live-action.

O grupo pode ser visto como mecânico e virtual, mas somos muito humanas. O futuro é retratado como ficção científica em músicas como “Polygon Wave” e “Android&”. Porém, mesmo nesse futuro, Perfume continua muito humano e isso somos nós. Na verdade, estamos nos tornando cada vez mais humanos.

Vocês já têm em mente a preparação do palco para a nova turnê de lançamento do “PLASMA”?

NOCCHi: Nós temos a setlist e cenário para a próxima turnê no Japão.

KASHIYUKA: Nós queremos ir a mais festivais ao redor do mundo. Pessoas de vários países e cidades nos mandam mensagens, então nós adoraríamos ir para a Europa, Australia, onde quer que seja. Até agora, nós só tocamos em festivais nos Estados Unidos e Ásia. Nós queremos conhecer ainda mais fãs nossos no futuro.

A-chan: Mas, por agora, eu espero que nossos fãs internacionais confiram o nosso novo álbum “PLASMA”. Ele é todo em japonês, mas acho que todas as músicas vão deixar seus ouvidos felizes, mesmo que você não entenda o idioma. Então, se achamos que as músicas são legais, espero que elas sejam [para você] também. Quero que os fãs sintam quem somos agora e aproveitem isso. Eu quero que eles digam “vocês são divertidas!”.


O álbum “PLASMA” será lançado em todas as plataformas digitais na próxima quarta-feira, dia 27 de julho. Pre-save aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *